terça-feira, 18 de outubro de 2011

COPEL PROCESSA DONOS DE CÃES

A Copel está recorrendo a correspondências com orientações e até mesmo a notificações e processos judiciais contra donos de cães para reduzir o risco de ataques aos encarregados da leitura dos medidores de consumo nos domicílios. Apenas no primeiro semestre deste ano, a empresa registrou cerca de 20 casos de empregados atacados por cães em Curitiba. 

Esse tipo de ocorrência já é a principal causa de acidentes envolvendo empregados da companhia na capital. Por isso a Copel tem tomado medidas na tentativa de evitar acidentes. Uma delas é o envio de cartas alertando donos de cães sobre suas responsabilidades na guarda de animais e a segurança de terceiros. 

Recentemente, a Copel passou a tratar judicialmente dos casos de acidentes com cães. Após comunicação da ocorrência à autoridade policial, há instauração de demanda no Juizado Especial Criminal, com acompanhamento e apoio da Diretoria Jurídica da companhia. Há vários processos em trâmite, buscando responsabilizar os proprietários dos animais com base nos artigos 31 da Lei de Contravenções Penais (omissão de cautela), 129 do Código Penal (lesão corporal) e 186 do Código Civil (negligência). 

No primeiro dos processos instaurados, uma consumidora domiciliada na cidade de Almirante Tamandaré foi condenada a prestar serviços comunitários por um período semanal de oito horas durante três meses. 

“Além de zelar pela integridade física dos seus empregados, a intenção da Copel é deixar muito claro aos proprietários de animais que eles têm responsabilidade direta pela segurança das pessoas”, esclarece Adílson Majchszak, gerente da Divisão de Leituras da Superintendência Regional de Distribuição Leste da Copel (setor encarregado da leitura mensal de todos os medidores de consumo de energia elétrica instalados em Curitiba, Região Metropolitana e Litoral). 

CUIDADOS

A Copel recomenda aos consumidores que mantêm animais em casa algumas cautelas e cuidados capazes de evitar acidentes – sejam eles com os seus leituristas ou outros profissionais, como carteiros, lixeiros, entregadores e leituristas de outras empresas. 

Em carta, a Copel sugere ao cliente que na data prevista para a leitura do medidor, informação que consta da fatura mensal de energia, ele mantenha preso o seu cão, independentemente do tamanho ou temperamento do animal, prevenindo acidentes. 

Também alinha alguns cuidados básicos para evitar que os cães de guarda venham a ferir pessoas ou outros animais, tais como adestramento básico, instalação de cercas protetoras, manutenção dos cães em canis apropriados e adequados ao seu porte, uso de guia e coleira e, se possível, sinalização externa visível com a placa “Cão bravo”. A Copel também relembra ao proprietário sobre a necessidade de manter seu cão vacinado e de não deixá-lo solto na rua.

Nenhum comentário: