sexta-feira, 5 de outubro de 2012

JOGO DOS 7 ERROS ELEITORAIS

"7 ERROS QUE O ELEITOR DEVE EVITAR

by Luiz Andrioli

1 – Votar para não perder o voto
Quem vota no candidato mais bem colocado na pesquisa só para não “jogar fora” o voto, está jogando fora a cidadania. Quem ganha a eleição deve trabalhar por todos: pelos que nele votaram e pelos que votaram em outros candidatos. Simples assim.

2 – Pegar santinho no chão
Ainda existem candidatos desesperados que agem em cima do eleitor desavisado. Quando você vota em quem largou na rua centenas de santinhos para conquista-lo na última hora, aprova este tipo de prática condenável. Não vote em que suja a sua cidade. Se ele faz isso no dia da eleição, o que fará nos próximos quatro anos?

3 – Receber favores e presentes de candidatos
Ganhar presentes, dinheiro, tanque de combustível, refeições e outros benefícios de candidatos sempre tem um preço. Não existe almoço de graça, certo? Quem usa o poder financeiro para conquistar o seu voto vai certamente colocar a máquina pública a favor dos próprios interesses pessoais. Tentar comprar voto é crime. Se você vende, é cúmplice. Depois não reclame!

4 – Esquecer em quem votou
Não custa nada anotar em um papel e deixar junto com o título de eleitor o nome do candidato em que você votou. Isso vai ajudá-lo a monitorar o trabalho do sujeito, caso ele seja eleito. Muitos políticos agem de forma errada em seus mandatos, confiando na falta de memória do eleitor. A vacina? Bloco e caneta a postos: anote e guarde!

5 – Votar em branco ou nulo
Se nós estamos em uma democracia representativa, não tem jeito. Você deve se posicionar. O candidato pode até não ser o ideal, mas foi o que a nossa sociedade conseguiu produzir. Escolher com atenção dentre os melhores, mesmo que seja em um cenário ruim, ajudará a gente a ter melhores possibilidades no futuro.

6 – Não valorizar o voto para vereador
O poder Executivo depende do Legislativo, precisa ser fiscalizado pelos vereadores. Nossa tendência é concentrar o debate na escolha do prefeito e deixarmos o parlamento de lado. Faça um favor para a democracia: ajude este poder constituído para legislar e fiscalizar. Pense com carinho no seu voto para vereador.

7 – Trair a própria consciência
Use, além da sua análise crítica, sua intuição. Observe em silêncio o discurso de cada candidato, suas posturas, suas respostas frente às questões que te interessam. Ele é sério? Trabalhador? O que já fez na vida? Que trabalho já realizou? Qual seu histórico? Já esteve envolvido em denúncias? Quem são seus apoiadores? E seus financiadores? Estas são algumas perguntas básicas que podem guiar a sua escolha. Faça outras, faça muitas. E deixe sua consciência votar em paz."

Nenhum comentário: