quarta-feira, 31 de agosto de 2011

CAMPANHA SANGUE CORINTHIANO EM CURITIBA


A Campanha Sangue Corinthiano tem o objetivo de três vezes ao ano promover o "Dia de Corinthiano Doar Sangue", fidelizando e conscientizando os torcedores pelo Brasil sobre a importância da doação de sangue.

“Não importa se você é torcedor de arquibancada, de torcida organizada ou acompanha o Timão só pelo rádio ou TV. O importante é fazermos nossa parte na sociedade, doar um pouco do Sangue Corinthiano que corre em nossas veias. Vamos combinar um dia para vestirmos nosso manto sagrado, doar sangue, salvar vidas e mostrar ao Brasil o poder de nossa torcida?, diz Milton Oliveira, idealizador da campanha.

A campanha conta com o apoio oficial do Sport Club Corinthians Paulista.

Em Curitiba, o dia para doação é neste 03 de setembro, no HEMOCENTRO DE CURITIBA, que fica na Rua Capitão Souza Franco, 290 - Bigorrilho.

Requisitos básicos para doação de sangue

* Estar em boas condições de saúde.
* Ter entre 16 e 67 anos.
( Menores de 18 anos devem ir acompanhado do responsável ou consultar o hemocentro sobre o procedimento de autorização dos responsáveis ).
* Pesar no mínimo 50kg.
* Estar descansado e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).
* Apresentar documento original com foto emitido por orgão oficial (Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho e Previdência Social ou Passaporte).


Impedimentos temporários

* Gripe: aguardar 7 dias.
* Gravidez: 90 dias após parto normal e 180 dias apóss cesariana.
* Amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses).
* Ingestão de bebida alcoólica nas 4 horas que antecedem a doaçãoo.
* Tatuagem nos Útimos 12 meses.
* Situações nas quais há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíeis, como não usar preservativo com parceiros ocasionais ou desconhecidos: aguardar 12 meses.

Acre, Amapá¡, Amazonas, Rondônia, Roraima, Maranhão, Mato Grosso, Pará e Tocantins são estados onde há¡ alta prevalência de malária. Quem esteve nesses estados deve aguardar 6 meses. Quem morou, aguardar 3 anos.

Impedimentos definitivos

* Hepatite apó os 10 anos de idade.
* Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas.
* Uso de drogas ilícitas injetáveis.
* Malária.

Respeitar os intervalos para doação
* Homens 60 dias: até 4 doações por ano.
* Mulheres 90 dias: até 3 doações por ano.

Na triagem de doadores, a Fundação Pró-Sangue obedece a normas nacionais e internacionais de segurança do sangue, do Ministéro da Saúde, da Associação Americana e do Conselho Europeu de Bancos de Sangue. O alto rigor no cumprimento dessas normas visa oferecer proteção ao receptor e ao doador.

Honestidade também salva vidas. Ao doar sangue, seja sincero na entrevista.

Nenhum comentário: