sexta-feira, 8 de julho de 2011

TRABALHO ESCRAVO NO PARANÁ

Homem é preso após manter local de trabalho 'desumano' para empregados
Paraguaios aceitaram o trabalho mas não sabiam quanto iriam ganhar. Sistema sanitário e iluminação eram inadequados, diz delegado.
Um homem de 52 anos foi preso após manter três funcionários em condições 'desumanas' de trabalho em uma propriedade rural de Cascavel, na região Oeste do Paraná, na noite de quarta-feira (6). De acordo com as informações da Polícia Civil, os funcionários, que eram paraguaios, trabalhavam em uma propriedade de hortifrutigranjeiros e aceitaram o trabalho, mas não sabiam quanto receberiam por isso e como seria o local onde ficariam instalados. O homem foi preso através de uma denúncia anônima.
Oliveira disse também que além de tudo, os três não tinham registro de trabalho. "Um deles me contou que nem pensou em proposta salarial porque sabiam que a moeda brasileira é mais 'forte' que a paraguaia, ou seja, qualquer pagamento seria lucro", disse.

O delegado Pedro Fernandes de Oliveira explicou que os estrangeiros trabalharam 30 dias no local. "Eles trabalhavam durante o dia e a noite dormiam em um espaço, que pra mim, é considerado desumano, principalmente por causa das péssimas condições de higiene. Os colchões estavam em um estado deplorável, não havia condições de iluminação adequada e o sistema sanitário não estava funcionando", afirmou o delegado.

O preso vai responder pelo crime previsto no artigo 149 do Código Penal, quando o funcionário é submetido a condições de trabalho "semelhantes" a de escravidão. Ele pode cumprir pena de dois a oito anos de prisão.

Os trabalhadores retornaram para o Paraguai em busca de um novo emprego.

Nenhum comentário: