quarta-feira, 20 de abril de 2011

DEPUTADO PARANAENSE É INVESTIGADO


Suposto esquema de liberação de verbas para prefeituras beneficiaria empresa do filho de Nelson Meurer
 O líder do PP na Câmara, deputado Nelson Meurer (PR), virou alvo de uma investigação sobre suspeita de trafico de influencia, corrupção e formação de quadrilha. O parlamentar e acusado de apresentar emendas ao Orçamento da União para beneficiar municípios do Paraná, em troca da contratação, pelas prefeituras, do escritório de assessoria de seu filho, Nelson Meurer Junior.
Segundo o Ministério Público, Nelsinho, como e conhecido o filho do parlamentar, tem uma lista de prefeituras paranaenses na carteira de clientes da Meurer & Frigeri, escritório de advocacia criado em julho de 2006 em Francisco Beltrão, base política do pai, que já foi prefeito da cidade. Outra empresa também esta sob investigação: a CM Assessoria e Planejamento, que funciona no mesmo endereço e foi criada no final de 2008.
Os telefones de Nelson Junior e suas sócias Claudia Frigeri e Marijani Ribeiro foram grampeados com autorização judicial. Nas gravações, falam com prefeitos sobre a prestação de serviços para garantir a liberação de recursos federais. Há varias referencias ao nome do líder do PP.
Ate 2010, o caso tramitava na Justiça Federal do Paraná. Com o surgimento de indícios de envolvimento do deputado, o inquérito foi remetido ao Supremo Tribunal Federal, onde tramita em segredo de justiça. "O filho do parlamentar e a sócia Claudia Frigeri, aparentemente, seriam os responsáveis pela operacionalização do esquema criminoso, atuando perante prefeitos de municípios paranaenses, que contratavam as empresas que são sócios ou com as quais possuem ligação como forma de remuneração mediante verba publica federal, estando demonstrada que sem a intervenção do parlamentar a liberação das dotações orçamentárias ficaria prejudicada", diz despacho do ministro Marco Aurélio Mello.
Relator do inquérito, o ministro determinou a quebra do sigilo bancário e fiscal do deputado, de seu filho, da sócia Claudia e das duas empresas de assessoria. Foram emitidos 83 ofícios para ministérios e prefeituras cobrando explicações sobre liberação de recursos das emendas do parlamentar e a contratação de Nelson Junior pelos municípios.
Ha registros de contratos com as prefeituras de Catanduvas, São Jorge D'Oeste, Prudentopolis, Dois Vizinhos, Boa Vista da Aparecida, Braganey, Capanema, Manfrinopolis, Enéas Marques, Rio Branco do Sul, Planalto e Santo Antonio do Sudoeste. No caso de Prudentopolis, o valor chega a R$ 79 mil. Ano passado o deputado apresentou R$ 12,5 milhões em emendas ao orçamento; o MPF investiga se as empresas de consultoria tiveram participação no processo de liberação de recursos dos ministérios da Agricultura, Esporte, Saúde e das Cidades, esse ultimo controlado pelo partido de Meurer.
‘Tem até contrato com prefeito adversário meu’
Deputado nega favorecimento ao filho e diz que não sabe da investigação no Supremo
Deputado no quarto mandato, Nelson Meurer (PP-PR) sabe que Nelson Júnior tem empresa de assessoria a prefeitos do Paraná, mas nega que beneficie o filho na apresentação de emendas ao Orçamento da União.
— Tenho mais de 90 prefeituras na minha base e sempre tento atender com minhas emendas a todas. Meu filho tem contrato com umas 20 prefeituras e trabalha com emendas de outros deputados. E tem até contrato com município em que o prefeito é adversário meu — afirmou Meurer.
Ele se disse surpreso com a informação de que está sob investigação no Supremo Tribunal Federal (STF). — Como O GLOBO sabe disso e eu não fui avisado? Vou no Supremo pedir informações. Nunca exigi comissão por emendas. Meurer contou ainda que todos os contratos da empresa de seu filho foram feitos com licitação. E garantiu que nunca exigiu que a consultoria de Nelson Júnior fosse contratada em troca de emendas.
— Se eu dissesse: se não fizer o contrato não será atendido, seria pior para mim. E não me interessa perder voto.
Nelson Júnior não foi localizado. Por e-mail, a sócia dele, Cláudia Frigeri, afirmou que todas os serviços da empresa são legais.

Nenhum comentário: