sexta-feira, 29 de junho de 2012

AUMENTA O NÚMERO DE BRASILEIROS SEM RELIGIÃO

Censo 2010: 8% dos brasileiros se declaram sem religião
Em 2000 eram quase 12,5 milhões de brasileiros que diziam não seguir nenhuma religião. Em 2010, esse número passou para 15 milhões

Com população menor apenas que os católicos e evangélicos, os brasileiros que se declararam sem religião chegaram a 8%, segundo dados do Censo 2010, divulgado nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em 2000 eram quase 12,5 milhões (7,3%) de brasileiros que diziam não seguir nenhuma religião. Em 2010, esse número passou para 15 milhões (8,0%).

Como característica, os brasileiros que diziam não seguir nenhuma religião tem o segundo pior nível de instrução. Os católicos (6,8%), os sem religião (6,7%) e evangélicos pentecostais (6,2%) são os grupos com maiores contingentes de pessoas de 15 anos ou mais de idade sem instrução. Em relação ao ensino fundamental incompleto são também esses três grupos de religião que apresentam as maiores proporções (39,8%, 39,2% e 42,3%, respectivamente).

Quem disse não seguir nenhuma religião também são segundo pior grupo quando se analisa rendimentos. Quando se analisa os grupos religiosos por pessoas concentrados na faixa até 1 salário mínimo de rendimento, os que se declaram sem religião (59,2%) só não estão pior que os evangélicos pentecostais (63,7%). No grupo dos

quarta-feira, 27 de junho de 2012

PLATINENSES ALCANÇAM OS DOIS PRIMEIROS LUGARES EM OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA

Gustavo Sylvio de Paula Menani e Diovana Magalhães Toledo Pimenta:
Ouro e prata Olimpíada Brasileira de Matemática
A Secretaria da Educação do Paraná foi destaque da Região Sul da 7ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). O prêmio foi recebido em Curitiba, pelo vice-governador e secretário da Educação, Flávio Arns, durante a entrega de medalhas aos alunos vencedores dessa edição do evento.

Segundo Flávio Arns, a premiação recebida é fruto do intenso trabalho realizado pela secretaria e do empenho dos professores nas escolas. “Todos têm direito à educação de qualidade. A Olimpíada é importante para os alunos descobrirem seus talentos, identificar sua vocação para a construção de uma sociedade melhor”, ressaltou.

Ao todo, os estudantes do Paraná conquistaram 193 medalhas – 128 delas são de alunos da rede estadual. São 61 medalhas de prata e 104 de bronze, além de 786 menções honrosas. As 28 medalhas de ouro serão entregues na primeira quinzena de agosto, em evento a ser realizado no Rio de Janeiro.

Também foram premiadas as secretarias municipais de Educação de Curitiba e de Francisco Beltrão. As escolas estaduais Nossa Senhora das Graças, em Irati; Medalha Milagrosa, em Ponta Grossa; Colégio Estadual Gastão Vidigal, em Maringá; Colégio Estadual do Paraná e o Colégio da Polícia Militar, ambos em Curitiba, receberam um computador e um kit de projeção móvel.

O aluno da Escola Estadual Santa Terezinha, de Santo Antônio da Platina, Gustavo Sylvio de Paula Menani, recebeu medalha de ouro. E a aluna Diovana Magalhães Toledo Pimenta, também da E.E. Santa Terezinha, recebeu medalha de prata.

É incrível a determinação destes alunos, que além da jornada escolar normal, se esforçam em aprofundar seus conhecimentos em matemática e se preparam no CEA, no período vespertino, para prestarem exames no IFPR e na Escola SESC – Rio de Janeiro (considerada um modelo de educação para o Brasil).

Diovana quer fazer engenharia química e Gustavo engenharia civil. Ambos pensam em universidades públicas federais, pois o prêmio que ganharam nesta olimpíada de matematíca deu a eles uma bolsa imediata para fazer um curso de matemática em Londrina, uma viagem para o Rio de Janeiro (Gustavo) e uma viagem para Curitiba (Diovana). E mais, uma bolsa de estudos caso passem em um vestibular de universidade federal em qualquer curso que tenha a matemática como uma das disciplinas específicas, contam Gustavo e Diovana.

É claro que eles vão conseguir tudo isso. É só ver a rotina que cumprem espontaneamente e com prazer: Escola, Preparatório CEA, curso de matemática em Londrina.

É a alegria de quem não mediu esforços para alcançar seus objetivos.

“Eu queria muito ganhar este prêmio, e fiquei muito feliz“, disse Gustavo.

“Eu nem acreditei quando recebi o resultado. Lá em casa todo mundo ficou muito feliz. Foi legal“, declara Diovana.

SEXO LIBERADO EM ALTO MAR

O que acontece nos cruzeiros para casais "liberais"?

Casal ‘suingueiro' e agente de viagens especializado revelam os bastidores dos navios destinados aos apreciadores do swing

Entre os dias 10 e 17 deste mês de junho, um grupo de 370 casais - 20 deles brasileiros - embarcou em uma viagem de navio pela Europa, cruzando o Mar Adriático. Até aí nada de novo. O que diferencia esse de outros cruzeiros é que o objetivo principal dos pares a bordo não é só fazer turismo ou apreciar as belezas da Costa do Adriático, mas envolver-se sexualmente com outras pessoas ou casais, numa prática conhecida popularmente como 'swing'.
Na piscina dos navios, a paquera rola solta e o clima é quente, mas o sexo explícito é proibido

“Na Europa e nos Estados Unidos, esse tipo de viagem é bem comum e diversas empresas oferecem o serviço sem o menor constrangimento. No Brasil, tudo é muito mais discreto e restrito”, explica Paulo, 49 anos, proprietário da empresa Casal First Tour, que levou alguns dos casais brasileiros à já citada viagem de navio pela Europa. O empresário, que prefere não revelar o sobrenome, contou como funcionam esses cruzeiros destinados ao que ele chama de “suingueiros”.

“A primeira coisa a desmistificar é que, ao contrário do que a maioria das pessoas imagina, os casais não ficam transando que nem loucos o tempo todo da viagem”, diz Paulo, explicando que o sexo acontece mais intensamente quando anoitece. “É claro que durante o dia, a paquera rola solta entre os casais, o que vai criando um clima de intimidade, as pessoas vão se conhecendo e descobrindo afinidades”, completa. 

Praticante de swing há mais de cinco anos, o casal formado por Gustavo, 39 anos, e Sol, 42, que prefere não revelar seu sobrenome, conhece bem esse flerte que rola a bordo. “No final da tarde, muitos casais vão à piscina tomar sol, você pode ficar nu, de biquíni ou do jeito como preferir. O clima esquenta quando começam as brincadeiras”, conta ela, referindo-se às atividades recreativas promovidas pelos organizadores da viagem: desde desfiles de lingeries a shows de sedução que, embora não mostrem cenas de sexo explícito, são bastante eróticos. 

Além do ambiente da piscina, outra área onde o clima fica mais quente é a boate. “Toda noite, depois do jantar, os casais vão para lá, eventualmente vestidos de acordo com um tema proposto, que pode ser ‘Noite do Branco’ ou ‘Noite das Máscaras’”, detalha Sol. “Neste local a paquera é intensa, muitos dançam coladinhos e as mulheres começam a se beijar”, completa a suingueira.

Mesmo na piscina e na boate do navio, no entanto, apenas a paquera e as brincadeiras eróticas são permitidas. Sexo, só nas cabines ou no playroom.

E é no playroom que o sexo coletivo acontece. São várias camas artisticamente arranjadas e que podem ser parcialmente separadas por véus transparentes. Decorado com imagens eróticas, o playroom fica aberto até de madrugada. Sempre à meia luz, “os casais podem fazer trocas, transarem em grupos ou exibirem-se uns para os outros”, revela Gustavo.

Como Gustavo sugere, nem todos os pares a bordo se comportam do mesmo modo no playroom.
O playroom é o lugar da ação nos cruzeiros de swing.
Lá, a nudez e o sexo são liberados

De maneira geral, eles podem ser divididos em: voyeurs, aqueles que apenas observam os outros casais em ação; exibicionistas, que gostam de transar em público, mas não fazem trocas; softs, que topam fazer as preliminares com outros, mas penetração só com o(a) parceiro(a); os que curtem sexo a três - na maioria da vezes, um casal acompanhado de uma mulher - e os troca-troca geral, para quem vale-tudo, sem restrições.

“É comum que um casal que viaja pela primeira vez neste tipo de cruzeiro apenas observe e não faça sexo com outro casal”, avalia Paulo. “Nas viagens seguintes, ele vão se soltando e começam a praticar o swing com mais naturalidade”, prossegue.

De acordo com Paulo, os brasileiros exigem muito mais discrição do que os europeus e americanos na hora de contratar um cruzeiro. “Eles têm pavor que outras pessoas fora do meio do swing saibam que fazem esse tipo de viagem. Muitos até contratam o serviço diretamente no exterior para tentar se proteger ainda mais”, aponta o empresário.

Alguns casais preferem eles mesmos organizarem a viagem junto com outros suingueiros, sem intermediários, para evitar possíveis indiscrições. Esse é o caso de Gustavo e Sol, que até criaram o blog Solenieve para reunir os interessados em cruzeiros para casais "liberais".

VALORES

Fazer esse tipo de turismo não custa barato. Como nenhum cruzeiro parte de um porto brasileiro, as viagens têm que ser feitas no exterior, o que encarece mais a conta.

“Em média, uma cabine para dois custa R$ 8 mil e você tem que somar a isso os R$ 2 mil da passagem aérea, por pessoa, até o destino da partida do navio”, calcula Sol.

“Isso acaba restringindo o público a casais com alto poder aquisitivo e não tão jovens, a faixa etária fica entre 35 e 50 anos”, acrescenta Paulo.

Independentemente das restrições financeiras, esse nicho do mercado de Turismo não é nada pequeno. Numa estimativa para a rede de TV americana ABC, o site AdultFriendFinder, uma das maiores comunidades online de troca de casais, calculou que há atualmente 10 milhões de praticantes de swing no mundo. Público suficiente para lotar vários navios como o que passou pela Europa em junho.

Mais informações sobre cruzeiros para casais' liberais':

- Menores de 21 anos não embarcam;

- Homens solteiros não entram de jeito nenhum;

- Mulheres solteiras entram em alguns cruzeiros, mas sempre acompanhadas de um casal;

- Nada de fotos, máquinas fotográficas são proibidas a bordo;

- A bordo, o casal tem liberdade para fazer só fazer o que deseja, o que fica claro na norma máxima adotada pelos praticantes de swing: “não significa não”.





terça-feira, 26 de junho de 2012

APROVADA A CASSAÇÃO DE DEMÓSTENES TORRES

Aprovado no Conselho de Ética pedido de cassação de Demóstenes. Agora, parecer será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado e depois votado em plenário por todos os senadores

Deputado quase cassado Demóstenes Torres
Por unanimidade, o Conselho de Ética do Senado aprovou na noite desta segunda-feira, 25, orelatório do senador Humberto Costa (PT-PE) que pede a cassação de Demóstenes Torres (sem partido, após ser expulso do DEMo-GO) por quebra de decoro parlamentar.

Num relatório de 79 páginas, Humberto Costa disse que há provas "robustas" e manifestas" do envolvimento de Demóstenes com o contraventor Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira.

Todos os 15 senadores foram favoráveis à perda de mandato do senador de Goiás. Agora o processo seguirá para a Comissão de Constituição e Justiça para verificar sua legalidade. A expectativa é que vá à votação em plenário, em sessão secreta, daqui a duas semanas.

Antes da votação, o senador Mário Couto (PSDB-PA) disse que vai abrir em plenário seu voto, mesmo que ele venha a ser anulado. Couto defendeu que o processo seja votado em sessão aberta em plenário.

Ele afirmou que se desligará do conselho se o Senado inocentar Demóstenes. "Traga o caixão do Senado Federal, enterre o Senado, sepulte de uma vez. Que moral teremos mais depois disso", disse.

”O senador Demóstenes Torres sabia e sabe o que é certo, mas resolveu trilhar o caminho do errado", afirmou o senador Pedro Taques (PDT-MT).

"A mim, ele enganou o tempo todo", afirmou o senador Pedro Simon (PMDB-RS). Os dois não são integrantes do conselho, mas acompanharam a sessão de votação.

Influência

Ao longo de três horas de leitura do seu voto, Humberto Costa afirmou que o senador usou o seu mandato para "influenciar as diversas esferas do poder em favor dos negócios do contraventor".

Ele disse que Demóstenes não apenas feriu a ética e o decoro parlamentar, mas também cometeu os crimes de advocacia administrativa e favorecimento pessoal.

Reunião da comissão de Ética do Senado
No parecer, o relator disse que o contraventor é um "verdadeiro anjo-da-guarda do senador". Segundo Costa, Cachoeira estava sempre trabalhando para proporcionar "comodidade", "conforto" e "bem-estar" ao parlamentar: deu um rádio Nextel para o parlamentar falar, com a conta paga, comprou presentes no valor de R$ 170 mil, entre eles uma mesa de jantar (US$ 18 mil), um aparelhagem de som (US$ 27 mil), cinco garrafas de vinho (US$ 15 mil) e um fogão e geladeira no casamento (US$ 25 mil).

Costa considerou ser "inacreditável" que Demóstenes não soubesse que Cachoeira era contraventor. Pelas contas do relator, o senador e o contraventor encontraram-se 40 vezes e se falaram pelo telefone Nextel 97 vezes.

No texto, o relator citou o fato de o senador ter trocado 416 telefonemas em 316 dias com Cachoeira e integrantes do grupo do contraventor. Em outras 315 situações, seu nome foi citado por terceiros.

"Acredito que a todos nós ocorreu o mesmo que se passou com o senador Randolfe Rodrigues: a constatação de que nem mesmo com as nossas famílias falamos tanto!".



DEFINIDO NOVO DESEMBARGADOR PELO QUINTO CONSTITUCIONAL


Após a definição da lista tríplice pelo pleno do TJ, o governador Beto Richa elegeu o advogado José Hipólito Xavier da Silva para ocupar o cargo de desembargador, pelo quinto constitucional. A vaga é decorrente da aposentadoria do desembargador Oto Luiz Sponholz. 
Ex-advogado e agora Desembargador
José Hipólito Xavier da Silva

TRAJETÓRIA

José Hipólito nasceu em Curitiba em 12 de agosto de 1952. É filho de Davi Xavier da Silva e Ursulina Bertolin Xavier da Silva. Formado em Direito, pela Universidade Federal do Paraná, turma de 1971/1975. Professor de Direito Civil, desde 1978, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, ora licenciado; membro efetivo do Instituto dos Advogados do Paraná, desde 1982; coordenador geral das áreas de Direito Civil e Direito Processual Civil, da Comissão Especial de Exame da Ordem, da OAB, Seção do Paraná, no período de 1983/1984; diretor da Faculdade de Direito da PUC-PR, na gestão de 1985/1986; conselheiro da Seccional do Paraná, da OAB, para a gestão 1991/1993; diretor da Escola Superior da Advocacia, da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção do Paraná, durante a gestão 1991/1993; diretor Cultural do Instituto dos Advogados do Paraná, na gestão 1996/1997; diretor de divulgação do Instituto dos Advogados do Paraná, na gestão 1997/1999; conselheiro da Associação Comercial do Paraná, nas gestões 2000/2002, 2002/2004 e 2004/2006; conselheiro e Diretor Secretário-Geral da Seccional do Paraná, da OAB, na gestão 1998/2000; –presidente da Seccional do Paraná, da Ordem dos Advogados do Brasil, na gestão 2001/2003; conselheiro Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, na gestão 2003/2006 e conselheiro Honorário Vitalício da Seccional do Paraná, da Ordem dos Advogados do Brasil.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

PARAGUAI É SUSPENSO DO MERCOSUL


Em comunicado conjunto, Argentina, Brasil e Uruguai anunciaram decisão de retirar país de encontro em Mendoza após impeachment relâmpago de Fernando Lugo

O Mercosul decidiu neste domingo suspender a participação do Paraguai da próxima cúpula do bloco, que será realizada na próxima sexta-feira na Argentina e na qual serão discutidas que medidas tomar em relação ao país após o impeachment de Fernando Lugo.

Em comunicado conjunto, Argentina, Brasil e Uruguai anunciaram sua decisão de "suspender o Paraguai, de forma imediata e por este ato, do direito a participar da 43ª Reunião do Conselho de Mercado Comum e Cúpula de Presidentes do Mercosul".

O bloco sul-americano, do qual o Paraguai é sócio fundador, também vetou a participação do Paraguai das reuniões preparatórias para a cúpula do Mercosul, que serão realizadas na cidade argentina de Mendoza.

A medida foi adotada, segundo argumenta a declaração, em consideração ao Protocolo de Ushuaia sobre Compromisso Democrático no Mercosul, assinado em 24 de julho de 1998, e que determina "a plena vigência das instituições democráticas" como "condição essencial para o desenvolvimento do processo de integração".

No comunicado, Argentina, Brasil e Uruguai e os países associados Chile, Peru, Venezuela, Bolívia, Equador e Colômbia expressaram a mais "enérgica condenação à ruptura da ordem democrático ocorrida na República do Paraguai, por não ter sido respeitado o devido processo" no julgamento político de Lugo, destituído na sexta-feira passada.

A declaração afirma ainda que os chefes de Estado considerarão na próxima sexta-feira, em Mendoza, novas "medidas a serem adotadas".

"O Brasil deve procurar tomar todas as decisões futuras em relação à situação política no Paraguai da forma mais multilateral possível, no âmbito do Mercosul e da Unasul. A suspensão está confirmada e espera-se que até dezembro, quando o Brasil sediará uma cúpula do Mercosul, o assunto já esteja equacionado", disse a assessoria do Ministério das Relações Exteriores brasileiro.

Na sexta-feira o Congresso paraguaio aprovou o impeachment do então presidente do país, Fernando Lugo, e deu posse a seu vice, o liberal Federico Franco. O processo relâmpago recebeu inúmeras críticas e alguns vizinhos regionais retiraram seus embaixadores do país para consultas.

Neste domingo, Lugo pediu que a democracia retorne ao seu país e anunciou que irá apoiar todas as manifestações pacíficas para que a abalada ordem institucional seja restabelecida. O ex-chefe de Estado anunciou que irá para Mendoza, na cúpula regional, para explicar a situação no Paraguai.

Unasul

Neste domingo, uma fonte do alto escalão do governo brasileiro disse à agência Reuters que o Paraguai deve ser suspenso do Mercosul e da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) após o impeachment de Lugo.

Segundo essa fonte, que falou sob condição de anonimato, o governo brasileiro têm mantido contato com autoridades de outros países da região e acredita-se que existe um consenso para a suspensão do Paraguai na semana que vem, para quando está marcada uma reunião de cúpula do Mercosul em Mendoza, na Argentina.

"O ponto é transformar esse novo governo (paraguaio) em um pária", disse a fonte à Reuters.

Segundo a fonte do governo brasileiro, o embaixador do país em Assunção, chamado de volta para consultas, não deve retornar ao Paraguai. Essa autoridade disse ainda que o Brasil não pretende romper completamente suas relações com o Paraguai por conta de interesses brasileiros no país, como a usina hidrelétrica binacional de Itaipu.

Retaliação: Brasil condena deposição de Lugo e convoca embaixador para consultas

A fonte disse ainda que o governo brasileiro não manterá contatos com Franco e manterá sua tradição de atuar no caso por meio de organismos multilaterais. Essa estratégia, segundo a autoridade, tem o objetivo abrir um precedente que deixe claro a gravidade das consequências de fatos como o ocorrido no Paraguai.

Especificamente, a meta é garantir que nada parecido aconteça em outros paises, como Bolívia e o Peru. "Essa é uma reação institucional que mostrará aos outros as consequências negativas de uma medida agressiva como essa", completou a fonte.

*Com Reuters e EFE


sexta-feira, 22 de junho de 2012

PRESIDENTE DO PARAGUAI É DERRUBADO PELO CONGRESSO


Decisão foi tomada após julgamento político por violento confronto de terra; manifestantes protestam contra decisão

Presidente Lugo, derrubado por golpe do congresso paraguaio
Senado do Paraguai aprovou nesta sexta-feira o impeachment do presidente Fernando Lugo, após um processo conduzido e consumado por opositores em pouco mais de 24 horas. Com a decisão, Lugo será imediatamente sucedido de forma interina pelo vice-presidente, o liberal Federico Franco, até a realização de eleições gerais previstas para abril de 2013. 

A Unasul (União de Nações Sul-Americanas) caracterizou a medida de golpe de Estado, e advertiu para consequências.

Lugo foi considerado culpado de cinco acusações por 39 senadores. Apenas quatro votaram por sua absolvição. "(Após a votação nominal) se declara (Lugo) culpado e portanto (ele) fica separado dos plenos direitos de seu cargo", declarou o presidente do Senado Jorge Matto.

"Hoje não é Fernando Lugo que recebe um golpe, é a história paraguaia, sua democracia, que foi ferida, em que foram transgredidos todos os métodos democráticos. Espero que todos estão cientes de seus feitos", disse Lugo em pronunciamento após a decisão do Congresso.
Federico Franco, que assume como presidente do Paraguai
após destituição de Fernando Lugo em votação no Senado 

Apesar disso, Lugo afirmou que "ainda que a lei tenha sido retorcida, me submeto à decisão do Congresso, porque sempre respeitei a lei", disse. "Saio pela porta maior, a do coração", disse. O ex-líder também pediu que não sejam negados aos cidadãos o direito de manifestar suas opiniões e que todas as manifestações sejam feitas de forma pacífica. Que os sangues dos justos nunca sejam derramados mais por interesses mesquinhos.

Protestos

Após o anúncio da decisão, milhares reunidos na Praça de Armas, na frente do Congresso, começaram a protestar violentamente contra a decisão e foram dispersados pela tropa de choque. Depois dos confrontos, os partidários de Lugo voltaram à praça, onde começaram a se aglomerar desde a noite de quinta-feira.

Antes do anúncio da decisão do Senado, a Unasul declarou que consideraria uma ruptura da cláusula democrática a destituição de Lugo. “As ações em curso poderiam ser compreendidas nos artigos do tratado da Unasul sobre o compromisso dos governos, considerando uma infração à democracia", disse o secretário-geral da organização, Alí Rodríguez, na leitura de um comunicado no Palácio do Governo, em Assunção.

O comunicado foi resultado de reuniões mantidas pelos chanceleres com Lugo e com Franco. "É imprescindível o respeito aos processos constitucionais", disse Rodríguez, que integrou uma missão diplomática enviada ao país na quinta-feira à noite, após uma reunião de emergência durante a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20.

O processo de impeachment foi iniciado na quinta-feira pela Câmara dos Deputados, que aprovou a medida por 76 votos a um. Poucas horas depois, o Senado, também de maioria opositora, anunciou que o julgamento ocorreria nesta sexta, dando a Lugo apenas duas horas para defender-se.

O julgamento foi impulsionado pelo conservador Partido Colorado, de oposição, por cinco acusações contra Lugo, incluindo o confronto que causou a morte de 11 sem-terra e seis policiais durante uma desapropriação em uma reserva florestal em uma fazenda privada em Curugutay, no Departamento (Estado) de Canindeyú, perto da fronteira com o Paraná e a 350 km de Assunção, há uma semana.

Na defesa de Lugo, o procurador-geral da República do Paraguai, Enrique García, lembrou que Lugo apresentou à Corte Suprema uma "ação de inconstitucionalidade" contra o processo sob a alegação de que não tinha sido garantido o devido direito à defesa. Segundo García, o presidente só recebeu as acusações das quais precisa se defender às 18h10 locais (19h10 de Brasília) de quinta-feira.

Antes da decisão do Senado ter sido anunciada, a presidenta do Brasil, Dilma Rousseff, classificou a situação no Paraguai de muito complicada, afirmando ser necessário "manter os direitos de justiça e manutenção da ordem democrática".

“O que torna a situação mais complicada lá é que o presidente Lugo também é atualmente o presidente da Unasul. A situação é, portanto, constrangedora”, disse na Rio+20, acrescentando que a reunião do Mercosul está mantida para os dias 28 e 29, em Mendoza, Argentina.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

PRESIDENTE PARAGUAIO ENFRENTA PROCESSO DE IMPEACHMENT

Senado, controlado por oposição, deve emitir sentença já na sexta-feira; líder disse que enfrentará julgamento por papel em violenta reintegração de posse e descarta renúncia

Fernando Lugo, presidente paraguaio, que descarta renúncia
O Senado do Paraguai, de maioria opositora, concedeu nesta quinta-feira um tempo de duas horas para que o presidente Fernando Lugo se defenda em um julgamento político de um processo de impeachment instalado nesta quinta-feira no país, de acordo com o jornal paraguaio ABC. 

A moção aprovada indica que Lugo poderá comparecer pessoalmente ou por meio de seus advogados ao plenário. A previsão é de que os argumentos em sua defesa sejam apresentados ao meio-dia local (13h de Brasília) de sexta-feira, com a sentença sendo emitida depois das 17h30.

O Senado estabeleceu o cronograma do processo horas depois de a Câmara de Deputados, também de maioria opositora, ter inesperadamente aprovado os procedimentos de impeachment contra Lugo por seu papel em uma reintegração violenta de posse de terra na sexta-feira.

Na noite desta quinta-feira, cinco deputados apresentaram as acusações contra Lugo. De acordo com o jornal paraguaio ABC, o presidente paraguaio foi acusado de caos, morte e invasão no episódio que os parlamentares classificaram de tragédia. Os confrontos entre policiais e sem-terra deixaram 17 mortos em uma reserva florestal perto da fronteira com o Brasil.

Imediatamente após a decisão da Câmara, Lugo fez um pronunciamento em rede nacional pardesmentir boatos de que renunciaria e para declarar que enfrentaria o julgamento.

"Não renunciarei ao cargo para o qual fui eleito pelo voto popular. Não interromperei um processo democrático e aceito me submeter ao processo político, como mandam as leis paraguaias, com todas as suas consequências, como indica a Constituição paraguaia", afirmou em pronunciamento à nação no palácio de governo. "Não existe nenhuma causa válida, nem política, nem jurídica, que me faça renunciar a esse juramento (à presidência)", acrescentou.

Senado paraguaio, em maioria oposicionista
Em uma reunião de emergência realizada paralelamente à Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, os presidentes da União das Nações Sul-Americanas (Unasul) aprovaram o envio de uma missão de chanceleres para acompanhar o processo.

A missão será integrada pelo chanceler brasileiro, Antonio Patriota, e pelo secretário-geral da Unasul, o venezuelano Alí Rodríguez, que acaba de assumir o posto.

"Os presidentes expressaram sua convicção de que se deve preservar a estabilidade e o pleno respeito à ordem democrática do Paraguai, observado o pleno cumprimento dos dispositivos constitucionais e assegurado o direito de defesa e o devido processo. Os presidentes consideram que os países da Unasul conquistaram com muito esforço a democracia e, nesse sentido, nós todos devemos ser defensores extremados da integridade democrática da América do Sul", afirmou Patriota em um comunicado.

O assessor especial da Presidência da República para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia, afirmou que o anúncio da missão da Unasul ajudará na situação paraguaia. Apesar de o processo de impeachment fazer parte da Constituição do país, Garcia afirmou que uma análise da legislação Paraguai mostrou que a ordem legal do país prevê um processo mais longo para esse procedimento.

"Não queremos especular, mas esse processo não é natural, há uma rapidez que não é convencional", disse. "O que preocupa o Brasil é que os opositores deram esse processo como resolvido. Ele teria de ser muito mais rigoroso do que a forma como está sendo resolvido", acrescentou.

povo paraguaio protesta contra a abertura do processo
O anúncio do processo de impeachment surpreendeu o país a nove meses do fim do mandato de Lugo. As eleições presidenciais estão marcadas para abril de 2013, e a Constituição não permite a reeleição presidencial.

Em seu discurso, Lugo falou em perseguição política. "A vontade popular expressada nas urnas em abril de 2008 está sendo alvo de ataques de misericórdia por parte de setores que sempre foram contra as mudanças e se opuseram a que o povo pudesse ser protagonista da sua democracia. O povo não esquecerá que se pretende interromper um processo democrático histórico a apenas nove meses das eleições gerais ", disse.

O presidente, um ex-bispo católico ligado a movimentos sociais, tornou-se em 2008 o primeiro presidente a quebrar a hegemonia de seis décadas do Partido Colorado no poder, incluindo os 35 anos do regime militar comandado por Alfredo Stroessner (1954-1989). Eleito pelas promessas de defender as necessidades dos pobres, ele tem tido dificuldades para levar sua agenda de reformas por conta da influência da oposição no Congresso.

*Com agências internacionais e reportagem de Raphael Gomide, iG Rio de Janeiro







CORINTHIANS NA FINAL DA LIBERTADORES

Em noite histórica, Corinthians chega à final da Libertadores pela primeira vez

O dia 20 de junho de 2012 vai ficar marcado para sempre na história do Sport Club Corinthians Paulista. Com um gol do meia Danilo aos 02 min da segunda etapa, o Timão garantiu o empate em 1 a 1 contra o Santos na partida de volta da semifinal da Libertadores e se classificou, pela primeira vez, para a final da competição. Com a melhor campanha do torneio e sendo a única equipe que ainda não perdeu, o Alvinegro aguarda agora o duelo entre Universidad de Chile e Boca Juniors, que será realizado na noite desta quinta-feira (21).

A partida começou com ambas as equipes se estudando. Nos minutos iniciais, o destaque no Pacaembu foi o Bando de Loucos, que gritava sem parar e fazia uma linda festa. Aos 20 min, o Alvinegro chegou muito perto de abrir o placar. Alex cobrou falta no ângulo, mas Rafael fez milagre e salvou o Santos, espalmando para escanteio.

O time da Vila Belmiro teve sua primeira chance de perigo aos 30 min. Após um contra ataque, Juan pegou rebote da defesa e chutou de primeira. A bola desviou em Jorge Henrique, mas Cássio caiu bem para fazer a defesa. Cinco minutos depois, Neymar aproveitou uma sobra na área do Timão e abriu o placar.

No último lance da primeira etapa, Jorge Henrique mergulhou de cabeça e mandou no canto, mas o goleiro santista novamente deu uma ponte e evitou o empate da equipe do parque São Jorge. Dessa forma, o primeiro tempo foi encerrado com a vitória parcial do adversário por 1 a 0.

Logo na volta para a etapa final, o Pacaembu explodiu de alegria! Após cruzamento na área de Alex, Danilo aproveitou a sobra e, calmamente, tocou no canto e tirou Rafael da jogada! O Corinthians empatava o duelo logo aos 02 min do segundo tempo!

Paulinho mandou uma bomba na trave aos 22 min depois de receber cruzamento de Alex, mas o bandeirinha já havia marcado impedimento do volante. Alex teve uma ótima chance de marcar o segundo do Alvinegro aos 30 min. Chicão tocou de lado para o meia em cobrança de falta e o camisa 12 meteu a bomba. A bola foi no meio do gol, facilitando a defesa de Rafael.

Nos minutos finais do jogo, o Santos ficou a maior parte do tempo no ataque, mas a melhor defesa da história da Libertadores não deixou sequer a equipe da Vila Belmiro chegar com perigo na área de Cássio. Com três de acréscimo, os guerreiros alvinegros seguraram a bola e garantiram, pela primeira vez, a vaga do Corinthians na final da Libertadores.

terça-feira, 19 de junho de 2012

ROTARIANO EM DESTAQUE

Rotariano participa de Pesquisa da PUCPR que resultou na criação de um produto inédito no mercado

Airton Rodrigues Pinto Jr.,
engenheiro agrônomo,
sócio do RCC Água Verde
O engenheiro agrônomo e sócio do Rotary Club de Curitiba Água Verde, Airton Rodrigues Pinto Junior, coordena o desenvolvimento de uma pesquisa na PUCPR, que resultou na criação de um inseticida natural. A matéria a seguir foi publicada no site da instituição e divulgada pelo jornal Gazeta do Povo.

“A preocupação com a saúde e com o meio ambiente estimula agricultores e o próprio mercado de inseticidas a buscar produtos naturais para o controle de pragas. Atualmente, existe no mercado apenas um inseticida a base de óleo de neem, árvore com origem na Índia que hoje é cultivada em pelo menos 30 países. Apesar de seu amplo uso como inseticida, o óleo de neem ainda é pouco pesquisado, não existindo na literatura informações sobre a dosagem segura do produto, cujo princípio ativo sugere efeito anticonceptivo, ocasionando riscos para a reprodução animal e vegetal.

Atenta a este cenário, a PUCPR desenvolveu uma pesquisa que comprovou a eficácia de um inseticida a base de óleos essenciais de sassafrás (Ocotea odorifera) e eucalipto (Eucalyptus viminalis) no controle de larvas e adultos de cascudinho (Alphitobius diaperinus), assim como no controle de pragas de grãos armazenados. O produto é inédito e está em fase de patente. Os óleos essenciais dessas plantas apresentam efeitos na repelência e na mortalidade de diferentes pragas, quando aplicados em dosagens apropriadas e não tóxicas aos animais em processo produtivo.

Segundo o pesquisador Airton Rodrigues Pinto Júnior, coordenador do curso de Agronomia da PUCPR, a pesquisa partiu dos óleos essenciais extraídos com uma tecnologia inovadora, também desenvolvida pela PUCPR, que utiliza apenas os galhos e as folhas das árvores, garantindo o uso sustentável das espécies. No bioensaio definitivo, foram testadas 11 diferentes combinações de inseticidas, com concentrações distintas de óleo de sassafrás e eucalipto, comprovando a eficácia do produto.”

PATROCÍNIO AO FUTEBOL

Novos patrocinadores dos times paulistas


segunda-feira, 18 de junho de 2012

SÃO JOSÉ DOS PINHAIS PODE TER CANDIDATO DO PMDB

Os membros da executiva estadual do PMDB do Paraná, reunidos na noite desta segunda-feira (18), em Curitiba, aprovaram o lançamento de candidatura própria em São José dos Pinhais.

A agremiação sãojoseense apresentou o nome do empresário Rodrigo Rocha Loures, ex-presidente da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) e um dos sócios da Nutrimental.

A executiva estadual peemedebista deixou claro, no entanto, que caso não prospere a candidatura própria, obrigatoriamente, o partido deverá apoiar a reeleição do atual prefeito Ivan Rodrigues, do PSD.

Em conversa com este blogueiro, Rocha Loures garantiu que disputará a prefeitura da região metropolitana “mesmo sem aliança” com outros partidos.

Com todo respeito ao candidato escolhido, acredito ser difícil a sua tarefa de desafiar o atual prefeito, não pelo uso da máquina administrativa na eleição, mas pelo excelente governo realizado, seguramente o melhor prefeito de São José dos Pinhais nos últimos 20 anos, que foi o tempo que eu acompanhei a política local.

DESPEDIDA DA INTERCAMBISTA IRA SONJA


A intercambista finlandesa Ira Sonja Hannele Venalainen, que durante um ano esteve no Brasil, como intercambista recepcionada pelo Rotary Club de Curitiba Rebouças, abrilhantando as reuniões com a sua beleza e simpatia, está de partida. Volta ao seu país natal e à sua família nesta terça-feira, dia 19 de junho.

No último sábado, os integrantes do Rotary Club de Curitiba Rebouças realizaram uma festa de despedida, na casa da companheira Salete Kato, regada a muito yakissoba, vinho, alegria e companheirismo.

Ira recebeu um certificado bilingue, de agradecimento por sua estadia, assim como os parabéns pela sua estadia, que em muito engrandeceu o clube e a ela própria, conforme afirmou, pois passou momentos maravilhosos em nosso país e em companhia dos rotarianos.

Sentiremos saudades todos. Abaixo, alguns momentos da Ira em nosso convívio:
Festa de despedida

Festa de despedida

Formatura do Curso de Português

I Noite Nordestina

Conferência Distrital


CICLO DE ACELERAÇÃO EMPRESARIAL E PROFISSIONAL

Curso que recomendo, pois conheço o professor e a sua capacidade profissional.

A JUSTIÇA FUNCIONA NA PRESSÃO

Justiça decide que áudios de operação que prendeu Cachoeira são legais
Carlinhos Cachoeira, em depoimento
Por dois votos a um, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região decidiu nesta segunda-feira (18) que as gravações telefônicas da Operação Monte Carlo são legais. Os dois votos a favor foram anunciados hoje e contrariam posição do relator, Tourinho Neto, pela ilegalidade das escutas.

Os votos pela legalidade das gravações foram dados pelos juízes federais Cândido Ribeiro e Marcos Augusto Souza. Agora, a defesa de Carlinhos Cachoeira, alvo principal da Operação Monte Carlo, estuda recorrer no próprio TRF ou no STJ (Superior Tribunal de Justiça).

Na semana passada, Tourinho Neto considerou todas as provas ilegais, argumentando que foram insuficientes as justificativas do juiz de primeira instância ao autorizar as escutas. Para ele, grampos só podem ser autorizados em situação excepcional, o que não teria acontecido na Monte Carlo. Segundo ele, as interceptações foram requisitadas pela PF com base apenas em denúncia anônima, o que considerou insuficiente.

Em seu voto anunciado hoje, entretanto, Cândido Ribeiro disse que a Monte Carlo foi uma operação excepcional porque o esquema de Cachoeira contava com o envolvimento de policiais federais e civis, e por isso, segundo ele, as gravações telefônicas eram necessárias. Já Marcos Augusto Souza afirmou que houve diligências em meio ao pedido de autorização para fazer escutas, como fotografias de casas de jogos.

A posição de Tourinho preocupava investigadores da Polícia Federal e do Ministério Público Federal porque, se fosse confirmada pelos demais juízes nesta segunda-feira, comprometeria toda a operação, muito baseada em escutas. Uma anulação colocaria em risco ainda o inquérito contra o senador Demóstenes Torres (ex-DEM-GO) no STF (Supremo Tribunal Federal) e até mesmo a continuação da CPI do Cachoeira.

Mesmo com o placar desfavorável no TRF, o advogado de Cachoeira, Márcio Thomaz Bastos, deve usar o conteúdo do voto de Tourinho Neto como argumento num possível recurso ao STJ.

COMISSÃO DISTRITAL DE ÉTICA E CIDADANIA

Abertura dos trabalhos
No último sábado, dia 16 de junho, o distrito 4730 de Rotary Internacional promoveu o I Café da Manhã SEM Corrupção, espaço para debates sobre o tema, e que evoluiu, com a anuência dos Governadores Romualdo Inckot desta ano 2011/2012 e Arlindo Venturim,  do ano rotário 2012/2013, para a criação da Comissão Distrital de Ética e Cidadania.

Foram 18, entre os Companheiros presentes, os que de forma espontânea se dispuseram a participar desta comissão, são eles:

Aquiles Francisco Wozniack, Célida Helena Andrade Vieira, Dalton Ortiz, Elizabete Regina Vendramini, Laerzio Chiesorin Jr, Herbert Moreira, Luis Pilotto Jr, Marcelo Viana, Marcos Venitius de Almeida Muniz, Maria Pierri, Mauro A. A. de Lara, Nelson Rocha, Orandi Almeida, Pedro Guetter, Roberto Preosck, Rosane Martini, Sergio Luiz Sottomaior Pereira e Vicente Rodrigues da Silva.

Governador Inckot
Nosso próximo objetivo será levar o Café da Manhã SEM Corrupção para a região de Ponta Grossa e de Paranaguá. Para isso, vamos procurar Companheiros nesses locais que se disponham a participar da Comissão ora criada.

Parabéns ao Distrito 4730 - um dos 15 mais eficientes do mundo rotário, por mais esse gesto de força e determinação.

sexta-feira, 15 de junho de 2012

CODIRC

Atenção, rotarianos e rotaractianos do Distrito 4730.

A Conferência Distrital do Rotaract se aproxima e nos contamos com sua presença!
Venha apoiar as Novas Gerações e conferir os trabalhos realizados pelos clubes nesta gestão.


quarta-feira, 13 de junho de 2012

PALESTRA CONTRA A CORRUPÇÃO

Narciso Pires,
durante palestra no RCC Rebouças
O Rotary Club de Curitiba Rebouças realizou, no último dia 30 de maio, uma palestra intitulada CORRUPÇÃO, O MAL QUE PRECISA SER ENFRENTADO, que marcou o encerramento do Ciclo de Palestras Magnas do RCC Rebouças para este ano rotário.

Ministrada pelo analista político e especialista no assunto, NARCISO PIRES, militante histórico dos movimentos populares pelos direitos humanos e grande autoridade em organização da sociedade civil com temas de enfrentamento da realidade política.

Este tema, que tem despertado grande interesse entre os rotarianos, foi desenvolvido na Sede Distrital, na Rodoferroviária, quando foi feita uma profunda análise da gênese da corrupção, tanto em nosso país como no restante do mundo, com a contextualização histórica que demonstra que, mais do que um simples problema de caráter ou de oportunidade, o mal tem a ver com o estágio evolutivo da nossa sociedade.

Entretanto, também foram apontados os caminhos para vencermos esta praga, pois a evolução das relações sociais tem sempre sido obra da própria sociedade.