sexta-feira, 15 de julho de 2011

"A MÚSICA ME ACEITOU DE VOLTA"

O cantor e compositor Chico Buarque deu detalhes, em um vídeo divulgado para a imprensa nesta quinta-feira (14), sobre seu retorno ao universo da música e falou sobre todo o processo de composição e gravação de "Chico", seu primeiro álbum de estúdio em cinco anos.

Chico Buarque toca violão e canta
durante gravação do disco "Chico" (2011)
O ponto de partida para o novo trabalho nasceu da colaboração com Ivan Lins em uma faixa, que mais tarde resultaria na canção "Sou Eu". "Ainda levei um tempo para que a música me aceitasse de volta", contou. "Aí foi dando aquela vontade de compor de novo e comecei a tocar um pouco de piano e buscar no violão mais alguma coisa. Levou, talvez, um ano pra eu escrever a primeira música dessa nova leva", contou.

Chico brincou sobre o fato do disco quase ter sido lançado com apenas nove músicas. "Li uma crítica sobre o álbum do Radiohead e vi que tem oito músicas! Então está até sobrando", disse, referindo-se a "The King of Limbs". 

No vídeo, o compositor afirmou que demorou meses para concluir cada canção."Estava fazendo, compondo, recompondo, desfazendo e descompondo até chegar à forma musical definitiva", disse. "A letra veio em seguida, quase junto". Dessa vez, o repertório foi ensaiada à exaustão na casa do maestro Luiz Claudio Ramos antes de ser registrado de vez. "Ali havia uma cobrança menor. Estávamos ocupando a sala da casa do Luiz e tínhamos o nosso horário, a gente podia ficar mais à vontade para trabalhar. Isso foi muito importante", lembrou.


O músico considera que "Chico" seja um "disco de autor", assim como todos os demais de sua carreira. "As pessoas compram meu álbum e vão ao meu show sem esperar uma grande performance ou um grande cantor. Sou um compositor que canta". 

O álbum também foi responsável pela realização de um antigo sonho de Chico Buarque, o de tocar violão na gravação de suas próprias músicas. "Se eu tivesse a mesma habilidade com as mãos que eu tenho com os pés eu seria o Paco de Lucía. O violão é sujeito a trastejos e erros", falou. "Tenho impressão de que eu canto melhor quando me acompanhando. Me sinto um pouco canastrão em cantar depois que tudo foi gravado, parece que estou dublando".

Apesar de não se considerar um bom músico, Chico está satisfeito com o resultado do álbum, especialmente em relação às letras das canções. "A parte literária eu conheço mais. Eu entendo e posso discutir com qualquer um. Com a música é mais difícil, mas com a letra eu não perco pra ninguém. Pra mim, no momento, é o melhor [disco da carreira]. Mas sempre é o melhor", brinca.

Todo o processo de composição, ensaios e gravações de "Chico" esgotaram o cantor e compositor, que não sabe se vai apresentar as novas canções em uma turnê. "Pretendo me desligar de música por um tempinho, porque foi muito intenso. Não sei o que vai acontecer com o disco ou se vou fazer show".

Nenhum comentário: