quarta-feira, 10 de agosto de 2011

CORRUPÇÃO NA CÂMARA MUNICIPAL DE CURITIBA


Por ser relevante o conteúdo, reprisamos, neste espaço, a entrevista que o Deputado Ênio Verri concedeu ao Jornal Água Verde.

Deputado Estadual Ênio Verri - PT/PR
Deputado Ênio Verri: “A Câmara Municipal de Curitiba repete o filme da Assembléia Legislativa”

O presidente estadual do PT, deputado estadual Ênio Verri, falou com exclusividade ao Jornal Água Verde sobre os últimos acontecimentos na Assembleia Legislativa do Paraná e na Câmara Municipal de Curitiba. Confira a entrevista:

A Assembleia Legislativa melhorou com a nova mesa diretora?
Ênio Verri – Sim. A Assembleia Legislativa do Paraná melhorou muito, e olha que nós do PT não votamos na atual diretoria da Assembleia. Com a posse da atual mesa diretora, e após as denúncias levadas a público pela imprensa, passou a ter mais controle nos gastos e despesas, cotas de combustíveis, controle do funcionalismo, mais transparência que nas décadas passadas. Mas há muito que ser feito ainda para que exista ainda mais transparência.

Você é otimista quanto ao futuro da Assembleia?
Ênio Verri – Minha expectativa é de aperfeiçoamento, maior controle interno com tratamento igualitário a todos, com mais profissionalismo e responsabilidades. Espero que continue a transparência porque esta é uma casa pública que não deve servir apenas para discutir e votar projetos. A população tem o direito de saber o que acontece aqui dentro.

Qual a sua opinião sobre as recentes denúncias de malversação de dinheiro público na Câmara Municipal de Curitiba?
Ênio Verri – Eu vejo a Câmara Municipal como um espelho do que aconteceu na Assembleia. É como assistir o mesmo filme. Quando não tem alternância de poder nos poderes, diminui a transparência e a fiscalização. Minha esperança é que aconteça na Câmara o que aconteceu na Assembleia, com manifestações nas ruas, união de entidades populares e sindicais exigindo transparência na Câmara, e por falar nisso, cadê a OAB e a Associação Comercial que ainda não se pronunciaram? É preciso que a sociedade, a imprensa, reajam para conquistar a transparência e a eficiência no serviço público.

Qual a razão de tantos casos de corrupção no Paraná?
Ênio Verri – Os grupos políticos que administram a cidade e o Estado tem vínculos e ligações espúrias, e não é de hoje. Sempre que o mesmo partido ocupa o poder municipal e o poder estadual, surgem problemas porque os administradores apostam na impunidade. A sociedade precisa compreender isso. É hora de pensar na questão política e não apenas na questão moralizadora. Os paranaenses não vão conquistar transparência nas diferentes estâncias de poder se não promoverem renovação das lideranças e grupos políticos que se revezam no poder. 

Nenhum comentário: