quinta-feira, 18 de agosto de 2011

UM SHOW DE ESTÁDIO, LITERALMENTE

Como será o estádio do Corinthians, que terá a construção
acompanhada pelo programa Megaconstruções
O primeiro desejo do Corinthians era 'apenas' ter um estádio. A ideia cresceu e, enfim, vingou. Depois, surgiu a incumbência de ser a sede paulista na Copa do Mundo de 2014, o que tornou a construção da casa alvinegra uma questão que vai muito além do peso que a obra terá para o clube. E agora o Corinthians quer transformar tudo isso - e mais o que ainda virá até que a arena esteja pronta - em um show. Literalmente.

O clube do Parque São Jorge negocia com o canal de TV por assinatura Discovery Channel a realização de um episódio em que o Itaquerão será o 'personagem' do programa 'Megaconstruções'. A atração é uma das mais populares da emissora e trata justamente da realização de grandes obras de engenharia em várias partes do mundo.

"A ideia foi do Discovery Channel. Isso vai ser muito legal por causa da enorme repercussão que o programa certamente terá", disse o diretor de marketing Luís Paulo Rosenberg.

O lucro para o Corinthians, nesse caso, não seria financeiro, mas de exposição e valorização de sua marca e também da própria arena. A avaliação é que, caso o programa seja realizado, o estádio corintiano passará a ser mais conhecido e ganhará o status de obra de referência no gênero. A partir daí, o clube poderia tentar capitalizar em cima da notoriedade de sua arena.

Para facilitar o acordo, o clube se dispõe utilizar a infraestrutura da TV Corinthians - canal de TV por assinatura que transmite programação exclusiva sobre o clube - para gerar as imagens da obra, seguindo orientações que viriam da produção do programa e usando os padrões de captação de imagem que o canal costuma adotar em suas atrações.

Só quando a construção estivesse com cara de estádio é que a produção do canal teria de mandar uma equipe própria para fazer as imagens, inclusive com a presença do apresentador do programa - o show tem como uma de suas características colocar o anfitrião para trabalhar como se fosse um operário em algum ponto da construção.

A negociação ainda está no começo, mas como a obra do Itaquerão também engatinha e visualmente só deverá se tornar palpável a médio prazo, o clube acredita que tem tempo de sobra para fazer o projeto passar de mais um de seus planos de marketing para a prática.

Embora seja uma iniciativa inédita no País, não seria a primeira vez que a construção de um estádio seria mostrada pelo Discovery Channel em seu programa sobre grandes obras.

Em 2008, o 'Megaconstruções' realizou um episódio em que era mostrada a construção do Cowboys Stadium, uma arena que pertence ao time de futebol americano Dallas Cowboys, dos Estados Unidos, e custou mais de US$ 1 bilhão (cerca de R$ 1,6 bilhão). Esse é o estádio mais moderno - e caro - do planeta.

Problemas a resolver. Antes de virar um show para a televisão, no entanto, o Itaquerão ainda terá de passar por estágios menos glamourosos durante a sua construção.

Para começar, ainda não existe um contrato entre o Corinthians e a Odebrecht para a obra, que será tocada pela empreiteira. O impasse entre as partes a respeito do custo total do estádio ainda não foi resolvido, mesmo depois que a prefeitura de São Paulo e o governo paulista entraram na jogada para bancar parte dos custos.

Enquanto isso, os trabalhos no terreno, em Itaquera, continuam. A previsão da Odebrecht, é que o Itaquerão ficará pronto somente em fevereiro de 2014.

Nenhum comentário: