quinta-feira, 24 de junho de 2010

A Rede Globo em Discussão - Muito Além do Cidadão Kane

Com a recente euforia nacional, causada pelo enfrentamento que o técnico Dunga está fazendo à Rede Globo, toda poderosa dos meios de comuniacação do país, passou-se a ocorrer uma discussão, ainda que enviesada, a respeito do poder dos meios de comunicação, notadamente da Rede Globo, em nosso país.
O técnico Dunga não se conforma com o poder que a emissora exerce sobre a seleção brasileira, eivada de privilégios que, a nosso entender, já não poderiam, realmente, ter lugar em uma sociedade democrática. A exigência da globo por imagens e entrevistas exclusivas, que, em outros tempos eram até mesmo oferecidas, popr dirigentes ávidos pela exposição, não faz jus ao direito de informação que o telespectador tem, e nem é condizente com uma informação de qualidade.
Anteriormente, na seleção brasileira de futebol, apenas o técnico Vanderley Luxemburgo ousou esboçar um desafio, e foi derrubado do cargo de técnico pela rede globo, que comprou entrevistas e forçou denúncias envolvendo a vida privada do técnico.
Espera-se que, mesmo com a oposição que já vem demonstrando pelo técnico Dunga, a sociedade brasileira esteja suficientemente amadurecida para não deixar que as veleidades e interesses econômicos de uma rede de televisão deitem por terra um trabalho de vários anos.
Porque, não duvidem: a rede globo é capaz de trabalhar pela derrota da seleção brasileira de futebol na Copa do Mundo, se isso representar aumento da audiência.
Essa discussão faz emergir um documentário realizado pela rede britânica BBC, que faz um mergulho na história da emissora. Realizado no início dos anos 1990, mostra, também, um pouco de alguns aspectos da história do país ainda bastante obscura, e da promiscuidade entre a Rede Glogo e os governos, principalmente os militares, que estão na gênese da emissora.
É um vídeo longo, mas vale a pena assistir.
http://video.google.com/videoplay?docid=-570340003958234038#
Veja um breve histórico do documentário, por seus produtores:
"Além do Cidadao Kane1:33:02 - 4 anos atrás

Além do Cidadão Kane é um documentário produzido pela BBC de Londres - proibido no Brasil desde a estréia, em 1993, por decisão judicial - que trata das relações sombrias entre a Rede Globo de Televisão, na pessoa de Roberto Marinho, com o cenário político brasileiro. - Os cortes e manipulações efetuados na edição do último debate entre Luiz Inácio da Silva e Fernando Collor de Mello, que influenciaram a eleição de 1989. - Apoio a ditadura militar e censura a artistas, como Chico Buarque que por anos foi proibido de ter seu nome divulgado na emissora. - Criação de mitos culturalmente questionáveis, veiculação de notícias frívolas e alienação humana. - Depoimentos de Leonel Brizola, Chico Buarque, Washington Olivetto, entre outros jornalistas, historiadores e estudiosos da sociedade brasileira. "Todo brasileiro deveria ver Além do Cidadão Kane""

Um comentário:

Unknown disse...

Este documentário é incrível!
Todos deveriam ter acesso a esse tipo de informação. Adorei.