quarta-feira, 14 de março de 2012

ROTARACT É HOMENAGEADO PELA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA

Jovens paranaenses que integram o Rotaract Club foram homenageados na terça-feira (13), durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa. “Eles participam de um programa do Rotary Internacional, a ONG mais antiga do mundo, que visa o desenvolvimento profissional e trabalha sob o lema ‘Companheirismo através do servir & servir através do companheirismo’”, destacou o deputado Marcelo Rangel, propositor da homenagem aos 44 anos do programa Rotaract Club – Distrito 4730.

Segundo Rangel, por meio dessa união de jovens, comunidades carentes são estimuladas a superar suas dificuldades, envolvidas pelo espírito de amizade e paz. Durante a sessão, a estudante Raphaella Caçapava Santos de Castro falou em nome dos homenageados, enfatizando os objetivos e as ações implementadas pela instituição. Na ocasião, ela recebeu uma menção honrosa em nome de todos os jovens que atuam na entidade.

“Fazemos questão de formar líderes que sejam sensíveis às necessidades da comunidade”, declarou o rotariano Mauro Toledo, que também participou da cerimônia, ao lado de Fernando Coutinho Filho, representando Romualdo Inckot, governador do Rotary Internacional; e de João Paulo de Miranda, assessor de imagem pública e informação do Rotaract – Distrito 4730. O presidente Valdir Rossoni agradeceu a presença dos rotarianos e convidados, lembrando a importância da participação da juventude na construção do processo de cidadania.

Amizade 

O Rotaract é um programa do Rotary que consiste na formação de clubes dedicados a serviços humanitários, integrados por jovens de 18 a 30 anos, que podem ser sediados na comunidade ou em uma universidade. É considerado um dos programas de maior sucesso do Rotary, com mais de 8.800 clubes em 170 países e regiões geográficas.

A missão do Rotary Internacional é capacitar os rotarianos para que possam promover a boa vontade, a paz e a compreensão mundial por meio de apoio a iniciativas de melhoria da saúde, da educação e do combate à pobreza. O Rotary, que não tem fins lucrativos, surgiu há mais de 100 anos nos Estados Unidos.

O primeiro clube de prestação de serviços do mundo, o Rotary Club de Chicago, foi formado em 23 de fevereiro de 1905, por Paul P. Harris, um advogado que queria reproduzir em um grupo profissional o mesmo espírito de amizade que caracterizava as cidades pequenas de sua juventude. O nome “Rotary” surgiu devido ao sistema inicial de rodízio das reuniões, que eram alternadas entre os escritórios dos integrantes do grupo.

Nenhum comentário: