quinta-feira, 26 de julho de 2012

ROTARY VAI PARTICIPAR DO AGOSTO AZUL

O Rotary Club de Curitiba Rebouças vai lançar, durantre a programação do Agosto Azul, seu programa de alerta sobre a saúde do homem, desenvolvido durante todo o primeiro semestre deste ano.

Uma série de ações e atividades voltadas para a promoção da saúde dos homens serão implementadas no próximo mês, quando se celebrará no estado o “Agosto Azul”. Já no dia 8 de agosto, na sessão plenária da Assembleia Legislativa, no horário do Grande Expediente, os Correios farão o lançamento oficial de um selo e de um carimbo comemorativos, alusivos à ainda inédita campanha.

Posteriormente, no dia 29, também durante sessão plenária do Legislativo do Estado, serão entregues certificados a personalidades ilustres e com especial destaque nas áreas de promoção da saúde humana. O “Agosto Azul” foi instituído pela Lei Estadual nº 17.099, de 23 de março deste ano. É resultado de uma proposição (projeto de lei nº 861/11) apresentada pela deputada Cantora Mara Lima (PSDB), com o objetivo de desenvolver no Paraná ações que visem à promoção da saúde do homem, a exemplo das campanhas promovidas em prol da saúde das mulheres, com o chamado “Outubro Rosa”, comemorado internacionalmente. “É muito importante unirmos forças para combatermos o preconceito em relação ao exame de próstata, por exemplo, e começarmos a trabalhar mais efetivamente com a prevenção das doenças que mais afligem a população masculina”, destaca a parlamentar.

Durante os debates que envolveram a tramitação da proposta de lei, a deputada enfatizou diversas vezes a importância de se estabelecerem medidas permanentes voltadas para a saúde dos homens de nosso estado. A Cantora Mara Lima já é autora do projeto nº 641/11, convertido na Lei Estadual de nº 16.935/11, estabelecendo o “Outubro Rosa”, período do ano dedicado à promoção de campanhas voltadas especificamente para a saúde das mulheres.

Mara Lima enfatiza que o “Agosto Azul” pretende estimular o desenvolvimento de uma nova e ampla campanha de prevenção anual, com o intuito de sensibilizar e informar os homens e a sociedade em geral sobre a importância do tratamento e dos cuidados com a saúde. “Essas campanhas devem ainda alertar sobre os sintomas relacionados às doenças mais comuns na fase madura, bem como sobre o diagnóstico e o tratamento endocrinológico precoce”, comentou.

Câncer 

Entre os problemas que mais atingem a população masculina, a deputada cita o câncer de próstata, as cardiopatias e as doenças pulmonares. Segundo Mara Lima, dados do Sistema Único de Saúde (SUS) revelam que em 2008 aproximadamente 75% das enfermidades registradas pela população masculina, com idade entre 25 e 59 anos, envolveu essas especialidades.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Brasil o câncer de próstata é o segundo mais frequente entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres. Sua taxa de incidência é cerca de seis vezes maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento. Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. O INCA afirma que o “aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida”.

Assim, durante o mês “Agosto Azul”, além dos eventos que acontecem na Assembleia, o poder público, em parceria com a iniciativa privada e com entidades civis, deve realizar campanhas de esclarecimento, exames e outras ações educativas e preventivas visando a promoção da saúde do homem, priorizando áreas como a cardiologia, a urologia, a saúde mental, a gastroenterologia e a pneumologia.

Nenhum comentário: