quarta-feira, 27 de abril de 2011

4 MILHÕES DE JOVENS EM CURSOS PROFISSIONALIZANTES

O Pronatec, Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico, que vai ser lançado pelo Governo no mês de maio, prevê a sua ampliação na rede pública. A ideia é expandir de 1 milhão para 4 milhões de jovens cursando o ensino técnico profissionalizante.
Para o senador Paulo Paim (PT/RS) a profissionalização pode ser um grande auxílio no combate à criminalidade. “Sou um apaixonado pelo ensino técnico. Acho que, inclusive, o ensino técnico seria um dos melhores instrumentos para combater à violência. Calculo que se tivessem mais escolas técnicas nas periferias, nos bairros onde está o nosso pessoal mais pobre, para que ele estivesse aprendendo uma profissão. Isso apontaria que no amanhã ele estaria empregado e recebendo um bom salário. Esse é o caminho. O caminho além da formação do jardim de infância ao nível superior. O ensino técnico leva, digamos, à população a ter o direito a viver e receber um salário que lhe permita qualidade de vida e um envelhecimento com dignidade”.

O senador gaúcho propôs uma sessão solene em homenagem ao ensino técnico, para o dia 30 de maio e também ressaltou a importância da aprovação de uma Proposta de Emenda à Constituição, que cria o Fundep, o Fundo de Desenvolvimento da Educação Profissional, que vai destinar 9 bilhões de reais por ano em investimentos no ensino técnico. 
Para o senador, essa medida vai garantir qualidade de ensino nas escolas, boas condições de trabalho e melhorias no salário dos professores. Paulo Paim espera que esse projeto seja aprovado ainda no mês de maio no plenário da Casa.
Eu, pessoalmente, tenho algumas reservas conceituais em relação ao ensino técnico, o chamado profissionalizante em nível de segundo grau. Mas voltarei a este assunto em outra postagem. Cobrem-me.

Nenhum comentário: