quarta-feira, 27 de junho de 2012

PLATINENSES ALCANÇAM OS DOIS PRIMEIROS LUGARES EM OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA

Gustavo Sylvio de Paula Menani e Diovana Magalhães Toledo Pimenta:
Ouro e prata Olimpíada Brasileira de Matemática
A Secretaria da Educação do Paraná foi destaque da Região Sul da 7ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). O prêmio foi recebido em Curitiba, pelo vice-governador e secretário da Educação, Flávio Arns, durante a entrega de medalhas aos alunos vencedores dessa edição do evento.

Segundo Flávio Arns, a premiação recebida é fruto do intenso trabalho realizado pela secretaria e do empenho dos professores nas escolas. “Todos têm direito à educação de qualidade. A Olimpíada é importante para os alunos descobrirem seus talentos, identificar sua vocação para a construção de uma sociedade melhor”, ressaltou.

Ao todo, os estudantes do Paraná conquistaram 193 medalhas – 128 delas são de alunos da rede estadual. São 61 medalhas de prata e 104 de bronze, além de 786 menções honrosas. As 28 medalhas de ouro serão entregues na primeira quinzena de agosto, em evento a ser realizado no Rio de Janeiro.

Também foram premiadas as secretarias municipais de Educação de Curitiba e de Francisco Beltrão. As escolas estaduais Nossa Senhora das Graças, em Irati; Medalha Milagrosa, em Ponta Grossa; Colégio Estadual Gastão Vidigal, em Maringá; Colégio Estadual do Paraná e o Colégio da Polícia Militar, ambos em Curitiba, receberam um computador e um kit de projeção móvel.

O aluno da Escola Estadual Santa Terezinha, de Santo Antônio da Platina, Gustavo Sylvio de Paula Menani, recebeu medalha de ouro. E a aluna Diovana Magalhães Toledo Pimenta, também da E.E. Santa Terezinha, recebeu medalha de prata.

É incrível a determinação destes alunos, que além da jornada escolar normal, se esforçam em aprofundar seus conhecimentos em matemática e se preparam no CEA, no período vespertino, para prestarem exames no IFPR e na Escola SESC – Rio de Janeiro (considerada um modelo de educação para o Brasil).

Diovana quer fazer engenharia química e Gustavo engenharia civil. Ambos pensam em universidades públicas federais, pois o prêmio que ganharam nesta olimpíada de matematíca deu a eles uma bolsa imediata para fazer um curso de matemática em Londrina, uma viagem para o Rio de Janeiro (Gustavo) e uma viagem para Curitiba (Diovana). E mais, uma bolsa de estudos caso passem em um vestibular de universidade federal em qualquer curso que tenha a matemática como uma das disciplinas específicas, contam Gustavo e Diovana.

É claro que eles vão conseguir tudo isso. É só ver a rotina que cumprem espontaneamente e com prazer: Escola, Preparatório CEA, curso de matemática em Londrina.

É a alegria de quem não mediu esforços para alcançar seus objetivos.

“Eu queria muito ganhar este prêmio, e fiquei muito feliz“, disse Gustavo.

“Eu nem acreditei quando recebi o resultado. Lá em casa todo mundo ficou muito feliz. Foi legal“, declara Diovana.

Nenhum comentário: