quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

RELATÓRIO DE INTERCÂMBIO - AMANDA KATO


Reproduzo, abaixo, o relatório da intercambista Amanda Kato, que representa o Rotary Club de Curitiba Rebouças e o Brasil em Tóquio, no Japão.
こんにちは、 みんな お元気ですか。 
Boa Tarde, todos estão bem?
                Bom, meu intercâmbio começou no aeroporto, com muitas lágrimas, abraços e despedidas, fui para São Paulo e esperei 8 horas para o meu voo para Detroit. Em Detroit esperei 7 horas, e quando estava embarcando me encontrei com mais dois intercambistas do Rotary, um indo para o Japão e a outra para Taiwan, e a troca de pins começou.
                Eu cheguei de Tóquio depois de 40 horas viajando (24 horas dentro do avião), e já no aeroporto me deram minha identidade para o ano- os japoneses são mesmo rápidos- e encontrei com a minha família me esperando ansiosos com cartazes. Fomos para um restaurante comemorar e conheci os pais de todas as minhas famílias, presidente e conselheiro.
Não dá para acreditar que já se passaram 3 meses desde que eu vim.  O primeiro dia foi o mais estressante, cidade nova, língua nova e pessoas que eu não conhecia. Mas todos foram muito gentis e receptivos, e logo me senti em casa.
Aqui é tudo muito diferente do Brasil, a comida, as pessoas, o tempo e a língua! Mas tudo é maravilhoso e eu estou adorando cada segundo que eu passo aqui, todos fazem o melhor e tentam me ajudar em tudo que é possível.
Na minha segunda semana eu escalei o Mt. Fuji e fui na montanha russa mais rápida do mundo, e na mais alta. E no primeiro mês já conseguia ir para todo o lugar de metro sozinha.
O Japão é muito diferente, ônibus sem escada e com ar condicionado, pouquíssimas lixeiras e chão limpo, pessoas dormindo no metro por todo lado (até de pé!), pessoas muito educadas, muitos estrangeiros e para minha surpresa, música brasileira em todo lugar! Apesar das diferenças já amo o Japão como amo o Brasil. Minhas experiências estão sendo inesquecíveis.
No segundo mês eu fui para a Disney Sea, com meu host brother. Também fiz pão de queijo e beijinho para todos aqui, com uma breve apresentação sobre eles, todos adoraram! Na semana seguinte tivemos o acampamento de outono, onde fizemos uma apresentação (em japonês!) sobre os nossos países, no final duas pessoas escolheram o Brasil como primeira opção.
E já tenho mais 5 apresentações agendadas, em Rotary clubes, Interact clubes e em escolas.
Eu estou adorando esse país maravilhoso, e só tenho a agradecer ao Rotary por essa oportunidade, muito obrigada por todo o apoio, orientação e ajuda que todos nos deram, espero que o programa continue por muitos e muitos anos.
Beijos Amanda.

Nenhum comentário: