sexta-feira, 5 de outubro de 2012

DESAFIO SUPERADO PELO ROTARY

"Desafio dos 200 milhões de dólares

Mais um período rotário chega ao fim de forma auspiciosa. O ano 2011-12 foi marcado pelo aumento no quadro associativo, nas contribuições para a Fundação Rotária, além da conclusão do Desafio Rotary dos U.S. $200 milhões e da exclusão da Índia como país endêmico da pólio.

Até o dia 30 de junho de 2012, o Rotary arrecadou mais de 225 milhões de dólares para o desafio financeiro. Rotarianos do mundo inteiro captaram recursos e realizaram numerosos projetos de conscientização rotária. Montanhismo, escaladas, passeios ciclísticos, mergulhos, natação, canoagem, motociclismo, paraquedismo, vela, vendas de bolos, pré estreia de filmes, e muitas outras iniciativas, não apenas levantaram fundos, mas divulgaram a imagem pública do Rotary.

Esse esforço contou com a participação de interactianos, rotaractianos, membros dos grupos de companheirismo e de toda a família rotária.

Embora tenhamos ultrapassado a meta financeira, ainda não atingimos o nosso principal objetivo de "certificação da erradicação total da poliomielite da face da Terra". Temos de continuar a arrecadar fundos para esse esforço final de erradicação.

O ano findo foi marcado também por significativa redução da ocorrência de pólio no mundo. A Índia não teve mais nenhum caso a partir do dia 13 de janeiro de 2011, tendo a OMS a retirado da lista de países endêmicos em fevereiro de 2012. No ano 2011 - 12 foram registrados apenas 84 casos no mundo, em comparação com 241 casos em 2010 - 11. Embora tenha havido um progresso significativo na redução da doença, é preciso lembrar que, até a erradicação total da pólio, todas as crianças estarão vulneráveis a esse terrível vírus. Não podemos descansar até que tenhamos cumprido a nossa promessa para as crianças do mundo.

Apesar de todos esses bons acontecimentos, tivemos a triste notícia do passamento do nosso líder Glenn Estess, presidente 2004-05 de RI. Glenn foi um rotariano apaixonado, devotado à sua família e ao compromisso de bem servir à humanidade.

Homem de gestos tranquilos e cativantes, Glenn jamais será esquecido por todos os que tiveram o privilégio de conhecê-lo.

Companheiros, muito obrigado por seu apoio. Prossigamos incansáveis no caminho de Celebrar Rotary, conhecendo a si mesmo para envolver a humanidade e criando a paz através do servir.

John F. Germ, membro do Conselho Curador da Fundação Rotária 2008-2012; Presidente da comissão do desafio dos 200 milhões de dólares.

Nenhum comentário: