segunda-feira, 15 de agosto de 2011

CUIDADO COM O GOLPE DA LISTA TELEFÔNICA

Golpistas do Rio de Janeiro e de São Paulo estão atuando em Curitiba e cidades do interior do Paraná aplicando o golpe da lista telefônica. Eles telefonam para a empresa dizendo estar atualizando o cadastro da instituição na lista telefônica ou de empresas telefônicas. Para confirmar os dados, seria necessário confirmar os dados em resposta a um fax posteriormente enviado.

O comerciante ou empresário recebe o fax, assina e devolve confirmando os dados, entretanto, o documento é modificado para autorização de publicação de anúncio em lista telefônica ou site. Alguns golpistas visitam pessoalmente as empresas e dizem que estão apenas conferindo dados, e que o anúncio já estaria pago ou seria bonificação. Desta forma os golpistas conseguem uma forma de negativar o nome da vítima no Serasa ou protestar a dívida. A partir de então, passam a exigir pagamentos para retirar o protesto ou denúncia junto ao Serasa.

No bairro Água Verde algumas empresas caíram no golpe. Os proprietários pedem que seus nomes não sejam divulgados. Algumas das vítimas entraram na Justiça e tiveram as dívidas canceladas, mas o processo é lento e caro. É melhor evitar a dor de cabeça, se recusando a fornecer informações sobre a empresa a pessoas desconhecidas.

A primeira medida de quem caiu na armadilha deve ser enviar carta registrada ou notificação à companhia que está cobrando a dívida. No texto, é preciso deixar claro que o valor devido não é reconhecido e que a cobradora deve apresentar documentos que comprovem o débito. Alguns advogados alertam que, se não há contrato assinado, a cobrança é classificada como estelionato. Nesse caso, a vítima deve ir à delegacia prestar queixa. No entanto, se houver assinatura de um documento oferecido de forma enganosa, a empresa deverá entrar com processo na Justiça Civil. Algumas quadrilhas utilizam o nome de empresas conceituadas para aplicar o golpe.

Um comentário:

Gesso Curitiba disse...

Boa tarde!!!

Cai no golpe e assinei o contrato o que devo fazer agora?? Sou aqui de Curitiba e a empresa se chama virtual guias online, telefone (11) 3527-9630.