quarta-feira, 14 de agosto de 2013

E AGOSTO COMEÇOU AZUL PARA O RCC REBOUÇAS

AGOSTO AZUL -  MÊS PARA A PREVENÇÃO DA SAÚDE DO HOMEM

Afinal de contas, Homem que é Homem, cuida da saúde.

O Rotary Club de Curitiba Rebouças já iniciou o mês de agosto devidamente envolvido em diversas atividades do programa AGOSTO AZUL.

Criado no ano de 2012, através de uma lei estadual, o programa AGOSTO AZUL, que ocorre nos mesmos moldes do outubro Rosa, já largamente divulgado, é um programa de prevenção e conscientização ao cuidado da saúde do homem.

A despeito da grande carga cultural que tradicionalmente afastam o homem do cuidado da sua própria saúde, como a carga de responsabilidades que carrega, cuidando de toda família, mas negligenciando a si mesmo, ainda temos uma terrível constatação. Com a falta de incentivos, o homem cuida mais do seu carro do que da própria saúde.

Em decorrência disso, tem uma expectativa de vida em média seis anos menor do que a das mulheres, que já são assistidas por diversos programas de prevenção à saúde.

Desta forma, o Agosto Azul não busca focar apenas o câncer de próstata, como dizem algumas mensagens, até mesmo por ser esta, estatisticamente, apenas a quarta causa de mortalidade por doença entre os homens, sendo que o primeiro lugar inconteste, principalmente nas faixas etárias mais jovens, vem a ser a violência, em todas as suas formas de manifestação. 

Em primeiro lugar, entre as doenças, estão os acidentes cardiovasculares, seguidos do câncer de aparelho digestivo e câncer de pulmão, para apenas aí aparecer o câncer de próstata.

Entretanto, o exame preventivo para o câncer de próstata é o que enfrenta maior resistência entre o público masculino, devido à carga de preconceito que cerca o procedimento.

Mas a campanha, antes de tudo, busca atuar de forma preventiva, atuando nas causas destas doenças, que têm origem, no mais das vezes, no estilo de vida dos homens. Problemas como obesidade, tabagismo, alcoolismo, maus hábitos alimentares e sedentarismo estão na base da maioria das doenças que se busca prevenir. 

Também é importante esclarecer que os exames preventivos têm uma atuação fundamental para o diagnóstico precoce de qualquer doença, contribuindo em muito para aumentar a possibilidade de cura das mesmas.

VISIBILIDADE

Solange Minozzo e Orandi almeida adesivando veículos
no início da campanha AGOSTO AZUL
Desde o início do mês de agosto, centenas de veículos estão circulando em Curitiba e toda a região metropolitana e mesmo no litoral com adesivos no vidro traseiro chamando a atenção para a campanha.

Idealizados pelo RCC Rebouças e patrocinados pelas empresas Casa das Correias e Imobiliária Dircênius, estes perfurite estão promovendo a campanha e ao mesmo tempo enfatizando a importância que o Rotary enquanto organização tem dado ao tema. 

Diversos outros clubes do Distrito 4730 de Rotary Internacional têm aderido à campanha, seja divulgando o material informativo, seja com campanhas outras, levadas a efeito em suas áreas de atuação.

ATIVIDADES 

Reginaldo Bueno divulgando adesivo da campanha
O mesmo RCC Rebouças também tem outras atividades relacionadas ao AGOSTO AZUL, como um folder informativo, que está sendo distribuído para a população, alertando para os perigos das doenças mais comumente relacionadas ao mundo masculino.

Também fará uma ação mais específica de divulgação no domingo, dia 18 de agosto, durante a  III Caminhada da Obesidade e Diabetes, organizada pelo Hospital São Lucas com apoio da HUMSOL, a se realizar no entorno do Parque Barigui, onde os associados do clube estarão distribuindo material informativo.

O mesmo trabalho também ocorrerá em um dia especial de ação do programa AGOSTO AZUL, a ser realizado na Unidade de Saúde São Paulo, no bairro Guabirotuba, em conjunto com a Associação de Moradores local, onde além da distribuição de material informativo, os associados do RCC Rebouças colaborarão na organização do evento e proferirão palestras informativas sobre o tema.

Nenhum comentário: