Reproduzo, aqui, matéria divulgada pela internet, que me foi repassada pela boa amiga Sueli Ataíde, o que por si só já é motivo suficiente para credibilidade do que vem escrito.
Além do que, é um fato de que as grandes empresas, tanto do ramo alimentício quanto de medicamentos e outros ramos que envolvem a saúde humana, lançam seus produtos sem que tenham feito testes científicos exaustivos, comprovando a eficácia do que vendem, ou, ao menos, comprovando que não fazem mal ao organismo humano. No máximo, quando ocorre algum problema, por exemplo se comprova alguma morte por conta do uso destes produtos, se pede desculpas e modifica-se alguma coisa. Normalmente, somos nos, os consumidores, as cobaias dos grandes lancçamentos, e induzidos a consumi-los pela propaganda em massa na grande mídia.
Por tudo isso, sempre é bom estar atento, não apenas por uma suposta "teoria da conspiração", mas prestar atenção à origem do que se consome, e à forma como é preparado, é fundamental.
A VERDADE SOBRE O ACTIVIA
Todos nós sabemos, mas não fazemos as refeições certas. Pois é frutas, verduras, peixes, amendoas, linhaça, aveia, granola e nosso feijão com arroz ainda são os alimentos saudáveis.
Não precisa inventar para se ter saúde e o intestino funcionar. Simples e barato não? É o caso de se dizer o BARATO não é BARATO!!!
Com a saúde não se brinca cuida-se....
Afinal, o que é Activia? O que são os bacilos DanRegularis? "Bifidobacterium animalis" é uma bactéria anaeróbica gram-positiva encontrada nos intestinos de animais de grande porte, inclusive humanos."
Qual seria então a fonte para se obter o famoso DanRegularis? NÃO, você não está enganado. São as FEZES HUMANAS!!, SIM, SIM E SIM!!!
Mas o absurdo não para aí.
Muitas empresas têm tentado registrar subespécies específicas como uma técnica de marketing, renomeando estas subespécies com rótulos pseudo-científicos. A Danone (Dannon) protocolou como marca registrada a cepa DN 173.010, e comercializa o organismo nomeando-o de: Bifidus Digestum (Reino Unido), Bifidus Regularis (EUA e México), Bifidubacterium Lactis ou B.L. Regularis (Canadá), DanRegularis (Brasil) e Bifidus Artiregularis (Argentina, Áustria, Bulgária, Chile, Alemanha, Itália, Irlanda, Romênia, Rússia e Espanha). Cientificamente, o nome correto desta cepa é Bifidobacterium animalis subsp.animalis, strain DN-173.010.
O motivo pelo qual a bebida láctea Activia ajuda na digestão é o simples fato de que a bactéria adicionada pela Danone pertence a uma cepa mais irritante para a mucosa intestinal, que ao entrar em contato trata de expelir o mais rapidamente possível o material fecal.
Sejamos honestos. É saudável, a longo prazo, acostumar o sistema digestivo (ou mais modernamente, sistema digestório) humano a somente funcionar pela introdução de um material irritante/estimulante? Isso não seria viciar o organismo? Não seria mais coerente consumir mais fibras e menos pão branco, o verdadeiro culpado pelos problemas intestinais?
Alimento probiótico, eles dizem... Até quando vamos ser ingênuos (ou seria mais correto otários) de acreditar cegamente em propagandas e em campanhas de marketing??
A bebida láctea contendo Bifidobacterium animalis sp vem sendo comercializada pela Danone pelo mundo afora desde 1990, mas somente no Brasil tiveram a cara-de-pau de colocar o nome da marca Danone (DanRegularis) no nome científico registrado.
Mas, sinceramente, prefira as verduras ao leite de cocô doce.
EM OUTRAS PALAVRAS, A TAL DE BEBIDA LÁCTEA TEM MERDA MESMO!!!!!!
Marília C. Duarte
(Nutricionista)
São Paulo - SP
Anvisa proíbe propaganda do iogurte Activia (Folha Online): http://www1.folha.uol.com.br/ folha/cotidiano/ult95u416847. shtml 27/06/2008 - 13h33 Anvisa proíbe propaganda do iogurte Activia
da Folha Online
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determinou nesta sexta-feira a suspensão de todas as propagandas do iogurte Activia por problemas na divulgação de suas propriedades.
Para a agência, a Danone, responsável pelo produto, anuncia o iogurte como se ele fosse "uma forma de tratamento para o funcionamento intestinal irregular." O decreto, de "interesse sanitário", foi publicado hoje no "Diário Oficial da União".
Em seu site, a Danone afirma que "tomar Activia diariamente, como parte de uma dieta equilibrada e de um estilo de vida saudável, proporciona uma quantidade suficiente de bacilos DanRegularis para ajudar a regularizar o seu sistema digestivo."
A Danone foi procurada pela reportagem por meio de sua assessoria de imprensa, mas ainda não se manifestou.
De posse destas informações, é você quem decide se deve ou não continuar ou iniciar o consumo deste produto. De minha parte, sou mais favorável à alimentação saudável, de preferência com alimentos orgânicos, produzidos sem agrotóxicos e com o mínimo possível de modificação em relação à sua forma natural.
Nenhum comentário:
Postar um comentário