quarta-feira, 5 de setembro de 2012

ROTARY PARTICIPA DO AGOSTO AZUL

Mesa dirigente da Assembléia para a cerimônia
A Assembleia Legislativa do Paraná realizou no dia 29 de agosto uma sessão plenária especial em comemoração ao Agosto Azul, campanha estadual dedicada às ações de prevenção e promoção à saúde do homem. O evento homenageou homens de destaque da sociedade paranaense, entre eles o jogador da seleção brasileira de vôlei, Gilberto Amauri de Godoy Filho - o Giba e o Valdir Pipoqueiro, personagem que é um dos símbolos do empreendedorismo, e que já foi assunto neste blog.

O atleta paranaense foi duas vezes medalhista olímpico e já participou de diversas campanhas de interesse à Saúde. A mais recente foi em abril deste ano, quando gravou um vídeo de alerta sobre os perigos do câncer para uma mobilização via redes sociais. Giba enfrentou a leucemia, um tipo de câncer, durante a infância e após meses de tratamento conseguiu a cura. 

Para o coordenador estadual de Saúde do Homem, Rubens Bendlin, que participou da homenagem, atletas como Giba cumprem um importante papel social, principalmente no incentivo a prática de atividades físicas. “Ele é um ídolo de todas as idades e por isso serve como um agente multiplicador de hábitos saudáveis”, explica.

A alimentação inadequada e o sedentarismo são alguns dos fatores de risco para o desenvolvimento de problemas cardiovasculares. No Brasil, as doenças do coração, como o acidente vascular cerebral e o infarto, são a segunda causa de morte mais frequente entre os homens e geralmente só são identificadas quando a situação já é crítica.

A resistência do homem em procurar um médico dificulta o diagnóstico precoce de algumas doenças. “Quanto mais cedo uma doença é identificada, maior a chance de cura do paciente, visto que o tratamento é mais eficaz quando a doença está em estágios iniciais”, explicou Bendlin.

ROTARY

O Rotary Club de Curitiba Rebouças esteve presente no evento, através de seu vice-presidente, Orandi Almeida, em cuja gestão como presidente foi criado o programa rotário de Saúde do Homem, com o mesmo escopo da campanha legislativa, que acabou por virar lei estadual.

Nenhum comentário: