sábado, 20 de agosto de 2011

97 ANOS - O QUE COMEMORAR?

Santo Antônio da Platina - 97 anos de emancipação política

Santo antônio da Platina - vista noturna
Neste 20 de agosto nosso amado município está a completar 97 anos de emancipação. Estamos a 3 anos do centenário e temos muito pouco a comemorar.
Ao longo da história vimos outras comunidades surgindo e progredindo enquanto nós ficamos parados no tempo. É certo que conseguimos um certo destaque na Região, mas isso é muito pouco se compararmos com outros municípios como Londrina, Maringá, Cascavel, Foz do Iguaçu, até mesmo Ourinhos e Marília, no Estado de São Paulo.
Somos hoje a trigésima nona força populacional no Estado, 42.000 habitantes , e sexagésima segunda no quesito Produto Interno Bruto-PIB, com R$ 351.560 mil (IBGE-2008) e uma renda per capita de apenas R$ 8.400,00, classificada no humilhante 302º lugar, entre os 399 municípios paranaenses.
Esse resultado vexatório em nossos índices vem demonstrar o quão longe do ideal nos encontramos. Será necessária uma força tarefa muito grande para alavancar um crescimento econômico-social a fim de atingirmos uma posição mais condizente com a tradição progressista de nosso povo. 
Santo Antonio da Platina, contra tudo e contra todos, apresenta uma força vital extraordinária e uma vocação natural para o progresso. Infelizmente, nos últimos cinqüenta anos, enfrentou uma descontinuidade político-administrativa abominável, que não lhe permitiu trilhar os caminhos que o progresso lhe havia reservado.
Faltou sensibilidade política e visão de futuro em diversas oportunidades.
Vamos relembrar algumas: Década de 20 do século passo. A ferrovia era o único meio de transporte e chegou ao nosso município sete anos antes de chegar a Jacarezinho. Tivemos a felicidade de ter nossa Estação Ferroviária a uma distância estratégica do Centro da Cidade. Por falta de visão politica-administrativa as autoridades da época deixaram de construir um acesso decente àquela Estação da Platina o que certamente teria orientado o crescimento da cidade naquela direção, e todo esse território estaria hoje devidamente urbanizado.
Década de 50 - Auge da produção cafeeira. O município poderia ter se firmado como o maior centro estadual na produção, industrialização e comercialização do café, posto que foi imediatamente assumido por Londrina, cidade, até então, com menos de 20 anos de fundação.
Segunda metade do século: A ditadura militar mudava totalmente o cenário politico e sócio-econômico do país. A enfase na pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias, abriria as portas para as profissões fundamentas em cursos superiores; Mais uma vez S.A.Platina deixa de entrar no bonde da história e somente 50 anos depois inaugura sua primeira e única faculdade.
Hoje, 20 de agosto de 2011, noventa e sete anos depois de sua emancipação política, reafirmo que nada temos a comemorar. O único presente que poderíamos dar à nossa cidade seria um grande abraço, darmos as mãos e juntos buscarmos as soluções para que se cumpra o sua sina de ser o melhor lugar do mundo para se viver e criar os nossos filhos e netos. 
Santo Antonio da Platina, 2012 vem aí renovando as esperanças de escolhermos pessoas que realmente pense a cidade com grandeza de espírito e de realizações. 
Para o dia de hoje, que tal brindarmos esse aniversário com "Um Choque de Modernidade"?

Postado por: Jailson de Monte Real
Jailson Everaldo Carneiro
Mestre em Admnistração Financeira e Gerência de Cidades

Nenhum comentário: