terça-feira, 15 de março de 2011

FRAUDE NA FISCALIZAÇÃO DO TRÂNSITO

Acabo de receber a notícia, do Vereador Pedro Paulo, do PT, de que, em virtude das denuncias de fraude envolvendo a empresa consulix, que presta o serviço de radares e fiscalização de trânsito em Curitiba, o contrato do município com esta empresa será cancelado e o sistema de controle de trânsito será público.
Caso venha, mesmo a acontecer isso, será uma expressiva vitória do povo e da democracia, que possibilita a liberdade de os meios de comunicação investigarem todos os aspectos da vida pública e fazerem as denuncias fundamentadas como esta que expôs o sistema de corrupção por trás das licitações.
Aliás, caso venha mesmo a ser adotada esta medida, vem em boa hora, pois o sistema de controle de trânsito deve, por definição, ser público, para que possa ser justo. Deve se pautar pela segurança e pela educação no trânsito, e não pelas falcatruas que levam o sistema a somente arrecadar e jamais educar.
É necessária a fiscalização das infrações de trânsito, mas é mais urgente proporcionar ao motorista os meios necessários para evitar-se que estas ocorram.
Deve-se visar antes de tudo a vida e a segurança das pessoas envolvidas, e não apenas a arrecadação de multas a qualquer custo.

Nenhum comentário: