segunda-feira, 17 de outubro de 2011

METRÔ EM CURITIBA


Após muita promessa, normalmente em período eleitoral, o metrô de Curitiba finalmente será uma realidade. Não podemos nos esquecer que o Cássio Taniguchi, de triste memória, se reelegeu prefeito de Curitiba com a promessa de construção imediata do metrô em Curitiba. Mesmo sendo da base aliada do presidente da República de então, o tal metrô não passou de retórica eleitoreira, pois não foi sequer cogitado seriamente pelo sociólogo presidente que tinha aversão a pobres.
Passados 12 anos desta balela eleitoreira, a presidente Dilma Roussef, que pertence a partido político diverso do que integra o atual prefeito da capital, mas demonstrando que as obras necessárias ao povo se faz com vontade política de ajudar ao povo, e não com simples demagogia, veio a Curitiba anunciar a liberação da verba necessária à construção do tão sonhado metrô de Curitiba, obra altamente necessária e que vem por fim ao mito da tão propalada eficiência do transporte público de Curitiba, que, se ainda é um dos melhores do Brasil, é com grande lástima para os demais, pois há muito tempo já não atinge aos interesses dos moradores da capital paranaense. Aliás, este mito já foi atingido de morte pelo citado prefeito anterior, que é afilhado político da figura que criou o mito da eficiência do transporte público de Curitiba, mas que depois perdeu a sua biografia ao implantar o transporte privado no estado do Paraná, com a concessão de pedágio em nossas rodovias a amigos e aliados, com a prática de tarifas tão abusivas quanto lucrativas, que até hoje ajudam a eleger seus correligionários, como sói ocorrer com o atual governado do estado, e, quiçá, se não houver um basta, ao próximo prefeito da capital.

Av. República Argentina
Com este acontecimento, de acordo com o projeto homologado, a avenida mais beneficiada nesta primeira etapa de construção do metrô de Curitiba será, sem dúvida nenhuma, a tradicional avenida República Argentina, onde serão construídas oito estações, a saber: Estação Capão Raso - Terminal Capão Raso; Estação Hospital do Trabalhador; Estação Portão; Estação Morretes; Estação Santa Catarina; Estação Água Verde; Estação Bento Viana e Estação Osvaldo Cruz. 

As obras de paisagismo em toda a extensão da avenida, a instalação de câmeras de segurança, o aumento do policiamento, farão da avenida República Argentina um verdadeiro “cartão postal” da nossa capital, valorizando imensamente os imóveis localizados na avenida e imediações. 

Além dos benefícios acima descritos, devemos acrescentar a melhoria no transporte coletivo, que finalmente estará à altura da nossa cidade, com uma opção moderna, ágil, eficiente e rápida de transporte para os moradores e transeuntes em geral.

A facilidade e rapidez em deslocamento pela avenida trará também maior fluxo de compristas e turistas para a região.

A avenida República Argentina que no passado foi o principal corredor de negócios e transporte nos ciclos da erva-mate e tropeirismo, fortalecendo a economia da cidade, agora se prepara para dar um passo rumo ao futuro da modernidade tecnológica nos transportes.

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