quarta-feira, 24 de abril de 2013

CLUBE DE ROTARY PROMOVE CONCURSO SOBRE "PAZ NAS ESCOLAS"

Os rotarianos que fazem parte do Rotary Club de Marília Pioneiro, no Distrito 4510 do Rotary International, estão desenvolvendo a 6ª Edição do Programa Concurso da Paz e Compreensão Mundial, iniciado na Gestão 2007-08, com o objetivo de reconhecer e fortalecer ações inspiradoras pela paz nas escolas, bem como contribuir para divulgação de experiências desenvolvidas pelas escolas, e destacar o trabalho do educador e dos dirigentes de escola. “Queremos fomentar uma cultura de aceitação das diferenças e do respeito mútuo, que são a base da democracia e da participação cidadã”, comentou a presidente do Rotary Club de Marília Pioneiro, a diretora de ensino, Sílvia Helena Dias de Oliveira. “É esta a cultura que possibilita o desenvolvimento humano, pessoal e coletivo”, completou.

De acordo com o arquiteto Luiz Eduardo Diaz de Toledo, coordenador da subcomissão do Programa Concurso da Paz e Compreensão Mundial do clube rotário mariliense, atualmente a sociedade está perdendo as crianças para o tráfico e para a violência, que se espalham de forma brutal quando não existem referenciais positivos para a superação de conflitos. “Criar tais referenciais é a tarefa deste projeto”, disse o rotariano. “Pretendemos provocar e premiar ações inspiradoras e pessoas que se dedicam a construção da cultura de paz”, falou Luiz Eduardo Diaz. “Além de reconhecer o valor de movimentos transformadores, positivos das relações humanos neste ambiente tão importante para a vida que é a escola”, completou.

O concurso visa julgar os 14 projetos inscritos que serão avaliados em função da relevância e criatividade das ações preventivas, da capacidade da escola de oferecer a continuidade das ações descritas, da capacidade de modificar comportamentos e atitudes pela paz, bem como, incentivar a produção de materiais que propiciem uma reflexão sobre a resolução de conflitos em sala de aula. “Somente concorrerão projetos efetivamente implementados até a data da entrega”, lembrou a médica oftalmologista, Maria Ilce Dias Degani, outra coordenadora do programa que está em desenvolvimento pelo clube rotário mariliense.

A entrega dos prêmios ocorrerá dia 17 de junho na reunião ordinária do Rotary Club de Marília Pioneiro, no Quality Hotel Sun Valley, quando serão escolhidos os melhores trabalhos nas categorias: vídeo, performance teatral, redação, blog, música e desenho, além de três professores e um diretor de escola. As escolas participantes recebem certificado, além de kit contendo materiais para reflexão e ações pela paz nas escolas. “Somente escolas públicas, do ensino fundamental e/ou médio de Marília, Cefam e do Centro Estadual de Ensino Supletivo participam”, anunciou Luiz Eduardo Diaz de Toledo. O prazo para inscrição terminou dia 12 de abril, e os projetos devem ser entregues até 10 de junho.

Nenhum comentário: