Rotariano participa de Pesquisa da PUCPR que resultou na criação de um produto inédito no mercado
Airton Rodrigues Pinto Jr., engenheiro agrônomo, sócio do RCC Água Verde |
O engenheiro agrônomo e sócio do Rotary Club de Curitiba Água Verde, Airton Rodrigues Pinto Junior, coordena o desenvolvimento de uma pesquisa na PUCPR, que resultou na criação de um inseticida natural. A matéria a seguir foi publicada no site da instituição e divulgada pelo jornal Gazeta do Povo.
“A preocupação com a saúde e com o meio ambiente estimula agricultores e o próprio mercado de inseticidas a buscar produtos naturais para o controle de pragas. Atualmente, existe no mercado apenas um inseticida a base de óleo de neem, árvore com origem na Índia que hoje é cultivada em pelo menos 30 países. Apesar de seu amplo uso como inseticida, o óleo de neem ainda é pouco pesquisado, não existindo na literatura informações sobre a dosagem segura do produto, cujo princípio ativo sugere efeito anticonceptivo, ocasionando riscos para a reprodução animal e vegetal.
Atenta a este cenário, a PUCPR desenvolveu uma pesquisa que comprovou a eficácia de um inseticida a base de óleos essenciais de sassafrás (Ocotea odorifera) e eucalipto (Eucalyptus viminalis) no controle de larvas e adultos de cascudinho (Alphitobius diaperinus), assim como no controle de pragas de grãos armazenados. O produto é inédito e está em fase de patente. Os óleos essenciais dessas plantas apresentam efeitos na repelência e na mortalidade de diferentes pragas, quando aplicados em dosagens apropriadas e não tóxicas aos animais em processo produtivo.
Segundo o pesquisador Airton Rodrigues Pinto Júnior, coordenador do curso de Agronomia da PUCPR, a pesquisa partiu dos óleos essenciais extraídos com uma tecnologia inovadora, também desenvolvida pela PUCPR, que utiliza apenas os galhos e as folhas das árvores, garantindo o uso sustentável das espécies. No bioensaio definitivo, foram testadas 11 diferentes combinações de inseticidas, com concentrações distintas de óleo de sassafrás e eucalipto, comprovando a eficácia do produto.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário