|
Com câmera que fotografa com 38 megapixels, Nokia 808 Pureview foi um dos destaques do MWC 2012, realizado em fevereiro em Barcelona
|
Em fevereiro de 2012, a Nokia anunciou o 808 Pureview, um celular com câmera de sensor de 41 megapixels e capacidade de tirar fotos com resolução de 38 megapixels. O aparelho chegou ao Brasil na semana passada, por R$ 1.999. Logo quando foi anunciado, o alto número de megapixels gerou inúmeras desconfianças dos mais incrédulos. Tamanha capacidade num dispositivo móvel parecia mais uma jogada de marketing.
Mas, a partir do momento que o fabricante ofereceu alguns exemplares para teste, o que parecia um absurdo era verdade. A qualidade das fotos realmente foi realmente avaliada como superior às câmeras dos melhores smartphones atuais. Passado o espanto e excitação das pessoas com tal poder fotográfico, surgiu outra questão: por que um recurso tão avançado vinha com o quase aposentado Symbian como sistema operacional?
A explicação dada pela Nokia foi de que a tecnologia Pureview já vinha sendo desenvolvida em cima do Symbian há quase cinco anos. Entretanto, a própria empresa já admitiu que a nova tecnologia deve chegar também aos celulares Lumia, equipados com sistema Windows Phone.
FOTOS COM EXCELENTE QUALIDADE
Primeiramente, deve-se observar que o sensor realmente é de 41 megapixels. Porém, na realidade, o Nokia 808 Pureview tira fotos na resolução máxima de 38 MP em 4:3 e 34 MP em 16:9, marcas ainda impressionantes. A diferença entre o tamanho do sensor e a resolução das fotos acontece por causa da abrangência da lente sobre o sensor.
O tamanho do sensor tem papel importante para que se possa obter fotos de alta qualidade. E, neste quesito, o celular da Nokia impressiona. O seu sensor CMOS não é somente superior ao de outros smartphones. Ele é maior do que o de qualquer câmera compacta disponível no mercado.
Porém, a quantidade de megapixels do sensor não é o único fator para determinar a qualidade de uma foto. Câmeras DSLR semi profissionais com lentes intercambiáveis têm sensores de menor capacidade e tiram fotos com qualidade melhor.
Outro fator que contribui para ótimas imagens do 808 Pureview são as lentes. E, novamente, a Nokia não deixa nada a desejar no aparelho, com as excelentes lentes da renomada marca Carl Zeiss. O zoom, apesar de não ser óptico, tem a capacidade de ampliação de 3x sem granulação na resolução padrão de 5 MP da configuração do celular.
GRAVAÇÃO DE VÍDEO E ÁUDIO
O Nokia 808 Pureview é capaz de gravar vídeos em Full HD (1080p) com 30fps. E o recurso de zoom durante a gravação pode ser ativado arrastando o dedo na tela até a área desejada.
Quanto aos microfones, a Nokia diz que são capazes de gravar sons de alta amplitude sem distorção (ex.: shows de rock). Somente a partir de 140 dB o aparelho começa a apresentar distorções no áudio. E o áudio é salvo com qualidade de CD.
VALE A PENA?
Se a intenção for ter uma câmera fotográfica compacta de altíssima qualidade e que por acaso tem um celular integrado, a resposta é sim. Agora, se a ideia é ter o inverso (ou seja, um celular de primeira com câmera de altíssima qualidade), a resposta é não.
Para quem precisa de outras funções de um smartphone, infelizmente o Symbian Belle já demonstra sinais de sua idade. O iOS, o Android e o Windows Phone ganham de longe em termos de interface mais amigável e variedade de aplicativos modernos disponíveis.
A especificação técnica do 808 Pureview seria tão boa quanto a de outros smartphones topo de linha, se não fosse o processador de 1,3 GHz com um só núcleo. A tela é resistente a riscos e usa o vidro Gorilla Glass, mas a resolução é baixa (640 x 360). De resto, o celular conta com 512 MB de RAM, 16 GB de memória interna, até 32GD de cartão microSD, DNLA, GPS, Wi-Fi e outros recursos.
Outro ponto a ser levado em conta é que as fotos tiradas na resolução máxima ficam com tamanhos que variam de 7 a 12 MB. Esse tamanho de arquivo pode prejudicar o compartilhamento em redes sociais ou a edição das imagens.
No Brasil, o celular custa R$ 1.999, um preço que certamente desestimula muita gente. O aparelho pode achar seu público entre entusiastas de fotografia e usuários curiosos por novidades.