domingo, 17 de novembro de 2013

MÉDICOS CUBANOS, POR DIONISIO OLICSHEVIS



Muito se falou a respeito dos médicos cubanos que vieram trabalhar no Brasil, a convite do Governo Federal, pelo programa Mais Médicos, que levam profissionais da medicina para os mais longínquos rincões de nosso país, onde os profissionais brasileiros não se interessam em ir.
Mas uma das opiniões mais interessantes e isentas, a respeito do tema foi dada pelo meu amigo Dionísio Olicshevis, a quem tive a honra de ter como conselheiro, na época em que fui presidente do Rotary Club de Curitiba Rebouças. 
Por isso, a publico na íntegra, mesmo com um pouco de atraso, devido a um problema técnico de meu computador, que foi infestado por vírus e por tal motivo não pude publicar antes.
Dionísio Olicshevis


Olá meus caros amigos e caras amigas da internet: 
Vou pensar de forma contrária em relação aos médicos cubanos...

Ficamos todos pensando que a chegada dos discípulos de Fidel vai conseguir "curar" e "socializar" (amplamente) nossa população. Nenhuma coisa nem outra...

Há no ar, uma certa preocupação consistente no fato dos médicos cubanos virem com ideias e ideais socialistas e pior, terem a possibilidade de inocular conceitos, princípios, diria, não democráticos, não libertários... Socializantes...

Permitam-se pensar diferente.

Sim.

O nosso povo quer mais saúde...

Menos filas nas portas e ruas das entradas dos hospitais.

Menos pessoas sendo atendidas nos corredores.

Menos pessoas morrendo sem atendimento por falta de estrutura e instalações, leitos, e também médicos.

O povo não quer e não vai se alimentar de ideias socialistas, aliás nem sabem direito o que é isso. Tampouco sabem o que é melhor, se socialismo, capitalismo, democracia, ditadura, entre outras formas de governo e dominação do povo.

Vamos pensar junto: Quando falta dinheiro (comida) o amor sai pela janela. Quando falta saúde, nada mais resta ao ser humano senão esperar a morte.

Entendo perfeitamente bem a reação contrária de grande parte da população, e especialmente da classe médica.

Tem comentários interessantes e consistentes.

Ocorre que, se falta estrutura física e profissionais, vamos pelo menos resolver uma parte do problema. Mais médicos...

Ou vamos continuar precisando suprir as duas necessidades básicas?

Ai vem a pergunta: Porquê não estimular "nossos" médicos!

Simples. Eles não existem, pois desde que existe vestibular é, nesse curso, que a concorrência é muito mais acirrada.

Onde está o problema: Durante anos deixamos de investir na saúde e na Medicina, e especialmente na formação de professores de Medicina. Quase em todas as profissões, e na médica isso é evidente, não existem, ou são raros os professores com dedicação exclusiva em Universidades, pesquisas de novas tecnologias. Tudo que existe de novo vem do exterior...

Aliás, médicos que tentam avançar com tratamentos revolucionários no Brasil são processados pelo CRM - Conselho Regional de Medicina.

Aliás, mais me parece que o CRM e outros Conselhos Profissionais mais de preocupam em manter a situação como está, num corporativismo negativista às profissões que defendem, que tentarem melhorar as pesquisas e estimular, por exemplo, nossa evolução intelectual em determinadas áreas do conhecimento.

Deveríamos, pelo menos, ajudar um médico brasileiro e ser indicado ao Prêmio Nobel, seja da Medicina ou outra profissão!

Simples, como disse, não há médicos, porque a população ao invés de sair às ruas para pedir mais professores de Medicina, vai às ruas para tentar derrubar dos cargos os corruptos...

A maior corrupção dos políticos é manter a população sem atendimento, especialmente o médico. Profissão das mais nobres, que cuida do maior bem do ser humano: A vida! 

Os médicos formados, mesmo recentemente, não se sujeitam ao trabalho em cidades sem poder aquisitivo da população, ou onde os médicos são remunerados de forma ridícula pelo Poder Público.

Isso sim é corrupção. O povo precisa sair às ruas para pedir remuneração justa para aqueles que cuidam do seu maior bem: A vida! Os médicos, dos quais muitos trabalham porque são são idealistas, exercem a Medicina como um sacerdócio!

Se aumentarmos nossa lente visual vamos ver que os orçamentos públicos federais (só o Governo Federal tem verbas gordas), são peças de negócios entre nossos deputados e senadores, que votam mais recursos aos seus redutos que sejam capazes de se reeleger! 

Dai a decisão é muito mais voltada a conseguir recursos para "obras" visuais - que para os serviços médicos.

Ou seja: O principal e mais importante bem, a saúde, aquele que deveria receber maiores cuidados, fica em segundo plano... Terceiro plano...

Evidentemente que muitas doenças decorrem da falta de saneamento, mais água tratada, menos esgoto a céu aberto... Obras públicas nesse sentido também são necessárias... Mas haja corrupção nessa área...

Olhando para nós mesmos, para dentro, evidentemente que a própria população deveria desenvolver hábitos mais saudáveis. Isso também é educação. Nossa cultura é nada saber, saber mal, ou querer saber além das nossas possibilidades mentais.

A população nem sabe porque fica doente, e que poderia ter evitado uma doença, se tivesse adotado hábitos tais como: Não fumar, só por exemplo... Escovar os dentes regularmente...

Falta-nos desenvolver cuidados muitos simples para melhorar nossa saúde, ou então vamos precisar de muito mais médicos.

Mas ai é outra história.

Vamos dar sequência à conversa dizendo o seguinte:

Vamos antes de tudo procurar nos tranquilizar em relação ao medo que existe da nossa população ser contaminada com ideias socialistas!

Vamos pensar que a população precisa muito de mais médicos e não conseguiu formar esses profissionais em número suficiente nos últimos 100 anos.

Vamos pensar que precisamos melhor remunerar os nossos médicos.

Vamos pensar em estimular a formação de mais médicos em Universidades Brasileiras.

Vamos estimular as pesquisas até conseguirmos pelo menos ter um brasileiro sendo indicado para Nobel da Medicina.

Vamos pensar que o brasileiro é pluralista, e aqui é o País da diversidade, sem igual... E assim pensando vamos compreender que não vai fazer mais mal ter um brasileiro socialista (nem sabem bem o que é isso...), que ter um brasileiro morrendo por falta de atenção médica...

Basta pensar num familiar seu, como foi meu caso, que tive um parente morrendo nas filas e corredores de hospitais...

Vamos pensar que elegemos uma presidente, e antes dela também, que tem ideias socialistas e agora temos que aguentar a queda de braço.

Sou otimista, porque a "direita", aliás nem sei se existe de verdade, ficou anos no poder (desde que nos tornamos uma República) e não conseguiu inocular no povo seus ideais, penso aqueles que estão do poder atualmente também não vão conseguir tamanho feito...

Aliás, nossa população nesse quesito é melhor que qualquer outra: NÃO SE DEIXA LEVAR POR NENHUMA COR OU PROPOSTA POLÍTICA. SEJA POR DESISTERESSE, SEJA POR DESCONHECIMENTO, SEJA PORQUE SABE QUE NESTE PAÍS JÁ TIVEMOS TANTAS PROMESSAS NÃO CUMPRIDAS QUE OS OUVIDOS JÁ NÃO MAIS TEM AUDIÇÃO PARA ESCOLHER POLÍTICOS. ATÉ PORQUE TODOS, OU A MAIORIA MACIÇA, DÁ MOSTRAS DIÁRIAS DE QUE OS INTERESSES PESSOAIS SEMPRE FICAM MUITO ACIMA DOS INTERESSES COLETIVOS. TEMOS RARAS EXCEÇÕES... 

Nosso povo quer manter o Carnaval, futebol, e tantas outras manifestações voltadas à alegria, que se envolver com a política e qualquer das suas cores...

Até chego a pensar que somos capazes de ficar felizes mesmo doentes, mas assistindo uma partida de futebol, que saudáveis se nos for impedido ou dificultado ir ao campo de jogo da bola.

Nosso povo vai continuar votando "nas conversas", nos mais simpáticos, nos mais bonitos, nos mais abastados, e neste último quesito tem gente pobre mas rica, e com dinheiro suficiente para sustentar campanhas de altos custos... De várias origens, algumas fruto da corrupção, é claro... Mas tendo patrocinadores de campanhas que corrompem o possível futuro político, antes mesmo de ser eleito... Aliás tem patrocinadores que sabem muito bem como fazer para permanecer "no comando". Simplesmente patrocinam todos os partidos e os candidatos mais bem cotados para vencer as eleições, e dai conseguem com facilidade obter as benesses de realizar as obras públicas que sustentam essas eleições... Fácil, fácil.

Com todas essas mazelas, vamos ficar preocupados com médicos cubanos?

Sai dessa amigo, amiga!

Deixa que eles venham ajudar a melhorar e a cuidar a saúde do nosso povo.

E quero anotar que nem de longe estou de acordo com o caos que está virando nosso País nas mãos dos atuais detentores do poder...

Estão conseguindo, em parte, corromper até o Poder Judiciário maior, o Supremo Tribunal Federal. É mole ou quer mais... Ainda bem que tem ministros independentes, que ainda são a maioria. Mas pode mudar esse quórum e placar...

Finalmente não nos esqueçamos: A MEDICINA DE CUBA É RECONHECIDA PELA SUA QUALIDADE.

Não se trata de uma medicina melhor nem pior da brasileira. Longe de comparações. Trata-se de uma boa medicina a cubana.

Vamos então pensar diferente.

Vamos localizar melhor onde está a corrupção.

Se nos desvios de recursos públicos; ou se na corrupção dos programas e projetos que os políticos não apresentam e quando apresentam não cumprem, e quando cumprem só um pouquinho se reelegem facilmente.

Vamos acordar! Acorda Brasil!

Dionísio Olicshevis - Pensamento próprio.

Nenhum comentário: