quarta-feira, 16 de novembro de 2011

TÍTULO ATÉ CONTRA A IMPRENSA

Reproduzo a opinião abaixo, citando a fonte, naturalmente, à qual endosso totalmente e por ser extremamente oportuna.

"Nação,

Quem acompanha o blog sabe do meu desprezo pela imprensa esportiva brasileira, de forma que o título acima e as linhas que virão não refletem um pensamento bairrista, e sim é baseada na constatação de uma categoria de profissionais despreparados e na maior parte mal intencionados.

Sempre destaco as características da imprensa de cada estado, e aí o nojo maior fica por conta da imprensa paulista, disparada a pior de todas, pois se pautam pela defesa de interesses de grupos que representam, provavelmente muito bem remunerados por isso, alem de exalarem negativismo e mau caratismo na cobertura dos clubes paulistas, principalmente o Corinthians, símbolo do proletariado, inimigo histórico do elitismo ao qual pertencem. Os ataques gratuítos, infundados e constantes ao estádio em Itaquera e a defesa insana do estádio do Morumbi, com argumentos mentirosos, ilustram bem isso.

O comportamento da imprensa paulista contrasta fortemente com o da imprensa carioca. São parecidas na questão profissional, pois ambas são formadas por profissionais fracos e despreparados. Porém, enquanto os cariocas se preocupam na defesa dos seus clubes em respeito aos seus torcedores, os paulistas agem exatamente ao contrário, denegrindo os clubes do próprio estado, num claro desrespeito ao seus torcedores.

Nessa reta final de Brasileirão estamos tendo mais uma mostra dessa dualidade de postura. A imprensa carioca, utilizando um triste acontecimento extra-campo, que foi o problema de saúde do técnico Ricardo Gomes, transformou o Vasco no queridinho do Brasil, e vem usando isso de forma apelativa para transformá-los no campeão brasileiro. Já a imprensa paulista, triste por não poder se agarrar na questão da arbitragem para atacar o Corinthians, já que o clube é o que mais foi prejudicado, tenta agora nos desqualificar na questão técnica, dizendo que somos o mais fraco dos postulantes ao título. O ridículo André Rizek, do Sportv, teve a audácia de lançar uma enquete afirmando que somos o patinho feio do campeonato.

Como pode isso? O time que lidera o campeonato praticamente desde o início, que jamais deixou de estar entre os três primeiros, que mais venceu, que é o mais equilibrado, ser considerado o patinho feio? Quem jogou mais bola que a gente durante todo o campeonato? No confronto direto com os times da frente nós levamos a melhor ou no mínimo empatamos os confrontos, então como podemos ser considerados piores? Só um demente para afirmar isso.

Temos nossas críticas ao time justamente por entendermos que a nossa superioridade já poderia nos ter dado o título, se não fosse os vacilos imperdoáveis em alguns jogos. Temos ressalvas ao técnico e alguns jogadores, mas jamais colocamos nosso time abaixo de nenhum nesse campeonato, e por isso se tem alguém que mereça esse título por justiça esse somos nós.

Os jogadores do Vasco utilizarem o acontecimento com o seu técnico como combustível é normal. O que não pode é a imprensa fazer o mesmo. Ficar explorando isso, com sensacionalismo, matérias diárias, colocando o time como merecedor do título pelo drama que viveu aí é algo condenável. O mesmo palhaço Rizek, no mesmo programa, falou que a história do Vasco esse ano é linda. Que história? Os caras quase foram rebaixados no carioca e venceram uma Copa do Brasil com alguns assaltos pelo caminho, como o podre ABC de Natal, destroçado pela arbitragem em São Januário.

E quanto a nós, que sofremos um baque quase mortal ao ser desclassificado na pré-libertadores por um time medonho, e mesmo assim ter forças para começar o Brasileirão de forma arrasadora, e manter-se na liderança o campeonato inteiro, isso não é algo que mereça ser elogiado? Isso sim deveria ser considerado uma história bonita de superação, no campo, sem fatores externos e sem ajuda da imprensa.

Se o Vasco tiver que ser o campeão que seja por méritos dentro de campo, e não por campanha da imprensa. Assim como o Corinthians vai buscar esse título com suas próprias pernas, contando apenas com a força da sua torcida e como sempre lutando contra a imprensa que deveria abraçá-lo.

Aqui é Corinthians, e seremos campeões porque merecemos, independente da opinião da imprensa vendida.

Valeu!"


Nenhum comentário: