terça-feira, 15 de março de 2011

REFLEXOS DAS UPPs NO RIO DE JANEIRO

15/03/2011 - 14h56

UPP faz preço de imóveis disparar no Rio

CIRILO JUNIOR
DO RIO

Imóveis situados em bairros que receberam UPPs (Unidade de Polícia Pacificadora) chegaram a dobrar de valor, segundo levantamento do Secovi Rio (Sindicato da Habitação).

14/02/2011 - 17h33

Seguros de carros barateiam no Rio após instalação de UPPs

GABRIELA CANSECO
DO RIO

A implantação de UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora) e a consequente redução nos índices de criminalidade fizeram com que o preço médio dos seguros de automóveis ficasse mais barato no Rio de Janeiro.
Segundo dados do Sincor-RJ (Sindicato dos Corretores de Seguros), de agosto até dezembro de 2010, a redução ficou entre 15 e 20%.
"Nos locais onde as UPPs foram implantadas há mais tempo, podemos perceber reduções ainda maiores. Até mesmo onde ainda não há unidades da polícia houve menos criminalidade", afirmou o presidente do Sincor, Henrique Brandão.
No IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), calculado pelo IBGE, as apólices de seguro de automóveis no Rio tiveram recuo de 12,6% nos preços acumulados de 2010 em relação ao ano anterior. Esse índice é maior que as médias de retração de São Paulo (7,2%) e do país (3,5%).
Levantamento feito pelo Clube dos Corretores do Rio indica que a maior redução foi em Madureira, zona norte, onde segurar um carro em dezembro de 2010 foi 20,5% mais em conta do que no mesmo mês de 2009.
Em Copacabana, bairro da zona sul que tem UPP, a redução foi de 13,5%. Houve diminuição também nos municípios de Nova Iguaçu (21,4%), na Baixada Fluminense, e em Niterói (10,8%), na região metropolitana.

Apresentei as manchetes e trechos de reportagens acima apenas para ilustrar a modificação na vida dos cariocas, depois que o governo resolveu agir prá valer na cidade maravilhosa.
Já de há muito tempo estas medidas vinham se fazendo urgentes, mas foi preciso o recrudescimento da criminalidade, a aproximação de grandes eventos, como a copa do mundo e as olimpíadas e a coragem do governo do Presidente Lula para colocar a polícia nos morros e botar a bandidagem para correr.
Logo após a guerra ao tráfico que se viu no final do ano passado, a cidade passa por novos tempos que, quiçá, possam se estender a outros locais do país, onde as autoridades locais também tenham a coragem de fazer as parcerias necessárias para tanto.
Todavai, por mais auspicioso que tenha sido o combate ao tráfico de drogas que foi levado a efeito, ele continuará sendo um trabalho incompleto, se não forem tomadas medidas igualmente drásticas na outra ponta do tráfico de drogas.


Nenhum comentário: