sábado, 23 de julho de 2011

MILITANTES QUEREM CANDIDATURA PRÓPRIA DO PT EM CURITIBA


Manifesto por uma candidatura própria do PT em Curitiba

Somos dirigentes das zonais do Partido dos Trabalhadores, militantes dos movimentos sociais e sindical, ativistas de diversas áreas, reunidos em um ato público, no dia 18 de julho, para a defesa de uma candidatura própria do PT à Prefeitura de Curitiba, e subscrevemos o manifesto abaixo. O PT sempre lançou candidatos nas eleições municipais da capital do Paraná. Não vemos nenhum motivo consistente para deixar de fazê-lo em 2012.
Tanto do ponto de vista ideológico e programático quanto também do aspecto pragmático, uma candidatura própria petista nas eleições para prefeito é imprescindível para, entre outros fatores: 1) mobilizar a nossa militância em torno da construção de um projeto de governo alternativo para a cidade; 2) dar nitidez política a esse projeto, que se opõe frontalmente ao do grupo que há décadas governa Curitiba; e 3) dar transparência à administração, com participação popular e valorização do serviço público, para resolver problemas como os do transporte público, da saúde e da educação, entre outros.
"Não será repetindo os mesmos erros de 2010, quando deixamos de construir uma candidatura ao governo do Paraná, que iremos vencer em Curitiba. Nem tampouco buscando atalhos à direita, por meio de alianças de descaracterizam o nosso partido.O PT tem um papel do qual não pode abrir mão em Curitiba: o papel de oposição ao grupo político-econômico herdeiro de Jaime Lerner, que artificialmente inventou um mito de cidade modelo.

Vale registrar que, desta vez, sequer existe a alegação de que precisamos construir algum tipo de palanque eleitoral nacional, já que as eleições municipais não estão vinculadas com nenhum outro pleito. Ao contrário, a candidatura própria do PT na Capital impulsionará as campanhas nos demais municípios do estado, em especial na Região Metropolitana.

Uma candidatura própria irá fortalecer o PT e nos dará a condição de ampliar a bancada de vereadores.

Lembremos que no último mês de fevereiro o seminário de planejamento do PT de Curitiba apontou a candidatura própria e que cabe à direção municipal abrir o processo de debate sobre a tática eleitoral do partido. Defendemos que a reunião do diretório municipal sobre tática eleitoral aconteça, no máximo, em agosto. Postergar mais essa discussão seria forçar, como em 2010, irmos a reboque de outra candidatura.

Após duas gestões do ex-presidente Lula e a vitória da Presidenta Dilma em 2010, o PT de Curitiba, mais do que nunca, reúne totais condições para lançar uma candidatura na cidade. E para vencer essa disputa."

Comitê Pró-Candidatura Própria do PT em Curitiba

18/07/2011

Nenhum comentário: