sexta-feira, 30 de março de 2012

CURITIBA TERÁ NOVO FÓRUM CÍVEL

imagem arquitetônica do novo prédio do fórum cível
O Tribunal de Justiça do Paraná publicou, na última segunda-feira (26), o edital de licitação da primeira etapa das obras do novo Fórum Cível de Curitiba. Há anos a seccional do Paraná da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PR) vem denunciando os problemas da atual sede e pressionando pela construção de um novo espaço mais adequado. O custo da primeira etapa está estimado em R$ 14,5 milhões. O projeto prevê a construção de 16 mil metros quadrados, no terreno do futuro Centro Judiciário de Curitiba, no Ahú.

De acordo com o diretor do Departamento de Engenharia e Arquitetura (DEA) do Tribunal de Justiça, Cornelius Unruh, o prédio terá estrutura horizontal, com quatro pavimentos construídos no sistema de pré-moldados em concreto armado. Na segunda etapa serão feitas obras internas dessa nova edificação e também a remodelação do prédio do antigo presídio.

Segundo Unruh, o prédio antigo, que abrigava o presídio, terá 9.616m² de área reformada e receberá 14 varas. Um novo prédio será construído anexo ao antigo, com aproximadamente 15 mil quadrados e receberá 23 varas. Como resultado, o espaço físico será dobrado se comparado às varas cíveis hoje existentes. O valor total das duas etapas, segundo o diretor do DEA, deverá chegar a R$ 45 milhões. O projeto do novo fórum mantém as características externas do prédio antigo, assim como ocorrem com edifícios históricos.

“Essa obra é resultado da pressão dos advogados e da boa vontade da atual direção do Tribunal de Justiça, que está resolvendo uma pendência de décadas. O novo Fórum é uma obra muito importante para a advocacia e para o aprimoramento da Justiça”, afirmou o presidente da OAB-PR, José Lucio Glomb.

A primeira etapa da obra do novo Fórum Cível de Curitiba está com a conclusão prevista para janeiro de 2013. A parte inicial do projeto, que compreende a execução e elaboração da estrutura, foi licitada pelo TJ-PR por meio da concorrência nº 35/2012, assinada recentemente pelo presidente do tribunal, o desembargador Miguel Kfouri Neto. A concorrência, do tipo menor preço, está à disposição dos interessados no site do TJ. A abertura dos envelopes ocorrerá no próximo dia 3 de maio.

Nenhum comentário: