quarta-feira, 22 de setembro de 2010

DIA DA CIDADANIA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

É importante difundir a informação a seguir, constante do sítio da Prefeitura Municipal de Curitiba, acrescentando a informação que o Rotary Club Curitiba Rebouças é parceiro desta atividade, juntamente com outras entidades, e estará presente no local para prestar informações e auxiliar no que for possível.


DIA DA CIDADANIA

Tudo especial, gratuito e num só dia. Será o Dia da Cidadania Especial, neste sábado (25), das 9h às 17h, no Centro de Treinamento do Parque Barigui, com uma série de serviços para pessoas com deficiência. A promoção é da Prefeitura de Curitiba, por meio da Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
O prefeito Luciano Ducci fará a abertura oficial do evento, às 10h. Estarão presentes o secretário especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Curitiba, Irajá Brito, e o presidente da Fundação de Ação Social, Leandro Meller. Os organizadores esperam 2 mil pessoas nas atividades, entre pessoas com deficiência, familiares e amigos.
O Dia da Cidadania Especial é um programa gerenciado pela Fundação de Ação Social (FAS), por meio do programa Amigo Curitibano, com a participação da Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e secretarias municipais.
“O projeto é uma forma de facilitar os caminhos da inclusão, integração e equiparação social da pessoa com deficiência e de suas famílias, garantindo seus direitos e o exercício da cidadania”, diz o prefeito Luciano Ducci.
Na programação do Dia da Cidadania Especial, exames de pressão arterial, glicemia, colesterol, oftalmológicos, auditivos e avaliação postural; orientação para fazer a carteira de trabalho e outros documentos de identificação; os núcleos de práticas jurídicas da Unibrasil e UFPR oferecerão orientações jurídicas sobre tutela, curatela, interdição, direito previdenciário, trabalhista, família, cível e criminal; orientações sobre isenções tributárias para a compra de automóveis adaptados; corte de cabelo, maquiagem, massagem terapêutica.
Também fazem parte da programação oficinas de pintura e de artesanato; teatro de fantoches; música; dança adaptada; atividades esportivas e brinquedos infláveis. Terá até desfile de moda, a partir das 15h.
São parceiros do Dia da Cidadania as secretarias municipais da Educação, do Esporte e Lazer, da Saúde, Guarda Municipal, Ministério Público do Paraná, a Justiça Federal, Rotary/Rotaracty Rebouças, Universidades Tuiuti, Federal e Unibrasil, Copel entre outras instituições ligadas aos direitos da pessoa com deficiência.
Serviço
Dia da Cidadania Especial
Sábado, 25 de setembro, das 9h às 17h.
Parque Barigui, Centro de Treinamento.
CONFIRA OS SERVIÇOS
- exames de pressão arterial, glicemia, colesterol, oftalmológicos, auditivos e avaliação postural;
- orientação para fazer a carteira de trabalho e outros documentos de identificação;
- os núcleos de práticas jurídicas da Unibrasil e UFPR oferecerão orientações jurídicas sobre tutela, curatela, interdição, direito previdenciário, trabalhista, família, cível e criminal;
- orientações sobre isenções tributárias para a compra de automóveis adaptados;
- corte de cabelo, maquiagem, massagem terapêutica;
- oficinas de pintura e de artesanato; teatro de fantoches; música; dança adaptada;
- atividades esportivas e brinquedos infláveis;
- desfile de moda, a partir das 15h.

Nenhum comentário: