quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Eduardo Jorge é o verdadeiro autor da lei dos genéricos



(Transcrito do blog da marina, ex- candidata a presidente pelo PV, Maria Osmarina)
A polêmica entre os candidatos a presidente José Serra (PSDB) e Dilma Roussef  (PT) sobre a paternidade dos medicamentos genéricos no Brasil esconde o verdadeiro autor da lei: Eduardo Jorge, secretário do Verde e do Meio Ambiente do município de  São Paulo e colaborador do programa de governo de Marina Silva.
A discussão começou em 1991, quando Eduardo Jorge, então deputado federal, propôs um projeto de lei sobre o assunto que teve o também deputado Fábio Feldmann (hoje candidato ao governo paulista pelo PV) como relator. A forte oposição ao projeto impediu que a matéria fosse votada.
Em 1993, o então ministro da Saúde Jamil Haddad baixou um decreto que abriria caminho para a criação dos genéricos, mas a iniciativa não teve sucesso. Eduardo Jorge voltou à carga em 1999, quando Serra era ministro da Saúde. “Negociamos um substitutivo mais moderado do que meu projeto original e tivemos a aprovação da Lei 9787/99”, diz Eduardo Jorge. “Assim muitos ajudaram, porém o autor da lei sou eu mesmo”.

Nenhum comentário: