terça-feira, 29 de março de 2011

RYLA

No último final de semana, entre os dias 25 a 27 de março, o Rotary Club Curitiba Rebouças, juntamente com seus congêneres do Água Verde e de Pinhais, realizaram um evento denominado RYLA, sigla em inglês para premiação rotária para jovens líderes, no Seminário Vicentino, em Curitiba.
participantes do evento
Em todo o final de semana, 17 jovens, oriundos das escolas públicas de Curitiba como Protázio de Carvalho, do bairro CIC; Euzébio da Mota, do Boqueirão; Lisymaco Ferreira da costa, do Água Verde e Barão do rio Branco, do Rebouças, além de escolas de Pinhais tiveram palestras e atividades relacionadas como o tema "Empreendedorismo", em programa para aperfeiçoamento do perfil de liderança, já detectado por estes jovens durante a seleção realizada nestas escolas.
Com a coordenação geral do companheiro Herbert, atual Secretário Distrital e coordenação pedagógica do companheiro Tino Viana, ambos do Clube Água Verde, o Clube Rebouças contou com a participação dos companheiros Orandi Almeida; Thaline; Solange Minozo; Reginaldo Bueno, que foi palestrante e Salete. Também ministrou palestra sobre o Rotaract a rotaractiana e futura rotariana Marcele Minozo.
Orandi Almeida, falando
sobre empreendedorismo
A avaliação do evento, por parte dos jovens premiados foi a mais positiva possível, sendo posição unânime entre estes a de que o evento deveria durar ao menos uma semana, tão importante que foi na vida deles.
Além das atividades de liderança, onde os grupos em que se dividiram os jovens tiveram que elaborar e apresentar um projeto de prestação de serviços à comunidade, também houve atividade de descontração e companheirismo, além da confecção do jantar de sábado, por todos os rylanos.
A característica mais marcante desta edição do Ryla, foi o fato de se desenvolver com pessoas da comunidade, sendo que a maioria delas sequer tinha ouvido falar em Rotary, assim como seus pais. Esta situação gerou uma curiosidade, principalmente dos pais, em conhecer o Rotary, para saber exatamente onde estavam confiando seus filhos, com uma exposição muito favorável à imagem pública do Rotary.
Brenda andrade, em momento
de descontração dos jovens
Também entre os jovens a aceitação foi total, sendo que vários deles já saíram de lá engajados no projeto social que elaboraram e com  muita disposição para ingressar nos programas rotários de Interact e Rotaract.
Parabéns a todos os que estiveram envolvidos, pois foi um evento estimulante e apaixonante para os que dele participaram.

Nenhum comentário: