terça-feira, 26 de março de 2013

REFLEXÕES SOBRE RELIGIÃO

Interessante mensagem recebida por e-mail, de meu amigo Dionísio, que compartilho com todos.

Repassando e não consigo deixar de comparar Jesus e suas vestes com as dos Cardeais, as instalações onde viveu e as do Vaticano que são luxuosas e materialmente valiosíssimas. Na primeira situação, o exemplo da ação, atitude, autenticidade. Na segunda, o “faça o que eu digo e não faça o que eu faço”.

Jesus ensinou-nos algo que é demasiadamente simples para que seja seguido, executado: “Faça para seus semelhantes tudo aquilo que você gostaria que fizessem para você”. É esta a “regra de ouro” do conhecimento que possibilitaria convivência dos humanos entre si de maneira construtiva, feliz. Em outras palavras, ensinadas pelos Romanos - que foram os criadores de Regras de Direito mínimas para possibilitar as interações das pessoas - “o marco divisório das características das ações humanas é a diferença entre a boa fé e má fé”. Foi esta a semente que originou, no moderno Direito Penal Alemão, a Teoria Finalista da Ação, segundo a qual o dolo não mais é analisado na Culpabilidade e sim como elementar do Tipo Penal.

Meu pai costumava dizer que “de nada vale um contrato com milhares de cláusulas se uma das partes não está com a finalidade de cumpri-lo, mas, sim, com má fé” (dólo - sem acento- e não dôlo como já ouvi muitos pseudo juristas falarem).

Não consigo me livrar do espanto que senti ao ouvir dos Cardeais que Deus “baixou” na Capela Cistina para inspirá-los na escolha do novo Papa. Então segue-se a pergunta óbvia : e onde estava Deus durante as sessões de pedofilia, quando das lavagens de dinheiro tão lucrativas , quando das vendas de indulgências, quando das execuções de Santas Inquisições ???

A humanidade continua a mesma: a invocação do sobrenatural com o objetivo de conseguir, manter ou ampliar poder.

Respeito profundamente os que acreditam em Religiões engendradas pelo ser humano, mas, não posso esquecer-me da lição do Teólogo Rubem Alves, que também é Pedagogo, Psicólogo, Poeta, Filósofo. Ensinamento que me guia com muita cautela nessa seara. Lembrando que cautela não é o mesmo que agnosticismo ateísta.

Afirma ele : “Sou religioso, bem por isso não tenho Religião... Religiões objetivam vender Deus engarrafado, cada qual alardeando exclusividade...”

Saudações de um agnóstico teísta que não se cansa de tentar aprender sobre - e analisar - : “quem somos, de onde viemos, para onde vamos ? “

Somos dotados de Razão. O cérebro é ótimo, todos deveriam ter um.



“Se bilhões acreditam numa besteira, a besteira

continua sendo uma besteira...”

Bertrand Russell

Nenhum comentário: