terça-feira, 19 de junho de 2012

ROTARIANO EM DESTAQUE

Rotariano participa de Pesquisa da PUCPR que resultou na criação de um produto inédito no mercado

Airton Rodrigues Pinto Jr.,
engenheiro agrônomo,
sócio do RCC Água Verde
O engenheiro agrônomo e sócio do Rotary Club de Curitiba Água Verde, Airton Rodrigues Pinto Junior, coordena o desenvolvimento de uma pesquisa na PUCPR, que resultou na criação de um inseticida natural. A matéria a seguir foi publicada no site da instituição e divulgada pelo jornal Gazeta do Povo.

“A preocupação com a saúde e com o meio ambiente estimula agricultores e o próprio mercado de inseticidas a buscar produtos naturais para o controle de pragas. Atualmente, existe no mercado apenas um inseticida a base de óleo de neem, árvore com origem na Índia que hoje é cultivada em pelo menos 30 países. Apesar de seu amplo uso como inseticida, o óleo de neem ainda é pouco pesquisado, não existindo na literatura informações sobre a dosagem segura do produto, cujo princípio ativo sugere efeito anticonceptivo, ocasionando riscos para a reprodução animal e vegetal.

Atenta a este cenário, a PUCPR desenvolveu uma pesquisa que comprovou a eficácia de um inseticida a base de óleos essenciais de sassafrás (Ocotea odorifera) e eucalipto (Eucalyptus viminalis) no controle de larvas e adultos de cascudinho (Alphitobius diaperinus), assim como no controle de pragas de grãos armazenados. O produto é inédito e está em fase de patente. Os óleos essenciais dessas plantas apresentam efeitos na repelência e na mortalidade de diferentes pragas, quando aplicados em dosagens apropriadas e não tóxicas aos animais em processo produtivo.

Segundo o pesquisador Airton Rodrigues Pinto Júnior, coordenador do curso de Agronomia da PUCPR, a pesquisa partiu dos óleos essenciais extraídos com uma tecnologia inovadora, também desenvolvida pela PUCPR, que utiliza apenas os galhos e as folhas das árvores, garantindo o uso sustentável das espécies. No bioensaio definitivo, foram testadas 11 diferentes combinações de inseticidas, com concentrações distintas de óleo de sassafrás e eucalipto, comprovando a eficácia do produto.”

Nenhum comentário: