segunda-feira, 7 de novembro de 2011

DANIEL ORTEGA É REELEITO NA NICARÁGUA

Sandinista Daniel Ortega é reeleito na Nicarágua por ampla maioria‎

Após receber 66,43% dos votos, o presidente comandará o país pelo terceiro mandato consecutivo

Comemoração dos Sandinistas
Reeleito com 66,43%, o presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, de 65 anos, comandará o país pelo terceiro mandato consecutivo. Os resultados oficiais das eleições, realizada neste domingo (06/11), foram divulgadas nas primeiras horas desta segunda-feira (07/11).

Ortega, um ex-guerrilheiro marxista e líder da FSLN (Frente Sandinista de Libertação Nacional), venceu o empresário Fábio Gadea, que conquistou 25,52% dos votos. Mais de 70% dos eleitores credenciados compareceram às urnas. 

Também disputaram a corrida presidencial o ex-presidente Arnoldo Alemán, que obteve 7,1% dos votos, e o deputado Enrique Quiñónez, que conseguiu 0,2% e o acadêmico Roger Guevara, que alcançou 0,07%. Mesmo antes da confirmação oficial dos dados, os simpatizantes de Ortega começaram as comemorações ontem.

Aproximadamente 3,4 milhões de eleitores estavam credenciados para votar ontem. O pleito incluiu escolhas para os cargos de presidente da Nicarágua, vice-presidente, 90 deputados da Assembleia Nacional e 20 representantes para o Parlamento Centroamericano.

Ortega se elegeu pela primeira vez presidente em 1980, depois que a insurreição sandinista, de esquerda, derrubou a ditadura de Anastacio Somoza. Em 2007 ele regressou ao poder, após 16 anos de governos de direita no país.
Depois que os sandinistas tomaram o poder, a Nicarágua se tornou nos anos 1980 palco de confrontos da Guerra Fria, que opuseram o governo aos rebeldes chamados "contras", os quais tinham o apoio dos Estados Unidos.

Nenhum comentário: