domingo, 26 de junho de 2011

MENSAGEM DE DESPEDIDA DO GOVERNADOR SPERANDIO

Governador Alcir Sperandio, do Distrito 4730,
discursando na posse do Rotary Club de Curitiba Rebouças
Chegamos ao fim de nossa jornada no ano rotário 2010/2011, e junto com ele ficará a saudade. Saudade de todos os clubes, de todos os meus companheiros do Distrito 4730 que souberam engrandecer e demonstrar o valor de Rotary International, pois todos se uniram e se engajaram no lema FORTALECER COMUNIDADES, UNIR CONTINENTES.
Fomos muito bem recebidos por todos os clubes, nos quais pudemos ver o ímpeto e a voluntariedade dos companheiros na totalidade dos projetos preconizados para este ano rotário.
Aumentamos o quadro social, e mesmo que este aumento do quadro social não tenha sido o esperado, acreditamos que ganhamos em qualidade nos novos companheiros em todos os clubes do nosso Distrito. Isso faz a diferença e demonstra ao mundo rotário o quão importantes somos para Rotary International.
Aumentamos o numero de Rotaracts e Interacts e mais, batemos o recorde de recolhimento para a Fundação Rotária. Chegamos a U$ 175.00000 - cento e setenta e cinco mil dólares americanos, o que nos dá a condição de bater no peito e dizer: NÓS SOMOS OS MELHORES ROTARIANOS DO MUNDO. Sim, porque todos nós contribuímos, mesmo com valores pequenos, mas todos os companheiros depositaram os seus valores na forma recomendada por RI.
E assim, todos os programas foram atendidos. 
Os Subsidios Simplificados também foram atendidos na forma da nossa capacidade contributiva. 
Com certeza não fizemos tudo o que queríamos. Não pudemos, mas todos os companheiros sabem, com certeza, que não podemos fazer tudo o que queremos e muito menos podemos fazer tudo o que os outros querem. De qualquer forma, tive a honra de bem representar o bom nome de Rotary International em todas as oportunidades. Em momento algum deixei de procurar desenvolver a contento o encargo de Governador Distrital, cargo este que recomendo a todos os rotarian os um dia se habilitarem a exercê-lo, pois verão o quão gratificante é a realização de atividades rotárias, sem contar o objetivo de beneficiar os menos favorecidos.
Enumerar os projetos vistos por este Governador não seria possível, pois certamente ocuparia um espaço muito maior do que este. Todos os 75 clubes fizeram mais do que o imaginado.
Foi emocionante ver um clube adotar, por exemplo, uma criança sem braços e sem pernas. Foi gratificante ver Apaes desenvolverem trabalhos com o apoio de clubes rotários. Foi sensacional ver programas de saúde – da visão, cardiológico, ortopédico, enfim, programas mais que assistenciais realizados pelos clubes.
A sensação que este governador tem, neste momento, é do dever cumprido.
Fizemos mudanças. Muitas radicais e pouco compreendidas por alguns, mas que certamente terão reflexos futuros de valores incomensuráveis.
Todos os clubes tiveram divulgados os seus projetos em nosso site. A carta mensal também foi divulgada de forma virtual por ser mais interessante para o Distrito e mais economica para todos. E porque muitas coisas mudaram, o mundo mudou e nós não tivemos medo de mudar o mutável, apesar de algumas e esparsas críticas daqueles que não querem mudar, ou que tem medo de mudanças ou porque não sabem mudar o que pode ser mudado.
Mas nós, ao contrário, fizemos as mudanças e fizemos uma grande economia, afinal o orçamento para o Distrito 4730 nunca foi benevolente e tampouco o será.
O mundo virtual aí está para ser usado por quem saiba e queira fazê-lo. Só não fará uso dele quem está estagnado no tempo.
A título de divulgação apresentamos em breve relatório estatístico das matérias publicadas no site do Distrito 4730 no ano rotário 2010-2011.
Fonte Nº de matérias Proporção.
Rotary International 33 12%
Distrito 115 41% 
Clubes 120 43%
Rotaract/Interact 12 04% 
Total veiculado 280 100%

Além das matérias jornalísticas, foram publicadas nas abas laterais do site, informações úteis aos rotarianos e visitantes, inclusive os quadros estatísticos mensais de freqüência, movimentação de associados e contribuições à Fundação Rotária, o que assegurou uma média expressiva de acessos diários, sendo que ao ensejo em que fechávamos o presente relatório o numero de visitantes registrado as 17h36m. já era de 558.
Média semanal de novas matérias publicadas 5,38.
Dever cumprido, mas nada foi feito sozinho por este governador, é claro.
Não nominarei todos aqueles que estiveram comigo neste ano rotário, pois poderia cometer pequenos deslizes e isto acarretaria eventuais dissabores.
Tive um grupo fabuloso de governadores assistentes. Fui muito bem assessora do pelo Colégio de Governadores, pelo meu Instrutor Distrital, pelo sensacional corpo de presidentes, e tive, como não poderia ser diferente, um grupo de pessoas muito próximas que me deram um grande apoio, sem o qual nada poderia ser feito.
Quero externar os meus agradecimentos a todos que tudo fizeram para que aqui chegássemos com sucesso.
Caros companheiros. Com certeza o lema deste ano rotário: FORTALECER COMUNIDADES, UNIR CONTINENTES, terá a sua continuidade no ano vindouro, pois, todas as mudanças que fizemos darão frutos no futuro. Todos se conhecerão a si próprios para unir a humanidade.
Um afetuoso abraço a todos os companheiros do Distrito 4730 e, mais uma vez, o meu agradecimento. Estou muito feliz, pois tive a demonstração de muito carinho vindo de cada um de vocês.
Que Deus continue iluminando o caminho de todos.
Muito obrigado.
Alcir Sperandio
Governador 2010/2011

Nenhum comentário: