terça-feira, 14 de setembro de 2010

DOCUMENTOS ROUBADOS

Olá, pessoal. 

Aqui vão algumas sugestões para minimizar o prejuízo que ocorre quando temos os documentos roubados, ou mesmo eles são perdidos e encontrados por pessoas mal intencionadas. é incrível a rapidez com que golpes são aplicados e compras as mais diversas são feitas em seu nome, em uma situação como esta.
Portanto, antes que lhe ocorra um infortúnio desse tipo, lembre-se sempre de:


01. Não assine a parte de trás de seus cartões de crédito. Ao invés, escreva 'SOLICITAR RG', o que obrigará ao vendedor sempre conferir se é você mesmo quem está comprando ou se há algum problema com o cartão

02. Evite usar, mas sempre que precisar emitir um cheque, coloque apenas o número de telefone de trabalho nos mesmos, nunca o de sua casa.
Se você tiver uma Caixa Postal de correio, use o número desta em vez de seu endereço residencial. Se você não tiver uma Caixa Postal, use seu endereço de trabalho. Prefira usar o número do seu telefone celular ao invés do residencial.

03. Tire fotocópia do conteúdo de tua carteira. Tire cópia de ambos os lados de todos os documentos, cartão de crédito, etc, e guarde-as em lugar seguro. Assim, Você saberá o que você tinha em sua carteira e todos os números de conta e números de telefone para chamar e cancelar... 

04. Também leve uma fotocópia de seu passaporte quando for viajar para o exterior. São muitas e comuns as histórias de horror de fraudes com nomes, CPF, RG, cartão de créditos, e outros documentos roubados também em outros países. 

05. Caso o infortúnio lhe ocorra, realmente, procure registrar um Boletim de Ocorrência imediatamente, na delegacia de polícia mais próxima onde seus documentos foram roubados. Pode não resolver muita coisa, mas prova aos credores eventuais que você tomou ações imediatas, e este é um primeiro passo para uma investigação, e 

06. Ligue imediatamente para o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) mais próximo da sua localidade e para o SERASA e outros órgãos de crédito, se houver  (manter sempre os números junto aos documentos fotocopiados), para pedir que seja colocado um alerta de fraude em seu nome e número de seu CPF. O alerta serve para que qualquer empresa que confira seu crédito saiba que sua informação foi roubada, e eles têm que contatar você por telefone antes que o crédito seja aprovado. 


Estas são dicas simples, mas extremamente úteis, em um caso de necessidade. Claro que você não é responsável pelas fraudes que ocorrem com seus documentos, em caso de furto ou roubo. Mas, até que se prove a sua inocência, e nesse caso, é assim mesmo que funciona, você terá uma grande dor de cabeça, que pode se não ser evitada, ao menos minimizada.

Um comentário:

giancarlo felizbino disse...

gostei da dica de, no cartão, escrever no lugar da assinatura "solicitar rg", pois assinar naquele pequeno espaço e naquela superfície é uma M!