segunda-feira, 3 de junho de 2013

ROTARACT É DESTACADO PELA GAZETA DO POVO


O Caderno Gaz+, da Gazeta do Povo, publicou neste sábado (11), reportagem sobre o Rotaract, destacando os clubes do Distrito 4.730. A produção também faz parte do projeto “Política Cidadã, Assuma Seu Poder,” que traz uma série de reportagens sobre atuação social paranaense.

Jovens em prol da sociedade

Participantes dos Rotaract Clubs ajudam comunidade

Angela Weber, de 24 anos,
é Representante Distrital dos Rotaracts do Distrito 4730.
Foto: André Rodrigues -Gazeta do Povo
Por Luciane Cordeiro

Com uma batida no sino, os integrantes sabem que chegou a hora da reunião. Primeiro, os jovens saúdam o pavilhão e em seguida fazem uma oração simbólica. Assim que todos estão confortáveis, o presidente pede que os associados contem uma notícia boa, para quebrar a formalidade, e dá sequência falando sobre o desenvolvimento de projetos sociais realizados na Associação 23 de Agosto, localizada na Vila Osternack, no Sítio Cercado. Em meio a falas da mesa diretiva, jovens de 18 a 30 anos dão sugestões de como podem ajudar e formas para melhorar os projetos sociais existentes. A reunião não é à toa. Os dez integrantes do Rotaract Club Curitiba Rebouças estão ali voluntariamente dispostos a atenderem uma comunidade desassistida pelo poder público. Em Curitiba, existem outros nove Rotaracts.

Ao doarem seu tempo e se organizarem em grupos para atender à sociedade, milhares de jovens vinculados ao Rotary Club estão nesse momento pensando em campanhas ou atividades voltadas para um bem comum. No Brasil, são quase 17 mil rotaractianos planejando ações como melhorar o posto de saúde no bairro que o clube atende, como repor o estoque de sangue nos centros de coleta, e de forma levar contraturno escolar para crianças de comunidades carentes.

Tudo planejado, organizado e executado por jovens universitários ou recém-formados, que põem a mão na massa para fazer acontecer. “O jovem que faz parte do Rotaract tem o desejo por mudança. Quer ser uma pessoa que faz a diferença no mundo e não fica apenas sonhando”, conta a representante distrital do distrito rotariano 4730, Angela Weber, de 24 anos. Além de abraçar a causa humanitária, o rotaractiano pode se desenvolver profissionalmente ao fazer intercâmbio profissional ou cultural e ainda criar laços de amizade fortes e duradouros. “Nós somos como uma família e temos o desejo de conhecer o outro”, completa.

Com as próprias mãos

E é pelo desejo de mudança que o Rotaract Club Curitiba Rebou­­­­ças trabalha intensamente na Vila Osternack. Próximo dos moradores, o clube executa projetos idealizados pela própria comunidade e corre atrás de organizações que possam ajudar na causa. O projeto de arborização foi um dos desejos dos moradores que sentiram necessidade de melhorar o ambiente ao plantar mudas de árvores frutíferas. Além disso, os associados estão planejando a revitalização de um posto de saúde na região. “Nós ouvimos a comunidade e percebemos que era isso que eles queriam com mais urgência. Infeliz­­­mente, não conseguimos atender a todos os pedidos”, explica o presidente Ale­xandre Hart­­­mann,de 30 anos. “O nosso desafio é fazer com que a própria comunidade se envolva, pois não vamos conseguir fazer sem a ajuda deles”, ressalta Marina Pujol Busch­­­mann, de 25 anos, representante distrital.

Rotaract Club existe no mundo inteiro

Espalhados por 189 países, 229 mil rotaractianos se esforçam para desenvolver cultural e socialmente comunidades carentes. Fundado há 45 anos, a organização jovem do Rotary preza pela mudança por meio do desenvolvimento profissional e de liderança de jovens que decidiram se engajar. Como não tem muita gente que topa se envolver e comparecer semanalmente nas reuniões, sem falta, os dez clubes curitibanos sofrem um pouco para conquistar associados. Em média cada um deles tem entre oito e dez integrantes.

No entanto, para fazer parte de um dos Rotaracts o candidato precisa ter perfil de liderança, ser interessado por causas sociais, ter o desejo por mudança e levar o compromisso a sério. Se você se encaixa nesse perfil, há dois caminhos para entrar em um clube: sendo convidado por um dos integrantes ou indo a uma das reuniões semanais. E, para ser considerado sócio, o jovem precisa participar de sete encontros e demonstrar que tem afinidade com os objetivos do grupo.

Em cada clube há um presidente, um vice-presidente, um secretário, um tesoureiro e diretores que fazem o planejamento da gestão, que dura um ano. Em cada estado, os Rotaracts são divididos em distritos, uma espécie de região geográfica e em cada distrito há um representante, assim como os Rotary Club.

Nenhum comentário: