quarta-feira, 15 de abril de 2015

PARANAENSE FACHIN É INDICADO PARA O STF

http://politica.estadao.com.br/fotos3/124x70/novo-ministro.jpg
Após alguma demora e indefinição, a presidente Dilma finalmente decidiu-se pelo nome do jurista paranaense Luiz Édson Fachin, muito respeitado por seu alto conhecimento jurídico, assim como por sua reputação ilibada, para ser o novo ministro do Supremo Tribunal Federal.
Luiz Edson Fachin, grande jurista paranaense

Fachin vai ocupar a vaga de foi de Joaquim Barbosa, de triste memória, que, ao alcançar o posto mais alto do poder judiciário no Brasil não soube manter um comportamento à altura, afundando-se em desmandos e julgamentos sem o devido embasamento legal, além de outros episódios que terminaram por determinar a sua aposentadoria precoce.

Abaixo a nova composição do Supremo Tribunal Federal, que por algum tempo ainda terá que conviver com escroques togados, como o ministro Gilmar Mendes, notório pelas vendas de sentenças que beneficiam banqueiros e traficantes, livrando-os da cadeia e propiciando a fuga do país, diretamente para a impunidade, além de atuação desastrosa em ações que poderiam beneficiar o povo brasileiro.

Sua mais recente maldade é segurar, por mais de um ano, já, o processo que discute a proibição de doações de empresas a candidatos, nas eleições, impedindo a tramitação do tema, altamente relevante para a nação, principalmente neste momento de investigações de relações promíscuas entre os financiadores de campanha e o grande nível de corrupção que assola o país, demonstrando que o esquema já é antigo e foi utilizado por muita gente. Principalmente por quem o indicou para o cargo.

Mas, falando principalmente de coisa boa, Fachin vai ocupar vaga que o Estado do Paraná não tinha há muito tempo, desde a criação do Excelso Pretório, e que teve por estrela solitária o jurista Ubaldino do Amaral Fontoura, que embora de grande brilho, teve duração efêmera, sendo nomeado em dezembro de 1894 e exonerado a pedido em maio de 1896.

Passados quase 110 anos, novamente um jurista nascido em terras paranaenses terá a oportunidade de brilhar no STF.




Nenhum comentário: