sexta-feira, 25 de março de 2011

OS ERROS DE SERRA

A responsabilidade de Serra nas enchentes

Finalmente, a Folha rompe com o maior tabu da mídia: a responsabilidade objetiva do governo José Serra na maior tragédia urbana de São Paulo, as enchentes. Na época, jogou-se a responsabilidade no prefeito Kassab e na própria população. Serra chegou a acusar os paulistanos de responsáveis por jogar lixo na rua.
Nos meios técnicos - e nos blogs - sabia-se que a responsabilidade era toda de Serra, ao cortar todas as verbas destinadas ao desassoreamento do rio.
Qualquer gestor minimamente responsável teria à mão o mapa das vulnerabilidades do estado, aqueles pontos centrais que merecem atenção absoluta. E a vazão do rio Tietê era um deles, devido à própria geografia da cidade. Qualquer problema de transbordamento afetaria os afluentes, a rede pluvial.
Durante anos, o saneamento pouco avançou no país porque feito de obras subterâneas, sem visibilidade. E a grande crítica às obras populistas e faraônicas de Paulo Maluf vinha justamente dos quadros do PSDB de Covas e Montoro. Era esse o discurso brandido pelo próprio Serra, nos períodos em que se limitava a ser estilingue, sem o desafio de ser o protagonista.
Como o desassoreamento não rendia votos, nem dividendos, Serra subtraiu os recursos para aplicar em publicidade, no Rodoanel de Paulo Preto e em outras obras com visibilidade.
Caberia uma ação de responsabvilidade civil contra ele.

Nenhum comentário: