terça-feira, 2 de outubro de 2012

ROTARY REBOUÇAS E O OUTUBRO ROSA

O Rotary Club de Curitiba Rebouças participou da abertura da edição 2012 do Outubro Rosa, assim como já havia feito no ano de 2011, sendo que este é um evento que foi encampado que foi pelo Distrito 4730 de Rotary International desde o ano passado, visando aumentar a conscientização para a realização do exame para a prevenção do câncer de mama.

Para o evento deste ano, que está sendo coordenado no âmbito do Distrito 4730 pela companheira Gisele Dias, foi realizada uma apresentação de dança no shopping Curitiba, no dia 27 de setembro,além da abertura oficial, na manhã do dia 01 de outubro, no calçadão da Rua XV de Novembro, em frente à sede da Associação Comercial do Paraná, entidade que está coordenando todo o trabalho deste ano, devido à ausência da mobilização da Secretaria Municipal de Saúde, por conta das eleições municipais.
Salete Kato, secretária do RCC Rebouças; Governador de Distrito. Arlindo Venturim
Daise Pinheiro, presidente do RCC Rebouças e Gisele Dias, diretora de protocolo
do RCC Rebouças e coordenadora Distrital do Outubro Rosa
Intercambistas recepcionadas pelo RCC Rebouças, Melissa Vargas, da Colômbia
e Marie Grimpe, da Alemanha

Governador Arlindo Venturim, Gisele Dias, Thaline Silveira e Salete Kato

O número de mamografias realizadas por mulheres de 50 a 69 anos na rede pública o Sistema Único de Saúde (SUS) cresceu 41% no primeiro semestre de 2012 em relação ao mesmo período de 2010, alcançando mais de um milhão de pessoas. Essa faixa etária é tida como prioritária na prevenção ao câncer de mama, afirma o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que assinou nesta segunda-feira (1o) portaria que cria o Programa de Mamografia Móvel. A medida faz parte da Campanha de Mobilização para a Detecção Precoce do Câncer de Mama, que integra a programação do Outubro Rosa, movimento internacional que estimula a participação da sociedade nas questões relativas à doença.

O programa consiste na liberação de Unidades Oncológicas Móveis, que percorrerão locais estratégicos dos municípios (definidos pelas secretarias de saúde) para a realização das mamografias. A implantação está prevista para este ano em todo o Brasil, informa o ministério e a estimativa é de que cada unidade móvel tenha capacidade de realizar 800 mamografias por mês. O objetivo é qualificar e ampliar ainda mais a assistência oncológica no País – principalmente entre as mulheres das camadas mais carentes da população.

Nenhum comentário: