segunda-feira, 7 de novembro de 2011

SUPERCOMPUTADOR DA PETROBRAS

Petrobras monta supercomputador para acelerar pesquisa sísmica

A Petrobras possui um equipamento que vai aumentar em dez vezes a capacidade de processamento de imagens de áreas com potencial de produção de gás e óleo. É o Grifo04, um supercomputador que tem capacidade de processamento de 1 petaflop (1 quatrilhão de operações matemáticas por segundo). Ele vai estar no ranking dos 500 supercomputadores mais potentes do mundo, que é feito semestralmente pela empresa Top 500. Já é o mais veloz do Brasil.

O Grifo04 foi projetado pela equipe de tecnologia da informação (TIC) da Petrobras, em parceria com a área de Exploração e Produção (E&P), e consome 90% menos energia que um supercomputador vendido no mercado atualmente.

Além de maior precisão na prospecção de petróleo e gás, o Grifo04 também trouxe economia para a Petrobras. Se o supercomputador não fosse montado, seria necessário gastar R$ 180 milhões num novo Centro de Processamento de Dados. O custo do Grifo04 foi de R$ 15 milhões.

A Petrobras é pioneira no uso dessa tecnologia na indústria do petróleo (começou em 2007, com seus técnicos publicando artigos internacionalmente). “O parque de computação de alto desempenho tem saltos tecnológicos a cada dez anos, e a nossa meta é acompanhar esses saltos”, conta o analista de sistemas Bernardo Fortunato Costa.

Nenhum comentário: