terça-feira, 30 de abril de 2013

REUNIDO O CONSELHO DE LEGISLAÇÃO DO ROTARY INTERNACIONAL

Estão reunidos na cidade de Chicago, Illinois, EUA, representantes dos 532 distritos rotários do Mundo no período de 21 a 26 de abril, discutindo propostas de mudanças nas regras do Rotary International, com práticas nos 34.219 clubes existentes nos 215 países em que se encontram, reunindo 1.212.653 rotarianos. “A cada três anos, o Conselho de Legislação (COL) do Rotary International se reúne para analisar e deliberar sobre todos os itens de legislação recebidos de clubes, distritos e do Conselho Diretor do RI”, disse o Governador do Distrito 4510 do Rotary International, Gestão 2007-08, o empresário Cleuto José Magnani, associado do Rotary Club de Pederneiras. “Inclusive com poder de alterar documentos estatuários do RI e de adotar resoluções”, completou o representante do Rotary International na região centro oeste do interior do Estado de São Paulo. 

Esta é a 79ª edição do Conselho de Legislação do Rotary International que evoluiu de uma simples sessão plenária para um órgão legislativo completamente independente. “Os avanços tecnológicos também tiveram impacto profundo no Conselho”, falou Cleuto José Magnani ao lembrar que na década de 70, os delegados usavam fones de ouvido bem grandes para ouvir a interpretação das sessões em seu idioma. “Hoje os delegados têm acesso a equipamentos compactos de interpretação e vários intérpretes trabalham em cabines na lateral da câmara do Conselho”, ao destacar que toda a votação é eletrônica desde 2001.

Uma das decisões memoráveis do Conselho de Legislação do Rotary International aconteceu em 1989, quanto os delegados votaram por admitir mulheres em Rotary Clubs no mundo inteiro. Esta reunião é considerada um marco na história da organização e foi o fechamento de uma iniciativa que já levava décadas e que já estivera em votação em diversos Conselhos de Legislação anteriores. “O Conselho de Legislação é o principal agente de mudanças do Rotary, permitindo que a organização avalie sua relevância no mundo atual, refletindo mudanças de estilo de vida, prioridades, tecnologia e negócios”, falou o representante do Distrito 4510 do Rotary International.

Até o dia 26 de abril são 199 propostas de legislação enviadas ao Conselho de Legislação de 2013 feitas por clubes, distritos, Conselho e Conferência do RIBI e Conselho Diretor do RI. Todos os itens foram recebidos pelo secretário-geral até o prazo final de 31 de dezembro de 2011. O Conselho Diretor do RI, trabalhando com a Comissão de Estatutos e Regimento Interno, considerou as propostas como “regulares”. “Existem dois tipos de propostas: de emendas e de resoluções”, explicou Cleuto José Magnani ao definir uma proposta de emenda que visa alterar os documentos estatutários do RI, que incluem os Estatutos do RI, o Regimento Interno do RI e os Estatutos Prescritos para o Rotary Club, enquanto que uma proposta de resolução não visa alterar os documentos estatutários. 

Nenhum comentário: