sábado, 30 de abril de 2011

DESATIVADA A ANTENA DE PROCURAR ET

Se o ET telefonar para a Terra, ele receberá um sinal de "desconectado". Sem dinheiro para pagar suas despesas operacionais, o Instituto Seti, na Califórnia, Estados Unidos, desligou a tomada do famoso Allen Telescope Array, um conjunto de antenas de rádio que vasculha os céus buscando sinais de civilizações extraterrestres.
Reprodução
Reprodução
Sem sinal. Allen Telescope Array, um conjunto de radiotelescópios construído nos EUA
Em uma carta enviada a doadores na sexta-feira, o presidente executivo do Instituto Seti, Tom Pierson, disse que, na semana passada, o conjunto de antenas foi colocado em "hibernação" por falta de apoio governamental adequado.
O momento não poderia ser pior, se queixam cientistas do Seti. Após anos de contemplação, astrônomos anunciaram recentemente que 1.235 novos possíveis planetas foram observados pelo Kepler, um telescópio montado em um satélite espacial.
Os cientistas acreditam que dezenas desses planetas devem ser do tamanho da Terra - e alguns estarão na "zona habitável", aquela na qual as temperaturas são apropriadas para a existência de água líquida.
"Há uma enorme ironia", afirmou a diretora do Instituto Seti, Jill Tarter. "No momento em que descobrimos tantos planetas para olhar, não temos os recursos operacionais para ouvi-los."
O astrônomo sênior do Seti, Seth Shostak, disse que a suspensão do projeto seria o mesmo que deixar as caravelas portuguesas "Santa Maria, Pinta e Nina ancoradas... Nosso negócio é explorar". 
Alguém deveria avisar a este astrônomo que estas caravelas não eram portuguesas. Vai ver o financiamento foi cortado exatamente pelo nível de conhecimento demonstrado pelos responsáveis pelo projeto.
O financiamento do Seti sempre foi um problema para os cientistas. O que está faltando agora, porém, é financiamento para sustentar os custos rotineiros da operação das antenas. Seriam necessários US$ 5 milhões nos próximos dois anos.

A MELHOR IMAGEM DO CASAMENTO REAL

Veja se isso é coisa de se fazer em público. E ainda mais na frente de crianças!!!!!

RIO, UMA ANIMAÇÃO RECOMENDÁVEL

Ontem levei minha filha ao cinema, para assistir ao filme de animação RIO, que tem feito tanto sucesso de bilheteria. O que pude constatar é que, definitivamente, é a hora e a vez do Brasil no cenário internacional.
Trata-se de um filme da maior qualidade técnica, comparável aos megasucessos Era do Gelo e Shrek, só que tratando da temática e realidade brasileiras, com tanto cuidado que pode ser considerado inédito, em se tratando de produções gringas.
Ao contrário de tantos outros filmes rodados ou falando sobre o Brasil que se produziu nos EUA, este não demonstra o preconceito e a ignorância que são tão comuns às demais produções, eivadas de estereótipos e vulgaridades
Realmente, é um filme emocionante e divertido, tanto para crianças como para adultos, que recomendo como um registro de que nosso país finalmente está sendo visto no exterior como deveria ser, tratando-se de uma belíssima produção, não apenas como propaganda do nosso país, mas como o mais puro divertimento.

sexta-feira, 29 de abril de 2011

O COMBATE DE QUATIGUÁ

Um pedaço da história pouco conhecida da cidade de Quatiguá e de todo o Norte Pioneiro do Paraná, que foi palco da principal batalha da revolução de 1930, entre gaúchos e paulistas, com vitória daqueles, que colocou Getúlio Vargas no poder.

METALÚRGICOS PARADOS EM SÃO JOSÉ DOS PINHAIS

Os metalúrgicos da montadora Volkswagen de São José dos Pinhais estão de braços cruzados para pedir mais participação nos lucros da empresa. Segundo eles, a proposta oferecida é 80% menor do que o oferecido pelos funcionários da fábrica localizada no ABC Paulista. Os metalúrgicos pedem o pagamento de 12 mil reais, que pode ser feito em duas parcelas. Eles fizeram uma paralisação de uma hora hoje às cinco horas da manhã e agora no inicio da tarde voltaram a se mobilizar. Outras manifestações estão marcadas para este final de semana. A Volkswagen de São José tem cerca de 3.600 trabalhadores e produz diariamente 810 veículos.
Convén salientar que um dos principais motivos para a fábrica da volkswagen se instalar em São José dos Pinhais, além de toda a infra-estrutura e não pagamento de impostos, foi o fato de os salários da categoria aqui serem muito menores do que na região do ABC, no estado de São Paulo, e o sindicalismo muito mais incipiente.
É bom saber que ao menos o trabalho dos sindicalistas tem melhorado, contribuíndo para melhorar a vida dos metalúrgicos paranaenses, também.
É isso aí, pessoal. A união é uma das poucas armas que o trabalhador tem em sua luta para melhorar de vida, e deve ser usada sempre que necessário. Força!

NASCE O LUDENS



LUDENS (Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Futebol e modalidades Lúdicas) Equipe Ludopédio

Ao longo dos últimos anos, o interesse acadêmico pelo futebol e pelos esportes em geral ampliou-se em todas as áreas de investigação científica.
Desde meados da década de 1990, surgiram inúmeras publicações brasileiras que têm como tema e objeto o universo futebolístico e a temática esportiva.
Livros, teses, dissertações e artigos sobre o assunto vêm ganhando espaço dentro da produção acadêmica e editorial.
No momento em que o Brasil se prepara para sediar a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, surge o LUDENS (Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Futebol e modalidades Lúdicas) como suporte institucional que permitirá articular e impulsionar as pesquisas sobre o futebol e diversas outras modalidades lúdicas em meio aos seus eventos mais importantes em termos de espetacularização.
A proposta é utilizar a mobilização social gerada pela Copa e pelos Jogos Olímpicos para estimular uma produção científica mais sistemática, crítica e de caráter interdisciplinar.
A formação do LUDENS é fruto de uma série de iniciativas individuais e coletivas de estudos e pesquisas sobre futebol que remontam ao final da década de 1990.
A partir da disciplina História Sociocultural do Futebol, oferecida anualmente, desde 2003, pelo professor Flavio de Campos no Programa de Pós-Graduação em História Social da FFLCH/USP, alunos de diversos programas de pós-graduação organizaram o grupo de estudos intitulado GIEF (Grupo Interdisciplinar de Estudos sobre Futebol).
Historiadores, antropólogos, geógrafos e educadores físicos encontraram um eixo em comum que lhes permitiu a formação do grupo de caráter interdisciplinar com o objetivo de promover leituras, atividades de pesquisa, bem como a participação e a organização de eventos acadêmicos relacionados ao futebol e outras modalidades lúdicas.
Além disso, parte de seus integrantes organizou um portal especializado em pesquisas sobre futebol (www.ludopedio.com.br).
Embora a USP tenha sido o foco inicial de constituição do grupo, a formação do LUDENS sediado na USP propõe-se a reunir pesquisadores de diversas universidades paulistas (públicas e privadas) – PUC/SP, Unicamp, UFSCAR, UNESP e Unifesp -, e parcerias com universidades estrangeiras – University of Bristol/Inglaterra.
A experiência acumulada pelos proponentes revela a possibilidade de um tratamento interdisciplinar do tema na proposição de ações de conteúdo acadêmico, tais como a organização de seminários, simpósios e livros.
Ao mesmo tempo, são previstas iniciativas que visam contribuir para a valorização desse esporte em viés diferenciado do atual tratamento a ele oferecido, fundamentalmente mercadológico, por meio de parcerias, em especial do Museu do Futebol.
Desde já, cabe destacar a participação de diversos membros do LUDENS na coordenação e organização do I Simpósio de Estudos do Futebol realizado pelo Departamento de História da USP em parceria com a PUC-SP e o Museu do Futebol, em maio de 2010.
Além disso, cabem menções à organização do Dossiê História e Futebol publicado na Revista de História do Departamento de História da Universidade de São Paulo.
A proposta de criação do LUDENS visa configurar, portanto, um centro de referência de estudos sobre futebol e demais modalidades lúdicas considerando a relevância do tema em face de dois principais aspectos:
a) a proximidade da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos a serem realizados no Brasil;
b) a importância do esporte para a sociedade brasileira, bem como sua centralidade para a compreensão de inúmeros fenômenos socioculturais a ela relacionados.
A partir da compreensão do esporte como fenômeno social total, a nossa proposta é abordá-lo em sua diversidade de práticas, significações, representações e formas de torcer.

FUNCIONÁRIA FANTASMA NO GABINETE DE ROSSONI

Mãe de diretor da Assembleia, braço-direito do presidente da Casa, constava em lista de servidores sem nunca ter trabalhado no Legislativo
Um documento obtido com exclusividade pela Gazeta do Povo revela que uma funcionária fantasma foi contratada por quase três anos, entre 2003 e 2005, no gabinete do deputado Valdir Rossoni (PSDB) – que hoje preside a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). O parlamentar nega a acusação. Nesse período, a Casa depositou R$ 331,5 mil como salário numa conta do banco Itaú, cujo titular ainda não foi identificado.
Hellena Luiza Valle Daru,
mãe de diretor da Assembleia
A funcionária fantasma é Hellena Luiza Valle Daru. Foi ela quem admitiu à Receita Federal que jamais esteve na Assembleia e que nunca recebeu “um centavo” da Casa. Hellena é mãe de Altair Carlos Daru, o homem de confiança de Rossoni. Daru é funcionário do deputado há cerca de dez anos e foi alçado a diretor administrativo da Assembleia quando Rossoni assumiu a presidência do Poder Le­­gislativo, em fevereiro deste ano. Após a divulgação de mais um escândalo na Alep, Altair Daru foi demitido ontem por Rossoni.
 O caso de Hellena Daru começou a ser desvendado em fevereiro deste ano quando ela assinou um documento e encaminhou à Re­­ceita Federal dizendo que nunca trabalhou na Assembleia Legis­­lativa. “Jamais mantive laços laborais com o dito órgão público” e “não percebi vencimentos oriundos da Assembleia”, escreveu Hellena no documento.
As declarações dela, no entanto, não batem com as informações da Receita Federal nem com os Diários Oficiais da Assembleia. Em agosto de 2005, a Assembleia divulgou um diário avulso que trazia o Ato da Comissão Executiva 365/05 exonerando Hellena de um cargo em comissão do gabinete de Rossoni.
De acordo com a Receita, ela teria sido admitida em janeiro de 2003 – foi nesta data que a Assembleia começou a reter o Imposto de Renda da funcionária Hellena Daru. Durante quase três anos, a Casa declarou ao Fisco o pagamento de salários para Helle­­na, mas ela nunca informou ter recebido dinheiro do Legis­­­lativo.
Os salários começaram polpudos. Ela entrou em janeiro de 2003 com um salário de R$ 10 mil. Já no mês seguinte pulou para R$ 25 mil mensais – valor mantido até abril. E de maio a dezembro houve redução para R$ 12,5 mil. “Não re­­­cebi dinheiro, não trabalhei lá, não tenho parte com isso”, reagiu Hellena, ontem, em entrevista à Gazeta do Povo (leia abaixo).
As declarações de Hellena Daru foram remetidas para o Ministério Público Federal (MPF), que investigava uma suposta organização criminosa que falsificaria declarações de Imposto de Renda para desviar a restituição do tributo de funcionários laranjas e fantasmas da Assembleia. Mas Hellena Daru não foi alvo da investigação porque os procuradores da República apuravam apenas casos em que as declarações ao Fisco eram falsificadas – o que não é o caso dela, que sequer apresentou os rendimentos oriundos da Assembleia.
Na terça-feira passada, a Recei­­­ta, o MPF e a Polícia Federal deflagraram a Operação Tubarão, que resultou no cumprimento de mandados de busca e apreensão na Assembleia do Paraná e em quatro outros endereços em Curitiba. A suspeita é que cerca de 120 funcionários fantasmas e laranjas tenham sido usados no esquema.
Muitos dos investigados foram mostrados pela Gazeta do Povo na série Diários Secretos, que revelou desvio de dinheiro dos cofres da Assembleia e resultou na prisão de três ex-diretores da Casa. A operação da PF desta semana expôs mais um escândalo envolvendo o Legislativo do Paraná.
Presidente do Legislativo nega fraude e demite diretor
O presidente da Assembleia Legislativa, Valdir Rossoni, decidiu ontem demitir o diretor administrativo da Casa, Altair Carlos Daru, após ser informado sobre a denúncia de que manteve uma funcionária fantasma por quase três anos. A servidora era a mãe de Altair, Hellena Daru. Rossoni garantiu que nunca solicitou a contratação e a demissão dela e que Hellena não foi funcionária de seu gabinete.
Altair Daru foi o homem forte de Rossoni nos últimos dez anos. “É uma demonstração de lisura dessa administração. É uma precaução, não é um prejulgamento”, justificou o tucano, adiantando que, se nada for comprovado, Daru será readmitido para o cargo. O novo diretor administrativo da Casa deve ser anunciado na semana que vem.
Bagunça
Valdir Rossoni, Presidente da Assembléia
Legislativa do Paraná
Rossoni não soube explicar como a funcionária foi demitida do gabinete dele e responsabilizou a desorganização das gestões passadas. “A Casa contratava funcionários e colocava no gabinete dos deputados. As contratações e demissões aconteciam sem o conhecimento dos parlamentares porque não se exigia nenhum controle”, disse, afirmando que hoje a população sabe quem entra e sai na Assembleia.
Na terça-feira, dia da Operação Tubarão – que investigou o desvio de restituição de Imposto de Renda de funcionários fantasmas no Legislativo – Rossoni havia determinado ao procurador-geral da Assembleia, Luiz Caldas, que abrisse um procedimento para averiguar as denúncias.
Caldas explicou ontem que o protocolo citado no ato de exoneração de Hellena não existe. “O Protocolo 5.443, que está no Diário Oficial, não trata da demissão da Hellena Daru. Este protocolo é sobre o pagamento de uma passagem aérea ao [ex] deputado Pedro Ivo”, disse o procurador.
Ele afirmou ainda que consultou todos os protocolos do dia 20 de julho de 2005, data que consta no ato que exonerou Hellena Daru, mas nada teria sido encontrado, de acorodo com o procurador. “Os documentos mostram uma total desorganização da Casa, que cita um protocolo que não existe. O protocolo citado neste Diário Oficial não tem qualquer relação com a exoneração”, afirmou Caldas.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

BICICLETAS DOBRÁVEIS - UMA OPÇÃO AO TRÂNSITO

Ninguém ainda conseguiu reduzir uma bicicleta até que ela caiba em uma mochila. Mas as magrelas dobráveis são quase isso em termos de facilidade. Projetadas para percorrer trajetos curtos, as flexionáveis (daí o nome FlexBike) levam a vantagem de reduzir consideravelmente de tamanho, podendo ser levadas no ônibus ou no metrô. E com essa combinação (bike + transporte público) são um excelente meio de transporte mesmo para distâncias maiores.

Adriano com sua bike dobrável
Dahon Eco no centro de SP
Foi o que a prática ensinou ao advogado Adriano Lisboa, 33 anos. Adepto há mais de uma década da filosofia “carro na garagem, bicicleta na rua”, ele se viu obrigado a se desfazer de sua mountain bike após se mudar para um apartamento sem garagem no centro de São Paulo. A solução? Trocar os aros 26 para as 20 pol oferecidas nas rodas do modelo Dahon Eco (foto). Pioneira na tecnologia que permite às magrelas um “efeito sanfona”, a marca foi criada nos EUA em 1975 por David Hon, um físico que trabalhava para a fábrica de aviões Hughes Aircraft.

“A princípio, usar um modelo dobrável foi uma decisão pensada apenas na necessidade de guardar a bicicleta no apê”, conta Adriano. “Mas logo percebi outras vantagens. A bike ‘elástica’ se mostrou ideal para percorrer distâncias num raio de até 10 km, o que abrange a maioria dos meus compromissos. Se precisar ir mais longe, ninguém se sente incomodado em dividir espaço com ela no metrô.” Em março, a CPTM reforçou a permissão de trânsito livre às bikes dobráveis nos vagões. Um sinal de sintonia com vários governos europeus, que estudam medidas para integrar as FlexBikes a seus planos de transporte de massa. Quando dobrado, o modelo de Adriano é reduzido a dimensões de 34 x 68 x 80 cm. “Se saio de bicicleta à noite e exagero na bebida, 15 s bastam para dobrá-la e acomodá-la no porta-malas de um táxi”, emenda.

EUROPA SE FECHA A REFUGIADOS

Ao contrário dos capitais, cujos movimentos são vertiginosos, especialmente os do Google, que, como já se contou, viajam em primeira classe da Irlanda para a Holanda e, dali, às Bermudas para desaparecer como Deus manda, os seres humanos enfrentam maiores problemas em seus deslocamentos, especialmente se vêm do norte da África e sem uma muda de roupa limpa. 

Sarkozy e Berlusconi apreciam muito a liberdade de movimentos, mas só nas discotecas, e isso explica que tenham proposto reformar o tratado de Schengen para que os imigrantes fiquem quietos e descansem seu desespero antes que seja expedido seu bilhete de volta.

A sensibilidade da França e da Itália em temas de imigração é similar a de uma pedra, mas não é menor do que a dos demais países da União Europeia. Basta lembrar a reação espanhola diante das levas de cayucos (embarcações com imigrantes ilegais) chegando às Canárias e a exigência de que a agência europeia dedicada ao controle de fronteiras, Frontex, atuasse de forma preventiva impedindo sua chegada, o que significaria passar por cima tanto da Convenção de Genebra sobre os refugiados como a do Direito do Mar, da ONU, que não prevê que um barco possa inspecionar outro em alto mar.

O alarme foi causado neste caso pelos 25 mil tunisianos que alcançaram a ilha de Lampedusa. O chefe italiano quis dar o passaporte a eles, em forma de um visto temporário para que se dispersassem pela Europa, uma vez que seus sócios europeus não quiseram compartilhar a carga que representavam. Após a queda de alguns ditadores que exercia seus cargos a soldo do Ocidente, as revoluções do mundo árabe são uma dor de cabeça para estas nossas democracias, sempre generosas e compreensivas com as tragédias alheias.

O caso da Tunísia é especialmente cruel porque acolhe em seu território a dezenas de milhares de refugiados líbios, dos mais de 600 mil que, desde o início dos combates, se espalharam pelo Egito, Argélia, Chade ou Mali. Todos estes países mantiveram abertas suas fronteiras. Sua humanidade e sua decência é diretamente proporcional a nossa bem alimentada hipocrisia.

(*) Colunista do jornal Público, de Madri, 28 de abril de 2011

Tradução: Katarina Peixoto

PREÇO DO ETANOL DEVE CAIR EM MAIO

A partir de maio o abastecimento de álcool combustível deverá ser normalizado nos postos e, com isso, os preços devem começar a cair. A informação foi dada nesta quinta-feira pelo secretário-adjunto de política econômica do Ministério da Fazenda, Gilson Bittencourt.
Segundo ele, com o fim do período de entressafra da cana de açúcar e a moagem do produto agora em abril, o produtores já terão condições de oferecer o produto.
O secretário-adjunto informou ainda que teve um encontro ontem com representantes da UNICA (União da Indústria de Cana-de-Açúcar) e eles garantiram que a tendência é que isso seja regularizado em breve.
"Nós estamos no final do período de entressafra, agora também é uma questão de logística entre o produto sair da usina e chegar aos postos. A partir de maio, o preço deve começar a cair", afirmou Gilson Bittencourt.
Bitterncourt disse ainda que com a queda dos preços do álcool, existe a possibilidade do preço da gasolina cair também.
"Se tiver mais álcool, você força uma menor demanda do álcool anidro [que é misturado a gasolina]. Isso tende a baixar o preço do álcool anidro e consequentemente da gasolina. Quanto mais cair um, mais tende a cair outro", declarou.

ATENÇÃO - 2 MIL EMPREGOS À VISTA


Atenção pedreiros, auxiliares, marceneiros e serralheiros. A partir da semana que vem a empreiteira Odebrecht, responsável pela construção do Itaquerão, que também já é chamado de Fielzão, pela galera, estádio da abertura da Copa de 2014, vai começar a contratar especialistas da construção civil em caracter de urgência. Finalmente, a obra da verdadeira Casa da Fiel vai começar. Cerca de dois mil homens serão recrutados, isso para início de conversa.

"Dentro de dois dias vamos pagar a multa exigida pelo Ministério Público e dar sinal verde para a Odebrecht. Aí, meu amigo, o problema passa a ser deles", disse o presidente Andrés Sanchez, com exclusividade para o site Chico Lang.com.br. Sanchez admite que se não fosse a "dura" dada pela presidente Dilma Russef no governador Geraldo Alckmin tudo continuaria parado. "Tínhamos realizado dois ou três encontros de reconciliação e nada", revelou.

O Corinthians terá de pagar uma multa ao MP de R$ 6 milhões (dinheiro já está reservado) nas próximas horas. "O mundo da política e do futebol é complicado. Um e outro separados já são dureza. Imaginem quando eles se juntam", desabafou, cansado com a situação de empurra-empurra entre Estado, Prefeitura e Ministério Público. "Espero dar tempo para a realização da Copa das Conferações também", projetou Sanchez, esperançoso.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

STF DÁ VAGA A SUPLENTE DE COLIGAÇÃO

Decisão mantém prática da Câmara que privilegia coligações.
STF julgou dois processos de suplentes de partidos.

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quarta-feira (27) que a vaga de um deputado federal licenciado deve ser preenchida pelo suplente da coligação. Desde o início da legislatura, em janeiro, o assunto tem gerado polêmica, depois que liminares de ministros do próprio STF determinaram a posse de suplentes de partidos.
Sessão plenária do STF que decidiu  que vaga é do suplente da coligação. (Foto: Fellipe Sampaio/STF)
Por 10 votos a 1, os ministros decidiram que será mantida a prática adotada pela Câmara, que tem substituído parlamentares licenciados pelos suplentes da coligações. De acordo com a Mesa Diretora da Câmara pelo menos 22 parlamentares correriam risco de perder a vaga, caso a decisão do STF privilegiasse os suplentes de partidos.
A decisão vale para os casos específicos julgados nesta quarta (27), mas o plenário autorizou os ministros do Supremo a decidirem individualmente os demais casos.
O resultado do julgamento se delineou, principalmente, pela mudança nos votos da relatora dos dois processos julgados nesta quarta, ministra Cármen Lúcia, e de outros ministros da Corte. Mas o debate foi marcado por críticas ao papel das coligações na política brasileira.

JAIME LERNER CONDENADO À PRISÃO

Jaime Lerner,  ex-governador do Paraná
A 3ª Vara Federal Criminal de Curitiba condenou os envolvidos na concessão da BR-476 e PR-427 para a empresa Caminhos do Paraná. Entre os réus está o ex-governador Jaime Lerner. Eles foram enquadrados por desrespeito à Lei de Licitações. A concessão dos trechos aconteceu em 2002.
Os réus condenados são João Henrique de Almeida Sousa (Ministro dos Transportes), Luiz Henrique Teixeira Baldez (Secretário de Transportes Terrestres), Jaime Lerner (Governador do Estado do Paraná), Wilson Justus Soares (Secretário de Transportes do Estado do Paraná),
Paulinho Dalmaz (Diretor-Presidente do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Paraná - DER/PR), Gilberto Pereira Loyola (Diretor de Operações do DER/PR), José Juilão Terbai Júnior (Diretor-Presidente da Concessionária Caminhos do Paraná S/A) e Luiz Roberto Castellar (Diretor de Obras da Concessionária Caminhos do Paraná S/A).
De acordo com a acusação, a dispensa de licitação na concessão de trechos das rodovias e praça de pedágio entre a Lapa e Araucária.  à empresa "Caminhos do Paraná S/A" foi feita por meio de termos aditivos. Ou seja, os trechos foram concedidos sem licitação pública. 
Lerner optou por destinar a praça à mesma empresa que trabalhava em estradas próximas, a Caminhos do Paraná, sem fazer novo processo licitatório.

O Ministério Público contestou o ato, que classificou de criminoso.
A decisão do juiz Nivaldo Brunoni é clara.
“A conclusão que se chega é que a empresa Caminhos do Paraná S/A, não obstante as contrapartidas a que se obrigou, foi manifestamente favorecida com a concessão do novo trajeto”, diz o juiz.
“O ponto principal da análise não é conclusão simplista de que não houve desembolso de valores por parte do Estado. O que importa é que um grupo econômico ganhou um contrato de exploração de pedágio por vinte anos, em total desrespeito aos preceitos da justa concorrência e da busca pela melhor proposta ao interesse público”, continua.

As penas são de 3 anos de detenção em regime aberto e multas.
A pena, porém, é em regime aberto e foi trocada por multa e pena alternativa. A multa foi de R$ 50 mil. E a pena alternativa é de prestação serviços à comunidade.
O dinheiro da multa será destinado a uma instituição de caridade ainda não definida. Cabe recurso da decisão ao Tribunal Regional Federal de Porto Alegre.

RENÚNCIA DO PRESIDENTE DO PT

José Eduardo Dutra, presidente
do Partido dos Trabalhadores

O presidente do PT, José Eduardo Dutra, vai renunciar ao cargo na sexta-feira, por problemas de saúde. O mais cotado para substituí-lo é o líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE). Licenciado do comando petista desde 22 de março, Dutra disse ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que anunciará sua saída na abertura da reunião do Diretório Nacional do PT. A troca de comando no partido preocupa a presidente Dilma Rousseff.

Na segunda-feira à noite, Lula foi ao Rio de Janeiro para visitar Dutra, que sofreu uma crise hipertensiva há mais de um mês, agravada por forte depressão e transtorno de ansiedade. Estava acompanhado de Humberto Costa e do ex-ministro Luiz Dulci.

Solidário ao amigo, Lula insistiu com Dutra para ele continuar licenciado, pelo tempo necessário, para tratar da saúde. O presidente do PT, no entanto, prefere se afastar. Acredita que o partido do governo não pode aguardar sua recuperação em um ano pré-eleitoral, de montagem das alianças para as disputas municipais.

REQUIÃO QUER NOVA LEI PARA DIREITO DE RESPOSTAS

Senador Roberto Requião - Paraná

Ainda repercutindo o caso do gravador subtraído a um repórter, o senador Roberto Requião (PMDB-PR) apresentou um projeto de lei sobre como deve ser o direito de resposta a pessoas ou entidades que se sintam ofendidas pelo conteúdo publicado por meios de comunicação.
“Desde que o Supremo [Tribunal Federal, em 2009] fulminou, em boa hora, a Lei de Imprensa, não se dispõe, no país, de um instrumento hábil que regule e assegure o direito de resposta”, disse.
Neste mesmo sentido foi o comentário que fizemos neste blog, a respeito do episódio.
Requião falou ontem sobre a proposta em discurso no plenário no Senado.

Na fala, o peemedebista disse que arrancou um gravador da mão de um jornalista anteontem porque o repórter tentou lhe aplicar uma “armadilha” com “perguntas encomendadas”.

O jornalista questionou se ele abriria mão de sua aposentadoria como ex-governador do Paraná.
O senador devolveu o aparelho, mas retirou o cartão de memória com a entrevista.
O projeto de Requião (PLS 141) foi para a Comissão de Constituição e Justiça no último dia 7. Até agora, aguarda a indicação de um relator.
O texto estabelece que “reportagem, nota ou notícia” divulgados em qualquer plataforma serão alvo de eventual direito de resposta.
No caso de internet, o direito de resposta não se aplicará a comentários deixados por usuários em páginas digitais. Ou seja, as mensagens de leitores em blogs estão livres de questionamento.

RACIONAMENTO DE GASOLINA

Revendedores de combustíveis de ao menos oito Estados disseram que estão enfrentando dificuldade para obter gasolina. As distribuidoras, dizem, têm racionado a entrega do produto.
O motivo, segundo donos de postos e representantes do setor, é a baixa produção de etanol anidro nas vésperas da safra.

A rede Ipiranga, que atua em todo o país, afirmou à Folha que está racionando para evitar desabastecimento.

Representantes de entidades dizem, porém, que o problema é pontual e que afeta mais postos de bandeira branca (sem vínculo direto com distribuidoras).

De acordo com o presidente do Sincopetro (sindicato dos revendedores de SP), José Alberto Paiva Gouveia, as distribuidoras têm cortado os pedidos à metade para evitar o desabastecimento.

Dados do Sindicom (sindicato das distribuidoras) apontam alta de 30% (total de 600 milhões de litros semanais) no consumo da gasolina nas últimas semanas, na comparação com os números do começo do ano.

A Petrobras importou 1,5 milhão de barris de gasolina comum só em abril para garantir o abastecimento. Em todo o ano passado, foram 3 milhões de barris. O etanol anidro compõe 25% da gasolina e na última semana fechou cotado a R$ 2,72 o litro.

A empresária Silvia Maria Donnabella Quinhone, de Ribeirão Preto (313 km da capital), disse que a gasolina que recebe garante só a venda do dia. "É uma luta diária [para conseguir gasolina]."

Na capital, também há relatos de problemas de abastecimento. Em um posto da zona norte, o tanque de 30 mil litros de gasolina chegou a ficar vazio ontem à tarde.

"Tinha pedido 15 mil litros, mas só mandaram 10 mil", diz Marisa Calovini, dona do posto de mesmo nome, também na zona norte. À tarde, os tanques com capacidade para 15 mil litros estavam a 4.000, patamar considerado baixo para o período.

O presidente do Sindicom, Alísio Vaz, disse que desconhece o racionamento, mas afirmou que pode ser uma estratégia das distribuidoras para driblar a baixa oferta do anidro no mercado.

A Fecombustíveis (Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e Lubrificantes) diz que o problema de falta de álcool e gasolina foi pontual e afetou apenas alguns postos de bandeira branca.

OUTROS ESTADOS

Revendedores de MG, PE, PR, SC, GO, TO e PI disseram que seus pedidos são atendidos com atraso ou em volume menor que o encomendado. Alguns postos chegaram a ficar desabastecidos.

Em Pernambuco, por exemplo, cerca de 10% dos 1.100 postos já estão sem gasolina, segundo o sindicato dos revendedores.

SOBRE ASSASSINATO DO ROTARIANO JORGE GRANDO

Veneri pede à PF que acompanhe investigação sobre chacina
O presidente da Comissão de Direitos Humanos, Deputado Tadeu Veneri (PT), esteve nesta quarta-feira, 27 de abril, na superintendência da Polícia Federal, em Curitiba, para pedir ajuda na investigação do assassinato de cinco pessoas, três delas ambientalistas, num sítio em Piraquara, na semana passada. Veneri foi à PF acompanhado do presidente da Fundação S.O.S Mata Atlântica, José Álvaro Borba, o presidente e vice-presidente da Fundação Bigarella, Glaucon Horrocks e Paulo Roberto Brabik, e a representantes das Organizações Não Governamentais (ONGs) no Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), Zuleica Nycz. 
Entre as vítimas da chacina estava Jorge Grando, que foi Secretário de Meio Ambiente de Pinhais, na região de Curitiba, e fundou uma ONG que atua na proteção das nascentes de rios. O presidente da Comissão de Direitos Humanos e os representantes das entidades foram recebidos pelo Superintendente da PF em exercício, Rosalvo Franco, o Corregedor Alcion Dalle Carbonare, que asseguraram ao deputado que irão acompanhar o caso se for necessário. No momento, informou o superintendente da PF, as investigações estão sendo conduzidas pelos grupos Tigre (Tático Integrado de Grupos de Repressão Especial) e Centro de Operações Policiais Especiais, da Polícia Civil do Estado do Paraná.
Jorge Grande também era o presidente eleito do Rotary club de Piraquara, para o ano rotário de 2011/2012, e iria cumprir mandato junto comigo. Este fato entristece ainda mais a sociedade como um todo e os rotarianos de uma forma especial.
Esperamos que a rapidez e eficiência das autoridades se repita como quando no desvendamento do conhecido crime do Morro do Boi, no litoral paranaense, envolvendo rotaractianos.

COMO LIDAR COM O ESTRESSE

Em uma conferência, ao explicar para a platéia a forma de controlar o estresse, o palestrante levantou um copo com água e perguntou:
-"Qual o peso deste copo d'água? "
As respostas variaram de 250 a 700 gramas.
O palestrante, então, disse:
- "O peso real não importa. Isso depende de por quanto tempo você segurar o copo levantado."
"Se o copo for mantido levantado durante um minuto, isso não é um problema.. Se eu mantenho ele levantado por uma hora, eu vou acabar com dor no braço. Mas se eu ficar segurando um dia inteiro, provavelmente eu vou ter cãibras dolorosas e vocês terão de chamar uma ambulância."
E ele continuou:
- "E isso acontece também com o estresse e a forma como controlamos o estresse. Se você carrega tua carga por longos períodos, ou o tempo todo, cedo ou tarde a carga vai começar a ficar incrivelmente pesada e, finalmente, você não será mais capaz de carregá-la."
"Para que o copo de água não fique pesado, você precisa colocá-lo sobre alguma coisa de vez em quando e descansar antes de pegá-lo novamente. Com nossa carga acontece o mesmo. Quando estamos refrescados e descansados nós podemos novamente transportar nossa carga."
Em seguida, ele distribuiu um folheto contendo algumas formas de administrar as cargas da vida, que eram: 

1 *  Aceite que há dias em que você é o pombo e outros em que você é a estátua.

2 *   Mantenha sempre tuas palavras leves e doces pois pode acontecer de você precisar engolir todas elas. 

3 *   Só leia coisas que faça você se sentir bem e ter a aparência boa de quem está bem, caso você morra durante a leitura. 

4 *   Dirija com cuidado. Não só os carros apresentam defeitos e têm recall do fabricante. 

5 *   Se não puder ser gentil, pelo menos tenha a decência de ser vago.

6 *   Se você emprestar $200 para alguém e nunca mais ver essa pessoa, provavelmente valeu a pena pagar esse preço para se livrar dessa má pessoa.

7 *   Pode ser que o único propósito da tua vida seja servir de exemplo para os outros.

8 *   Nunca compre um carro que você não possa manter.

9 *   Quando você tenta pular obstáculos lembre que está com os dois pés no ar e sem nenhum apoio.

10 *   Ninguém se importa se você consegue dançar bem. Para participar e se divertir no baile, levante e dance, Pronto.

11 *   Uma vez que a minhoca madrugadora é a que é devorada pelo pássaro, durma até mais tarde sempre que puder.

12 *   Lembre que é o segundo rato que come o queijo - o primeiro fica preso na ratoeira. Saiba esperar.

13 *   Lembre, também, que sempre tem queijo grátis nas ratoeiras.

14 *   Quando tudo parece estar vindo na tua direção, provavelmente você está no lado errado da estrada.

15 *  Aniversários são bons para você. Quanto mais você tem, mais tempo você vive.

16 *  Alguns erros são divertidos demais para serem cometidos só uma vez.

17 *   Podemos aprender muito com uma caixa de  lápis de cor. Alguns têm pontas aguçadas, alguns têm formas bonitas e alguns são sem graça. Alguns têm nomes estranhos e todos são de cores diferentes, mas todos são lápis e precisam viver na mesma caixa.

18 *  Não perca tempo odiando alguém, remoendo ofensas e pensando em vingança. Enquanto você faz isso a pessoa está vivendo bem feliz e você é quem se sente mal e tem o gosto amargo na boca.

19 * Quanto mais alta é a montanha mais difícil é a escalada. Poucos conseguem chegar ao topo, mas são eles que admiram a paisagem do alto e fazem as fotos que você admira dizendo "queria ter estado lá".

20 *  Uma pessoa realmente feliz é aquela que segue devagar pela estrada da vida, desfrutando o cenário, parando nos pontos mais interessantes e descobrindo atalhos para lugares maravilhosos que poucos conhecem.

"Portanto, antes de voltarem para casa, depositem sua carga de trabalho/vida no chão. Não carreguem para casa. Vocês podem voltar a pegá-la amanhã. Com tranquilidade."

4 MILHÕES DE JOVENS EM CURSOS PROFISSIONALIZANTES

O Pronatec, Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico, que vai ser lançado pelo Governo no mês de maio, prevê a sua ampliação na rede pública. A ideia é expandir de 1 milhão para 4 milhões de jovens cursando o ensino técnico profissionalizante.
Para o senador Paulo Paim (PT/RS) a profissionalização pode ser um grande auxílio no combate à criminalidade. “Sou um apaixonado pelo ensino técnico. Acho que, inclusive, o ensino técnico seria um dos melhores instrumentos para combater à violência. Calculo que se tivessem mais escolas técnicas nas periferias, nos bairros onde está o nosso pessoal mais pobre, para que ele estivesse aprendendo uma profissão. Isso apontaria que no amanhã ele estaria empregado e recebendo um bom salário. Esse é o caminho. O caminho além da formação do jardim de infância ao nível superior. O ensino técnico leva, digamos, à população a ter o direito a viver e receber um salário que lhe permita qualidade de vida e um envelhecimento com dignidade”.

O senador gaúcho propôs uma sessão solene em homenagem ao ensino técnico, para o dia 30 de maio e também ressaltou a importância da aprovação de uma Proposta de Emenda à Constituição, que cria o Fundep, o Fundo de Desenvolvimento da Educação Profissional, que vai destinar 9 bilhões de reais por ano em investimentos no ensino técnico. 
Para o senador, essa medida vai garantir qualidade de ensino nas escolas, boas condições de trabalho e melhorias no salário dos professores. Paulo Paim espera que esse projeto seja aprovado ainda no mês de maio no plenário da Casa.
Eu, pessoalmente, tenho algumas reservas conceituais em relação ao ensino técnico, o chamado profissionalizante em nível de segundo grau. Mas voltarei a este assunto em outra postagem. Cobrem-me.

ORANDI ALMEIDA É COMPANHEIRO PAUL HARRIS

O Rotary Club curitiba Rebouças concedeu ao presidente eleito do ano rotário 2011/2012 o título de COMPANHEIRO PAUL HARRIS, em cerimônia realizada durante a festiva de aniversário do clube, que completou 10 anos de atividades, juntamente com Vivian Vidal, que recebeu a mesma honraria na mesma data.
Trata-se de uma grande honraria, de extrema importância para todo rotariano, mesmo considerando-se que ela pode ser concedida a não rotarianos.

Companheiro Paul Harris é a pessoa (homem, mulher ou criança) que contribuiu, ou em nome da qual contribuíram com U$1.000 para a Fundação Rotária. O Companheiro Paul Harris que fizer contribuição adicional de outros US$1.000, receberá um distintivo dourado de lapela, com uma pedra azul até um total de US$ 5.000 ou 5 pedras. Essas contribuições, quando repetidas, dão ao doador o direito a distintivos com até (5) cinco pedras azuis (safiras).
recebendo a comenda do governador de distrito Alcir Sperandio

O reconhecimento através do título Companheiro Paul Harris serve a três propósitos: presta homenagem a uma pessoa merecedora, apoia os programas da Fundação e divulga o Rotary de maneira positiva. 
As contribuições feitas nos moldes acima descritos, são creditadas ao clube designado pelo doador, ajudando-o assim a atingir maior contribuição per capíta e maior percentual de contribuições à Fundação Rotária. 
Indivíduos - não rotarianos -, portadores do "Reconhecimento Paul Harris" e do distintivo com safiras ou rubis, são considerados beneméritos, amigos, ou admiradores do Rotary e/ ou da Fundação Rotária, e não rotarianos.

Uma empresa, organização ou entidade podem ser agraciadas com o Reconhecimento Companheiro Paul Harris. Na realidade, este tipo de Reconhecimento da Fundação Rotária somente é concedido a pessoas físicas, não jurídicas. Contudo, nos casos de homenagens a pessoas jurídicas que tenham contribuído com US$1.000,00 ou mais, a Fundação faz sua homenagem através do Certificado ou Diploma de Apreciação, que é, na verdade, o equivalente ao Reconhecimento Companheiro Paul Harris concedido às pessoas jurídicas.