quinta-feira, 26 de maio de 2011

SPIRIT É ABANDONADO EM MARTE

Depois de 10 meses sem receber sinais, agência americana prioriza lançamento de Curiosity, novo veículo que será enviado a Marte no fim de 2011

Concepção artística do veículo Spirit na superfície de Marte.
Dois idênticos, Opportunity e Spirit, foram construídos e
 lançados em 2003 e chegando em 2004 ao solo marciano.
 Os vaículos possuem a capacidade de funcionar
 como um geólogo robô (NASA/JPL/Cornell University)
Chega ao fim a gloriosa jornada do jipe americano Spirit, um laboratório ambulante que está no planeta Marte desde 2004. A agência espacial americana (Nasa) anunciou que fará uma última tentativa de contactar o veículo nesta quarta-feira. A agência tenta captar algum sinal do Spirit desde julho de 2010, depois de ele ter enfrentado um tenebroso inverno marciano sem poder recarregar plenamente as energias por meio dos paineis solares.

O Spirit enfrentou o período duro no planeta vermelho e é possível que tenha sido demais. Sem energia para alimentar os aquecedores internos, os componentes do veículo podem ter chegado a temperaturas baixíssimas, como nunca antes em seus seis anos em Marte. Por causa disso, muitos componentes e conexões internas teriam sido danificadas, selando o destino de Spirit.

A Nasa veio perdendo gradativamente as esperanças de entrar em contato com o veículo. Agora, com a aproximação do lançamento do novo jipe Curiosity, parte da missão Mars Science Laboratory, previsto para o fim de 2011, os especialistas precisam alocar o sistema de comunicação utilizado por Spirit para dar suporte à nova missão. Apesar de a agência não acreditar mais na recuperação do laboratório, a rede de antenas na Terra poderá ser usada para captar sinais fracos emitidos pelo veículo. 

O Spirit pousou em Marte no dia três de janeiro de 2004 para uma missão de três meses. Depois de completar os objetivos primários, o jipe continuou sendo usado para obter informações secundárias sobre o planeta. Opportunity, um veículo idêntico ao Spirit, continua ativo e explorando a superfície de Marte.

Nenhum comentário: