A Lan e a TAM deram início aos trabalhos para concretizar a união, após a rival chilena PAL Airlines desistir de um processo contra a fusão, afirmaram as empresas nesta sexta-feira.
Em comunicado, as companhias afirmaram já ter iniciado os trabalhos técnicos e preparatórios junto a consultorias internacionais para preparar a fusão, que criará uma das dez maiores companhias aéreas do mundo.
Na terça-feira, a Lan afirmou que a concorrente chilena PAL Airlines havia desistido das objeções apresentadas na Suprema Corte chilena, abrindo caminho para a união das duas empresas.
A PAL foi uma das poucas companhias que enfrentaram a gigante Lan na sua intenção de fusão com a TAM no marco de um processo de investigação do TDLC (Tribunal de Defesa da Livre Concorrência), que finalmente aprovou a união, mas com 11 condicionantes.
A Lan e a TAM reafirmaram sua intenção de concluir o processo até o fim do primeiro trimestre de 2012.
LAN
A LAN Airlines S.A., é uma linha aérea chilena com base em Santiago do Chile. É a principal companhia aérea chilena, e a segunda maior da América do Sul, atrás da TAM Linhas Aéreas do Brasil, com vôos para a América Latina, Estados unidos, México, Caribe, Oceania e Europa.
GIGANTE MUNDIAL
A fusão das empresas, que será feita com uma troca de ações, foi anunciada com objetivo de criar uma gigante da aviação mundial com receita de mais de US$ 10 bilhões, 40 mil funcionários e operações para 115 destinos em 23 países.
A operação ocorre com um pano de fundo de consolidação do mercado aéreo mundial, em que empresas buscam economias de custos por meio de aumento de escala e capacidade de negociação de preços.
Quando anunciaram o acordo, TAM e Lan informaram que esperam sinergias anuais de US$ 400 milhões em três anos com a união, mas o negócio acabou sendo retardado por uma associação de consumidores do Chile, preocupada com a concentração de mercado no país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário