segunda-feira, 31 de maio de 2010

DEPENDÊNCIA

Parece ser realmente sem volta o caminho da tecnologia. Cada vez mais estamos dependente dela. Da internet, então, nem se fala. O que a 15 anos atrás era impensável, hoje é indispensável.
No meu caso, em particular, quase tudo o que eu preciso para trabalhar encontra-se na internet. Sem um computador conectado, fico praticamente de mãos atadas. Quase nada pode ser feito.
Experiência amarga a destes últimos dias, quando fiquei sem acesso, por conta da pirraça de um provedor de acesso.
E isso desperta uma outra discussão. Qual a necessidade que temos de ter um provedor de acesso? Tecnologicamente, não há a menor necessidade de se ter uma autenticação do acesso à internet. Em termos práticos, devemos considerar, mesmo, que é uma coisa totalmente ultrapassada. E, no entanto, ela é mantida. E só serve para atacar o bolso do consumidor.
No estado do Paraná, mesmo havendo uma lei estadual que garante o acesso gratuito a um provedor judicial, a operadora de telefone cria tantos embaraços para a fruição deste direito que, na prática, acaba por inviabilizá-lo. E tudo em nome do lucro fácil, obtido com a exploração de um serviço desnecessário, mas que foi cartorializado e parece não haver solução no horizonte para se resolver este problema.
Acredito que providências imediatas devem ser tomadas, para que não fiquemos reféns destes quadrilheiros, que são os provedores de acesso, que criam imensas dificuldades de acesso, aó para poderem vender facilidades.
Quando mais estamos dependentes do acesso à intenet, mais devemos nos proteger de situações como estas, em que a birra de um provedor pode causar um problema de enormes proporções.

Nenhum comentário: