quinta-feira, 17 de junho de 2010

COPA DO MUNDO

Muito bom este clima de Copa do Mundo, quando o futebol toma conta de todos os noticiários em todas as mídias. Toma conta, mas não substitui. Foi-se o tempo em que todo o povo ficava exclusivamente acompanhando o futebol e esquecia da vida. Agora, acompanha-se a competeção, mas não se esquece da cidadania, e da fgiscalização diuturna de nossos políticos, para evitar que aproveitem o descuido para fazer bobagem, como sempre acontecia.
Também não posso concordar com os arautos da desgraça, esteas vozes da contrariedade, que raciocínam mais com o fígado do que com o cérebro e sempre se esforçam para serem do contra. Em tudo.
Muita gente vem dizendo que nosso país não pode ogranizar uma copa do mundo, que a prioridade deveria ser outra, que vai se gastar muito dinheiro inutilmente, que muito será roubado, enquanto o provo tem outras necessidades.
Seria muito pessimismo acreditar que nosso país está em situação pior do que a África do Sul. Tanto no que se refere à situação econômica quanto social. Então, se a África do Sul pode, e está fazendo um belo mundial, calando a boca de muita gente negativa, que sempre busca defeito em tudo, é claro que o Brasil também pode, e vai fazer muito melhor.
É claro que vai ser um grande investimento. É possível que muita cosia seja desviada. Naturalmente, temos muitas oputras prioridades. 
Todavia, temos plenas condições de nos superar e fazer uma festa que vai entrar na história e marcar a nossa entrada, em definitivo, para o primeiro mundo.
Vamos fazer parte da elite econômica, à partir de 2014, quando seremos a quinta economia do planeta. Então, temos que sepultar definitivamente o tal "complexo de vira-latas", cunhado pelo genial Nelson Rodrigues, que vem a ser um dos maiores males do povo brasileiro, que é o povo que menos acredita nele próprio.
A realização da copa do mundo é a grande oportunidade para que diversas cidades do país se preparem, definitivamente, para entrar no primeiro mundo. Copa do mundo não será apenas futebol e investimento em estádios.
Será, também, uma grande oportunidade para a implementação de avanços na infra-estrutura, que depois será incorporada ao quotidiano das pessoas, como resultado de um avanço econômico, que, de outra forma, poderia levar anos para ser atingido, embora fosse necessário desde já.
O país vai sair desta copa do mundo muito mais preparado sob deiversos aspectos, tanto no que se refere à infra-estrutura de estradas e aeroportos, como de hotéis e equipamentos de lazer, de restaurantres e outros equipamentos, para tanto para atender aos turistas que fatalmente vão desembarcar aqui, tanto durante o mundial quanto após, atraídos pela propaganda maciça de nosso país que será feita em todo o mundo.
Como exemplo, basta comparar o que nós mesmos conhecíamos a respeito da África do Sul, quatro anos atrás. Mal sabíamos o neme de três cidades do país, e que este era marcado pelo racismo profundo. Como figura mundial, conhecíamos Nelson Mandela e o Bispo Tutu. Agora, estamos tendo um bombardeio de informações sobre o país.
E é isso que vai passar a acontecer com o Brasil, em todo o mundo, assim que acabar esta copa do mundo.
Isso tudo sem falar na alegria do povo, que vai receber a copa do mundo. E não adianta se falar que é somente uma política de pão e circo, pois esta não é mais a realidade do Brasil, onde a população já está se acostumando à cidadania e a exigir seus direitos. Mas, que estando satisfeitos de páo, como já está o povo brasileiro, nada melhor do que um circo de qualidade, como esse que virá em 2014.
E isso sem falar nas olimpíadas de 2016, para a qual vale o mesmo raciocínio acima.
É isso aí. Vamos lá, Brasil, rumo ao futuro, ocupar o lugar que merecemos no mundo.

Um comentário:

Unknown disse...

Muito bom...poder ver as coisas assim, com otimismo! Valeu