sexta-feira, 26 de agosto de 2011

PR-092 TOTAL - VITAL PARA O NORTE PIONEIRO


Sabemos através da história que a povoação do Norte Pioneiro teve início na segunda metade do Século XIX, coincidindo com a Emancipação Política do nosso Estado.
Há inclusive uma citação, sem confirmação de fonte segura, que o povoado de S.A.Platina teria tido início em 1866 como afirma o texto abaixo, extraído da pagina: http://www.faccrei.edu.br/institucional/a_regiao.asp
Região do Norte Pioneiro

"Contudo, nas três últimas décadas do século XIX, o movimento ocupacional do Norte paranaense tomou alento. Em 1865, a cafeicultura paulista já estava próxima dos limites do Estado. Exatamente por essa época, Thomas Pereira da Silva, mineiro, atraído pela fama da exuberância das terras vizinhas ao rio Itararé, vem para a região e adquire, em território paranaense, à margem esquerda do (rio) Itararé vasta áreas de terras, às quais faz convergir grande número de conterrâneos seus, dando origem, em 1862, a um núcleo urbano, inicialmente chamado de Colônia Mineira (no atual município de Siqueira Campos).

A região escolhida, margeada pelos rios Paranapanema, Tibagi, Cinzas, Laranjinha e das Antas, detentora de solos de excepcional qualidade, será um centro de convergência de mineiros e paulistas. Assim é que, rapidamente, os núcleos urbanos se multiplicaram, surgindo, ainda no século XIX, Tomasina (1865), Santo Antonio da Platina (1866), Wenceslau Brás e São José da Boa Vista (1867) e Jacarezinho (1900). No século XX, esse processo, que se tornou contínuo, determinou o aparecimento de outros importantes núcleos, ou seja, Cambará (1904), Bandeirantes (1921), Cornélio Procópio (1924) e Andirá (1926). Tão rápido e desordenado era então o movimento ocupacional do norte do Estado, que o presidente provincial, já em 1892, se preocupava em estabelecer algumas normas reguladoras dessa ocupação"

No entanto, a região do Norte Pioneiro permaneceu, por mais de cem anos, isolada do centro de decisão do Estado, a Capital Curitiba. Somente na década de 70, do século XX, ocorreu o asfaltamento da PR-092, no trecho entre Jaguariaíva a S. A. da Platina. Mesmo assim, os deslocamentos entre a Capital do Estado e a Região continua a depender da utilização de outras rodovias como a BR 277 (Curitiba-Sprea), BR 376 (Sprea-Ponta Grossa) e PR-151 (Ponta Grossa-Jaguariaíva), imputando um acréscimo desnecessário de aproximadamente cem quilômetros.

O trajeto original da PR-092 inicia-se em Curitiba, passa por Almirante Tamandaré, Rio Branco do Sul, Cerro Azul e Dr. Ulisses na Região Metropolitana de Curitiba, antes de atingir a cidade de Jaguariaíva, porta de entrada ao sul do Norte Pioneiro. 

É certo que o trecho atravessa uma região de relevo bastante acidentado o que tem inibido a sua conclusão. Hoje, por asfalto, chega-se até Cerro Azul, faltando, ainda, dois trechos, Cerro Azul-Dr. Ulisses e Dr. Ulisses-Jaguariaíva. 

De qualquer forma, para viabilizar a sua conclusão, o traçado original deverá sofrer retificações significativas, que por ser muito sinuoso aumenta em muito a distância entre os diversos pontos da estrada.

Assim, acreditamos que uma nova estrada deverá ser construída em linha reta, evitando cruzar os perímetros urbanos em seu percurso, permitindo que as futuras viagens se façam no menor tempo possível. Para isso as cidades ao longo da rodovia devem ser ligadas por avenidas que no futuro se integrem as suas malhas urbanas e em torno das quais poderão direcionar o seu crescimento.

Faz-se necessário, também, estender um ramal (PR-340) na altura da cidade de Cerro Azul, passando por Tunas do Paraná em direção ao Litoral, para escoamento da produção regional via Portos de Paranaguá e Antonina, desafogando o tráfego na BR-277.

A conclusão da PR-092 deve ser a bandeira de todo Nortepioneirense, pois pode representar a redenção de nossa Região sendo o marco da nossa Integração ao Centro do Poder.


Jailson de Monte Real
Jailson Everaldo Carneiro
Mestre em Finanças e Gerência de Cidades

2 comentários:

Só-Amigos-SNP disse...

Muito obrigado, Caro Orandi, pelo publicação desse nosso post.

Tio Marlon disse...

Orandi,

Penso em sair de curitiba e ir até jaguariaíva pela PR-092 de motocicleta. Gostaria de saber se é muito perigoso após cerro azul ou, se é melhor ir pela estrada do cerne até piraí e, após, ir para jaguariaíva.

Agradeço,

Marlon