Os rotarianos que fazem parte do Rotary Club de Marília Pioneiro, no Distrito 4510 do Rotary International, estão desenvolvendo a 6ª Edição do Programa Concurso da Paz e Compreensão Mundial, iniciado na Gestão 2007-08, com o objetivo de reconhecer e fortalecer ações inspiradoras pela paz nas escolas, bem como contribuir para divulgação de experiências desenvolvidas pelas escolas, e destacar o trabalho do educador e dos dirigentes de escola. “Queremos fomentar uma cultura de aceitação das diferenças e do respeito mútuo, que são a base da democracia e da participação cidadã”, comentou a presidente do Rotary Club de Marília Pioneiro, a diretora de ensino, Sílvia Helena Dias de Oliveira. “É esta a cultura que possibilita o desenvolvimento humano, pessoal e coletivo”, completou.
De acordo com o arquiteto Luiz Eduardo Diaz de Toledo, coordenador da subcomissão do Programa Concurso da Paz e Compreensão Mundial do clube rotário mariliense, atualmente a sociedade está perdendo as crianças para o tráfico e para a violência, que se espalham de forma brutal quando não existem referenciais positivos para a superação de conflitos. “Criar tais referenciais é a tarefa deste projeto”, disse o rotariano. “Pretendemos provocar e premiar ações inspiradoras e pessoas que se dedicam a construção da cultura de paz”, falou Luiz Eduardo Diaz. “Além de reconhecer o valor de movimentos transformadores, positivos das relações humanos neste ambiente tão importante para a vida que é a escola”, completou.
O concurso visa julgar os 14 projetos inscritos que serão avaliados em função da relevância e criatividade das ações preventivas, da capacidade da escola de oferecer a continuidade das ações descritas, da capacidade de modificar comportamentos e atitudes pela paz, bem como, incentivar a produção de materiais que propiciem uma reflexão sobre a resolução de conflitos em sala de aula. “Somente concorrerão projetos efetivamente implementados até a data da entrega”, lembrou a médica oftalmologista, Maria Ilce Dias Degani, outra coordenadora do programa que está em desenvolvimento pelo clube rotário mariliense.
A entrega dos prêmios ocorrerá dia 17 de junho na reunião ordinária do Rotary Club de Marília Pioneiro, no Quality Hotel Sun Valley, quando serão escolhidos os melhores trabalhos nas categorias: vídeo, performance teatral, redação, blog, música e desenho, além de três professores e um diretor de escola. As escolas participantes recebem certificado, além de kit contendo materiais para reflexão e ações pela paz nas escolas. “Somente escolas públicas, do ensino fundamental e/ou médio de Marília, Cefam e do Centro Estadual de Ensino Supletivo participam”, anunciou Luiz Eduardo Diaz de Toledo. O prazo para inscrição terminou dia 12 de abril, e os projetos devem ser entregues até 10 de junho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário